Ensino jurídico : aprender para ensinar, ensinar para aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ana Maria Ortiz
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3688
Resumo: Este estudo tem como objetivo refletir sobre a formação dos professores do curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS e como esta repercute no aprendizado dos alunos. Para atingir este objetivo foi necessário levantar informações sobre o que pensam os alunos formandos acerca da formação dos seus professores, investigar o que leva um profissional do Direito a tornar-se professor e descobrir quais são os suportes teóricos que amparam estes professores no desempenho da sua missão de formar os operadores do Direito do amanhã. Para chegar a estas respostas foram utilizados dois instrumentos de pesquisa: um para os alunos formandos que concluíram o curso no final do ano de 2005 e outro para os professores recentemente admitidos, entendendo-se como tal aqueles que foram contratados pela PUCRS no período compreendido entre 2004 e 2005 para lecionarem na Faculdade de Direito. Para a coleta de dados, foram distribuídos questionários individuais cujas respostas foram analisadas através do método Análise de Conteúdos e classificadas em diversas categorias. Os resultados obtidos nos levam a inúmeras reflexões. Estas passam por diversos caminhos e instigam a pensar que muitas transformações são necessárias no ensino jurídico e que todas passam, inegavelmente, pelos professores. Daí resulta o porquê deste trabalho: ser mais uma contribuição para fomentar as discussões sobre o ensino do Direito. Num momento em que se discute a Educação Superior para o terceiro milênio, parece oportuno que os profissionais de todas as áreas se voltem para dentro de si mesmos, questionando sua formação, práticas, métodos, repensando a dinâmica de suas aulas, forma de agir e de relacionar-se com seus alunos dentro e fora da sala de aula.
id P_RS_bd384d92a73883b77154dec4ab5a923f
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3688
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Enricone, DélciaCPF:00031712053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1CPF:19776268072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772033P6Machado, Ana Maria Ortiz2015-04-14T14:23:17Z2007-01-182007-01-08MACHADO, Ana Maria Ortiz. Ensino jurídico : aprender para ensinar, ensinar para aprender. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3688Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 386375.pdf: 1600624 bytes, checksum: d5b30c74602d85447130cb379cb48940 (MD5) Previous issue date: 2007-01-08Este estudo tem como objetivo refletir sobre a formação dos professores do curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS e como esta repercute no aprendizado dos alunos. Para atingir este objetivo foi necessário levantar informações sobre o que pensam os alunos formandos acerca da formação dos seus professores, investigar o que leva um profissional do Direito a tornar-se professor e descobrir quais são os suportes teóricos que amparam estes professores no desempenho da sua missão de formar os operadores do Direito do amanhã. Para chegar a estas respostas foram utilizados dois instrumentos de pesquisa: um para os alunos formandos que concluíram o curso no final do ano de 2005 e outro para os professores recentemente admitidos, entendendo-se como tal aqueles que foram contratados pela PUCRS no período compreendido entre 2004 e 2005 para lecionarem na Faculdade de Direito. Para a coleta de dados, foram distribuídos questionários individuais cujas respostas foram analisadas através do método Análise de Conteúdos e classificadas em diversas categorias. Os resultados obtidos nos levam a inúmeras reflexões. Estas passam por diversos caminhos e instigam a pensar que muitas transformações são necessárias no ensino jurídico e que todas passam, inegavelmente, pelos professores. Daí resulta o porquê deste trabalho: ser mais uma contribuição para fomentar as discussões sobre o ensino do Direito. Num momento em que se discute a Educação Superior para o terceiro milênio, parece oportuno que os profissionais de todas as áreas se voltem para dentro de si mesmos, questionando sua formação, práticas, métodos, repensando a dinâmica de suas aulas, forma de agir e de relacionar-se com seus alunos dentro e fora da sala de aula.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13413/386375.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçDIREITO - ENSINOPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALPUCRS - FACULDADE DE DIREITOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEnsino jurídico : aprender para ensinar, ensinar para aprenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL386375.pdf.jpg386375.pdf.jpgimage/jpeg3316http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3688/3/386375.pdf.jpg39ef1737c1d71efab0fff0f4a6b600f5MD53TEXT386375.pdf.txt386375.pdf.txttext/plain171615http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3688/2/386375.pdf.txt60a49574232e66b2af6efd30ac984849MD52ORIGINAL386375.pdfapplication/pdf1600624http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3688/1/386375.pdfd5b30c74602d85447130cb379cb48940MD51tede/36882015-04-30 08:15:39.142oai:tede2.pucrs.br:tede/3688Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino jurídico : aprender para ensinar, ensinar para aprender
title Ensino jurídico : aprender para ensinar, ensinar para aprender
spellingShingle Ensino jurídico : aprender para ensinar, ensinar para aprender
Machado, Ana Maria Ortiz
DIREITO - ENSINO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PUCRS - FACULDADE DE DIREITO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Ensino jurídico : aprender para ensinar, ensinar para aprender
title_full Ensino jurídico : aprender para ensinar, ensinar para aprender
title_fullStr Ensino jurídico : aprender para ensinar, ensinar para aprender
title_full_unstemmed Ensino jurídico : aprender para ensinar, ensinar para aprender
title_sort Ensino jurídico : aprender para ensinar, ensinar para aprender
author Machado, Ana Maria Ortiz
author_facet Machado, Ana Maria Ortiz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Enricone, Délcia
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00031712053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:19776268072
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772033P6
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Ana Maria Ortiz
contributor_str_mv Enricone, Délcia
dc.subject.por.fl_str_mv DIREITO - ENSINO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PUCRS - FACULDADE DE DIREITO
topic DIREITO - ENSINO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PUCRS - FACULDADE DE DIREITO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Este estudo tem como objetivo refletir sobre a formação dos professores do curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS e como esta repercute no aprendizado dos alunos. Para atingir este objetivo foi necessário levantar informações sobre o que pensam os alunos formandos acerca da formação dos seus professores, investigar o que leva um profissional do Direito a tornar-se professor e descobrir quais são os suportes teóricos que amparam estes professores no desempenho da sua missão de formar os operadores do Direito do amanhã. Para chegar a estas respostas foram utilizados dois instrumentos de pesquisa: um para os alunos formandos que concluíram o curso no final do ano de 2005 e outro para os professores recentemente admitidos, entendendo-se como tal aqueles que foram contratados pela PUCRS no período compreendido entre 2004 e 2005 para lecionarem na Faculdade de Direito. Para a coleta de dados, foram distribuídos questionários individuais cujas respostas foram analisadas através do método Análise de Conteúdos e classificadas em diversas categorias. Os resultados obtidos nos levam a inúmeras reflexões. Estas passam por diversos caminhos e instigam a pensar que muitas transformações são necessárias no ensino jurídico e que todas passam, inegavelmente, pelos professores. Daí resulta o porquê deste trabalho: ser mais uma contribuição para fomentar as discussões sobre o ensino do Direito. Num momento em que se discute a Educação Superior para o terceiro milênio, parece oportuno que os profissionais de todas as áreas se voltem para dentro de si mesmos, questionando sua formação, práticas, métodos, repensando a dinâmica de suas aulas, forma de agir e de relacionar-se com seus alunos dentro e fora da sala de aula.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-01-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACHADO, Ana Maria Ortiz. Ensino jurídico : aprender para ensinar, ensinar para aprender. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3688
identifier_str_mv MACHADO, Ana Maria Ortiz. Ensino jurídico : aprender para ensinar, ensinar para aprender. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3688/3/386375.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3688/2/386375.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3688/1/386375.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 39ef1737c1d71efab0fff0f4a6b600f5
60a49574232e66b2af6efd30ac984849
d5b30c74602d85447130cb379cb48940
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765295098757120