A desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adorno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3654 |
Resumo: | Este estudo tem como ponto básico problematizar a racionalidade formativa da educação. Isso não significa submeter arbitrariamente a educação a uma determinada orientação epistemológica e, muito menos, fazer unicamente uma destituição de sentidos da sua racionalidade. Seria, isto sim, ponderar a capacidade de abertura da própria racionalidade educativa para compreender as alterações epistemológicas e sociais contemporâneas. Trata-se, portanto, de entender a educação vinculada a uma profunda reorientação em suas teorias e práticas educativas. Pretende-se, assim, investigar até que ponto a educação ainda é um recurso fundamental para a formação crítica dos indivíduos e até onde estão seus limites. O objetivo central é discutir a desmitologização do conceito, no sentido de analisar a dimensões estético-formativas da educação. Esse trabalho quer enfrentar a seguinte questão de fundo: é possível desmitologizar a educação, sem desmitologizar a ratio (razão instrumental), sem desmitologizar a ciência, a técnica (tecnologias), o sistema e o modo de produção capitalista? Desse modo, delimita- se a seguinte problemática: Como pensar a educação no âmbito de uma persistência da razão instrumental? De que forma pode-se pensá-la em termos de contribuição para a desmitologização do seu conceito na atualidade? O referencial desse trabalho se insere no universo das questões da teoria crítica de Theodor W. Adorno. O filósofo nos traz uma importante contribuição para situar a educação no contexto de persistência da razão instrumental na atualidade. Nele estaria suposta a necessidade de se avançar na direção crítica do conceito de educação para a maioridade. Isso permitirá o questionamento das posições teóricas e práticas da persistente racionalidade instrumental que é imperativa no âmbito pedagógico. O objetivo é relacionar o conceito de educação com seus desdobramentos críticos que visem se contrapor aos processos deformativos impetrados pela razão instrumental na atualidade. Significa, pois, repensar a educação a partir de categorias potencialmente pedagógicas da teoria crítica adorniana. Tal teoria, no sentido em que conhecemos, tem como uma das características o reconhecimento explícito de sua relação com a objetividade social, na qual busca uma mediação crítica da formação. |
id |
P_RS_bd579c97119c88daab5a676e1a8bf4aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3654 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hermann, Nadja Mara AmilibiaCPF:21544778015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788E4CPF:84889152920http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753176Z6Silva, Alex Sander da2015-04-14T14:23:08Z2010-05-102010-01-08SILVA, Alex Sander da. A desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adorno. 2010. 135 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3654Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 422941.pdf: 787276 bytes, checksum: 6853bfa25868c677b3d46e6e985c9c1c (MD5) Previous issue date: 2010-01-08Este estudo tem como ponto básico problematizar a racionalidade formativa da educação. Isso não significa submeter arbitrariamente a educação a uma determinada orientação epistemológica e, muito menos, fazer unicamente uma destituição de sentidos da sua racionalidade. Seria, isto sim, ponderar a capacidade de abertura da própria racionalidade educativa para compreender as alterações epistemológicas e sociais contemporâneas. Trata-se, portanto, de entender a educação vinculada a uma profunda reorientação em suas teorias e práticas educativas. Pretende-se, assim, investigar até que ponto a educação ainda é um recurso fundamental para a formação crítica dos indivíduos e até onde estão seus limites. O objetivo central é discutir a desmitologização do conceito, no sentido de analisar a dimensões estético-formativas da educação. Esse trabalho quer enfrentar a seguinte questão de fundo: é possível desmitologizar a educação, sem desmitologizar a ratio (razão instrumental), sem desmitologizar a ciência, a técnica (tecnologias), o sistema e o modo de produção capitalista? Desse modo, delimita- se a seguinte problemática: Como pensar a educação no âmbito de uma persistência da razão instrumental? De que forma pode-se pensá-la em termos de contribuição para a desmitologização do seu conceito na atualidade? O referencial desse trabalho se insere no universo das questões da teoria crítica de Theodor W. Adorno. O filósofo nos traz uma importante contribuição para situar a educação no contexto de persistência da razão instrumental na atualidade. Nele estaria suposta a necessidade de se avançar na direção crítica do conceito de educação para a maioridade. Isso permitirá o questionamento das posições teóricas e práticas da persistente racionalidade instrumental que é imperativa no âmbito pedagógico. O objetivo é relacionar o conceito de educação com seus desdobramentos críticos que visem se contrapor aos processos deformativos impetrados pela razão instrumental na atualidade. Significa, pois, repensar a educação a partir de categorias potencialmente pedagógicas da teoria crítica adorniana. Tal teoria, no sentido em que conhecemos, tem como uma das características o reconhecimento explícito de sua relação com a objetividade social, na qual busca uma mediação crítica da formação.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13303/422941.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃORAZÃODIALÉTICAADORNO, THEODOR W. - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOFILOSOFIA DA EDUCAÇÃOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adornoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL422941.pdf.jpg422941.pdf.jpgimage/jpeg3412http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3654/3/422941.pdf.jpg422d9e9af2bf54d5744da57f42896c64MD53TEXT422941.pdf.txt422941.pdf.txttext/plain340321http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3654/2/422941.pdf.txt34839b28383df1be5135be8745447132MD52ORIGINAL422941.pdfapplication/pdf787276http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3654/1/422941.pdf6853bfa25868c677b3d46e6e985c9c1cMD51tede/36542015-04-29 17:10:46.402oai:tede2.pucrs.br:tede/3654Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-29T20:10:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adorno |
title |
A desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adorno |
spellingShingle |
A desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adorno Silva, Alex Sander da EDUCAÇÃO RAZÃO DIALÉTICA ADORNO, THEODOR W. - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adorno |
title_full |
A desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adorno |
title_fullStr |
A desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adorno |
title_full_unstemmed |
A desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adorno |
title_sort |
A desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adorno |
author |
Silva, Alex Sander da |
author_facet |
Silva, Alex Sander da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hermann, Nadja Mara Amilibia |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:21544778015 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788E4 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:84889152920 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753176Z6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alex Sander da |
contributor_str_mv |
Hermann, Nadja Mara Amilibia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO RAZÃO DIALÉTICA ADORNO, THEODOR W. - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO |
topic |
EDUCAÇÃO RAZÃO DIALÉTICA ADORNO, THEODOR W. - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo tem como ponto básico problematizar a racionalidade formativa da educação. Isso não significa submeter arbitrariamente a educação a uma determinada orientação epistemológica e, muito menos, fazer unicamente uma destituição de sentidos da sua racionalidade. Seria, isto sim, ponderar a capacidade de abertura da própria racionalidade educativa para compreender as alterações epistemológicas e sociais contemporâneas. Trata-se, portanto, de entender a educação vinculada a uma profunda reorientação em suas teorias e práticas educativas. Pretende-se, assim, investigar até que ponto a educação ainda é um recurso fundamental para a formação crítica dos indivíduos e até onde estão seus limites. O objetivo central é discutir a desmitologização do conceito, no sentido de analisar a dimensões estético-formativas da educação. Esse trabalho quer enfrentar a seguinte questão de fundo: é possível desmitologizar a educação, sem desmitologizar a ratio (razão instrumental), sem desmitologizar a ciência, a técnica (tecnologias), o sistema e o modo de produção capitalista? Desse modo, delimita- se a seguinte problemática: Como pensar a educação no âmbito de uma persistência da razão instrumental? De que forma pode-se pensá-la em termos de contribuição para a desmitologização do seu conceito na atualidade? O referencial desse trabalho se insere no universo das questões da teoria crítica de Theodor W. Adorno. O filósofo nos traz uma importante contribuição para situar a educação no contexto de persistência da razão instrumental na atualidade. Nele estaria suposta a necessidade de se avançar na direção crítica do conceito de educação para a maioridade. Isso permitirá o questionamento das posições teóricas e práticas da persistente racionalidade instrumental que é imperativa no âmbito pedagógico. O objetivo é relacionar o conceito de educação com seus desdobramentos críticos que visem se contrapor aos processos deformativos impetrados pela razão instrumental na atualidade. Significa, pois, repensar a educação a partir de categorias potencialmente pedagógicas da teoria crítica adorniana. Tal teoria, no sentido em que conhecemos, tem como uma das características o reconhecimento explícito de sua relação com a objetividade social, na qual busca uma mediação crítica da formação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-05-10 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-01-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Alex Sander da. A desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adorno. 2010. 135 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3654 |
identifier_str_mv |
SILVA, Alex Sander da. A desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adorno. 2010. 135 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3654/3/422941.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3654/2/422941.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3654/1/422941.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
422d9e9af2bf54d5744da57f42896c64 34839b28383df1be5135be8745447132 6853bfa25868c677b3d46e6e985c9c1c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765295005433856 |