O desenvolvimento de competência em química no ensino médio: uma unidade de aprendizagem em ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Magda Cristiane
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3403
Resumo: O presente trabalho aborda a investigação acerca do processo de desenvolvimento da competência em Química por alunos concluintes do Ensino Médio, por meio de uma Unidade de Aprendizagem sobre Combustíveis baseada no Educar pela Pesquisa. A investigação foi realizada com uma turma de alunos matriculados na terceira série do Ensino Médio em uma escola pública, localizada no interior do Rio Grande do Sul. A Unidade de Aprendizagem foi elaborada tendo em vista as competências propostas pelos textos oficiais sobre o currículo em Química (Parâmetros Curriculares Nacionais e Referencial Curricular Lições do Rio Grande) e as perguntas e conhecimentos iniciais dos sujeitos de pesquisa. A Unidade de Aprendizagem foi desenvolvida no segundo semestre de 2010. Para a análise do processo vivenciado foram utilizados o diário de campo da professora pesquisadora e os materiais produzidos pelos alunos, incluindo um questionário final. Para a triangulação dos dados, o que dá mais confiabilidade aos resultados dessa investigação, optou-se pela realização de entrevistas semi-estruturadas. As informações coletadas antes, durante e após o desenvolvimento da Unidade de Aprendizagem, foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007). A análise permitiu perceber como as atividades realizadas possibilitaram o desenvolvimento da competência em Química pelos sujeitos. Foi possível identificar mudanças no saber inicial dos alunos, evidenciadas, principalmente, por meio da complexificação de seus conhecimentos e da linguagem utilizada por eles na explicação dos fenômenos. Como conclusões, aponta-se a importância do questionamento reconstrutivo, da consideração e utilização de informações a respeito dos interesses e conhecimentos iniciais dos alunos, da abordagem de temas relevantes, da utilização de mapas conceituais para avaliação das aprendizagens e da postura do professor como mediador no processo de construção do conhecimento.
id P_RS_bc94008fc13bbb7e865e7cce4c9f5bde
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3403
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ramos, Maurivan GüntzelCPF:18321992072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3CPF:82989893001http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750050H1Fonseca, Magda Cristiane2015-04-14T14:12:46Z2011-06-272011-03-25FONSECA, Magda Cristiane. O desenvolvimento de competência em química no ensino médio: uma unidade de aprendizagem em ação. 2011. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3403Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 432304.pdf: 3466441 bytes, checksum: 429141fd78666843acd557b8276868d3 (MD5) Previous issue date: 2011-03-25O presente trabalho aborda a investigação acerca do processo de desenvolvimento da competência em Química por alunos concluintes do Ensino Médio, por meio de uma Unidade de Aprendizagem sobre Combustíveis baseada no Educar pela Pesquisa. A investigação foi realizada com uma turma de alunos matriculados na terceira série do Ensino Médio em uma escola pública, localizada no interior do Rio Grande do Sul. A Unidade de Aprendizagem foi elaborada tendo em vista as competências propostas pelos textos oficiais sobre o currículo em Química (Parâmetros Curriculares Nacionais e Referencial Curricular Lições do Rio Grande) e as perguntas e conhecimentos iniciais dos sujeitos de pesquisa. A Unidade de Aprendizagem foi desenvolvida no segundo semestre de 2010. Para a análise do processo vivenciado foram utilizados o diário de campo da professora pesquisadora e os materiais produzidos pelos alunos, incluindo um questionário final. Para a triangulação dos dados, o que dá mais confiabilidade aos resultados dessa investigação, optou-se pela realização de entrevistas semi-estruturadas. As informações coletadas antes, durante e após o desenvolvimento da Unidade de Aprendizagem, foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007). A análise permitiu perceber como as atividades realizadas possibilitaram o desenvolvimento da competência em Química pelos sujeitos. Foi possível identificar mudanças no saber inicial dos alunos, evidenciadas, principalmente, por meio da complexificação de seus conhecimentos e da linguagem utilizada por eles na explicação dos fenômenos. Como conclusões, aponta-se a importância do questionamento reconstrutivo, da consideração e utilização de informações a respeito dos interesses e conhecimentos iniciais dos alunos, da abordagem de temas relevantes, da utilização de mapas conceituais para avaliação das aprendizagens e da postura do professor como mediador no processo de construção do conhecimento.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12205/432304.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOAPRENDIZAGEMQUÍMICA - ENSINO MÉDIOMAPAS CONCEITUAISPESQUISASCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO desenvolvimento de competência em química no ensino médio: uma unidade de aprendizagem em açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL432304.pdf.jpg432304.pdf.jpgimage/jpeg2870http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3403/3/432304.pdf.jpg3cb540bfa1054665a0f07a40471dfe0dMD53TEXT432304.pdf.txt432304.pdf.txttext/plain354912http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3403/2/432304.pdf.txt034170f7ef786818b2702a62320095a8MD52ORIGINAL432304.pdfapplication/pdf3466441http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3403/1/432304.pdf429141fd78666843acd557b8276868d3MD51tede/34032015-04-30 08:15:38.261oai:tede2.pucrs.br:tede/3403Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O desenvolvimento de competência em química no ensino médio: uma unidade de aprendizagem em ação
title O desenvolvimento de competência em química no ensino médio: uma unidade de aprendizagem em ação
spellingShingle O desenvolvimento de competência em química no ensino médio: uma unidade de aprendizagem em ação
Fonseca, Magda Cristiane
EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
QUÍMICA - ENSINO MÉDIO
MAPAS CONCEITUAIS
PESQUISAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O desenvolvimento de competência em química no ensino médio: uma unidade de aprendizagem em ação
title_full O desenvolvimento de competência em química no ensino médio: uma unidade de aprendizagem em ação
title_fullStr O desenvolvimento de competência em química no ensino médio: uma unidade de aprendizagem em ação
title_full_unstemmed O desenvolvimento de competência em química no ensino médio: uma unidade de aprendizagem em ação
title_sort O desenvolvimento de competência em química no ensino médio: uma unidade de aprendizagem em ação
author Fonseca, Magda Cristiane
author_facet Fonseca, Magda Cristiane
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Maurivan Güntzel
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:18321992072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:82989893001
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750050H1
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Magda Cristiane
contributor_str_mv Ramos, Maurivan Güntzel
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
QUÍMICA - ENSINO MÉDIO
MAPAS CONCEITUAIS
PESQUISAS
topic EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
QUÍMICA - ENSINO MÉDIO
MAPAS CONCEITUAIS
PESQUISAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho aborda a investigação acerca do processo de desenvolvimento da competência em Química por alunos concluintes do Ensino Médio, por meio de uma Unidade de Aprendizagem sobre Combustíveis baseada no Educar pela Pesquisa. A investigação foi realizada com uma turma de alunos matriculados na terceira série do Ensino Médio em uma escola pública, localizada no interior do Rio Grande do Sul. A Unidade de Aprendizagem foi elaborada tendo em vista as competências propostas pelos textos oficiais sobre o currículo em Química (Parâmetros Curriculares Nacionais e Referencial Curricular Lições do Rio Grande) e as perguntas e conhecimentos iniciais dos sujeitos de pesquisa. A Unidade de Aprendizagem foi desenvolvida no segundo semestre de 2010. Para a análise do processo vivenciado foram utilizados o diário de campo da professora pesquisadora e os materiais produzidos pelos alunos, incluindo um questionário final. Para a triangulação dos dados, o que dá mais confiabilidade aos resultados dessa investigação, optou-se pela realização de entrevistas semi-estruturadas. As informações coletadas antes, durante e após o desenvolvimento da Unidade de Aprendizagem, foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007). A análise permitiu perceber como as atividades realizadas possibilitaram o desenvolvimento da competência em Química pelos sujeitos. Foi possível identificar mudanças no saber inicial dos alunos, evidenciadas, principalmente, por meio da complexificação de seus conhecimentos e da linguagem utilizada por eles na explicação dos fenômenos. Como conclusões, aponta-se a importância do questionamento reconstrutivo, da consideração e utilização de informações a respeito dos interesses e conhecimentos iniciais dos alunos, da abordagem de temas relevantes, da utilização de mapas conceituais para avaliação das aprendizagens e da postura do professor como mediador no processo de construção do conhecimento.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-06-27
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONSECA, Magda Cristiane. O desenvolvimento de competência em química no ensino médio: uma unidade de aprendizagem em ação. 2011. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3403
identifier_str_mv FONSECA, Magda Cristiane. O desenvolvimento de competência em química no ensino médio: uma unidade de aprendizagem em ação. 2011. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3403/3/432304.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3403/2/432304.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3403/1/432304.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3cb540bfa1054665a0f07a40471dfe0d
034170f7ef786818b2702a62320095a8
429141fd78666843acd557b8276868d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293079199744