A integração das tecnologias informáticas no contexto da prática docente : um estudo de caso com professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuck, Rafael Schilling
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3381
Resumo: Na era da informática presenciam-se transformações sociais e culturais decorrentes das possibilidades que surgem em função das Tecnologias Informáticas (TI). Essas mídias estão provocando uma reorganização do pensamento matemático e, consequentemente, das práticas em Educação Matemática. Frente a esse contexto, um dos desafios que se apresenta aos professores de Matemática é a integração das tecnologias em sua prática pedagógica. Nesse sentido, empreendeu-se uma investigação qualitativa, delineada na forma de um Estudo de Caso, que buscou responder à seguinte questão: como os professores de Matemática estão integrando as TI em sua prática? Assim, segue que o objetivo geral desse empreendimento foi compreender como os professores estão integrando essas tecnologias em sua docência. De acordo com esse objetivo, optou-se por investigar a prática de três professoras de Matemática que atuam no Ensino Fundamental, em escolas públicas. Foram utilizadas várias técnicas de coleta de dados, a saber: observações, análise documental e entrevista semi-estruturada. Privilegiou-se este último instrumento e recorreu-se aos demais para a triangulação dos dados. Para a análise destes, foi empregada a metodologia de Análise Textual Discursiva, preconizada por Moraes e Galiazzi (2007), em função de considerá-la como a mais apropriada ao estudo do fenômeno investigado. Os resultados estão organizados nas seguintes categorias emergentes: 1) Conflitos entre a prática mediada pelas Tecnologias Informáticas e o currículo escolar; 2) Percepções da Matemática escolar produzida em ambientes informatizados; 3) Perspectivas da integração das Tecnologias Informáticas para o ensino de Matemática; 4) Condições para a prática mediada pelas Tecnologias Informáticas: alguns obstáculos a superar. De modo geral, constatou-se que as professoras vislumbram possibilidades das TI para sua prática. No entanto, foram observadas limitações dessa prática devido, principalmente, às exigências do currículo, à falta de qualidade dos equipamentos e à concepção de como Matemática e tecnologia se relacionam entre si. Para finalizar, recomenda-se o trabalho colaborativo como alternativa para resistir a tais limitações.
id P_RS_c05899a21007ac716f11e946e1ec025d
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3381
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Portanova, RuthCPF:16876504034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5CPF:00488033080http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216016E2Fuck, Rafael Schilling2015-04-14T14:12:40Z2010-06-292010-03-23FUCK, Rafael Schilling. A integração das tecnologias informáticas no contexto da prática docente : um estudo de caso com professores de matemática. 2010. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3381Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 424426.pdf: 1069265 bytes, checksum: 47060f79df55ce869f35054debe5317b (MD5) Previous issue date: 2010-03-23Na era da informática presenciam-se transformações sociais e culturais decorrentes das possibilidades que surgem em função das Tecnologias Informáticas (TI). Essas mídias estão provocando uma reorganização do pensamento matemático e, consequentemente, das práticas em Educação Matemática. Frente a esse contexto, um dos desafios que se apresenta aos professores de Matemática é a integração das tecnologias em sua prática pedagógica. Nesse sentido, empreendeu-se uma investigação qualitativa, delineada na forma de um Estudo de Caso, que buscou responder à seguinte questão: como os professores de Matemática estão integrando as TI em sua prática? Assim, segue que o objetivo geral desse empreendimento foi compreender como os professores estão integrando essas tecnologias em sua docência. De acordo com esse objetivo, optou-se por investigar a prática de três professoras de Matemática que atuam no Ensino Fundamental, em escolas públicas. Foram utilizadas várias técnicas de coleta de dados, a saber: observações, análise documental e entrevista semi-estruturada. Privilegiou-se este último instrumento e recorreu-se aos demais para a triangulação dos dados. Para a análise destes, foi empregada a metodologia de Análise Textual Discursiva, preconizada por Moraes e Galiazzi (2007), em função de considerá-la como a mais apropriada ao estudo do fenômeno investigado. Os resultados estão organizados nas seguintes categorias emergentes: 1) Conflitos entre a prática mediada pelas Tecnologias Informáticas e o currículo escolar; 2) Percepções da Matemática escolar produzida em ambientes informatizados; 3) Perspectivas da integração das Tecnologias Informáticas para o ensino de Matemática; 4) Condições para a prática mediada pelas Tecnologias Informáticas: alguns obstáculos a superar. De modo geral, constatou-se que as professoras vislumbram possibilidades das TI para sua prática. No entanto, foram observadas limitações dessa prática devido, principalmente, às exigências do currículo, à falta de qualidade dos equipamentos e à concepção de como Matemática e tecnologia se relacionam entre si. Para finalizar, recomenda-se o trabalho colaborativo como alternativa para resistir a tais limitações.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/11481/424426.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃO - MATEMÁTICAPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - PROFESSORESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA integração das tecnologias informáticas no contexto da prática docente : um estudo de caso com professores de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL424426.pdf.jpg424426.pdf.jpgimage/jpeg2565http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3381/3/424426.pdf.jpg576b859f8e2c8f75b10e86fd3264af3bMD53TEXT424426.pdf.txt424426.pdf.txttext/plain375670http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3381/2/424426.pdf.txtf8a7c418b985d6ff0d4f1832f90c9edcMD52ORIGINAL424426.pdfapplication/pdf1069265http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3381/1/424426.pdf47060f79df55ce869f35054debe5317bMD51tede/33812015-04-17 15:59:57.039oai:tede2.pucrs.br:tede/3381Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A integração das tecnologias informáticas no contexto da prática docente : um estudo de caso com professores de matemática
title A integração das tecnologias informáticas no contexto da prática docente : um estudo de caso com professores de matemática
spellingShingle A integração das tecnologias informáticas no contexto da prática docente : um estudo de caso com professores de matemática
Fuck, Rafael Schilling
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - PROFESSORES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A integração das tecnologias informáticas no contexto da prática docente : um estudo de caso com professores de matemática
title_full A integração das tecnologias informáticas no contexto da prática docente : um estudo de caso com professores de matemática
title_fullStr A integração das tecnologias informáticas no contexto da prática docente : um estudo de caso com professores de matemática
title_full_unstemmed A integração das tecnologias informáticas no contexto da prática docente : um estudo de caso com professores de matemática
title_sort A integração das tecnologias informáticas no contexto da prática docente : um estudo de caso com professores de matemática
author Fuck, Rafael Schilling
author_facet Fuck, Rafael Schilling
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Portanova, Ruth
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:16876504034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00488033080
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216016E2
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuck, Rafael Schilling
contributor_str_mv Portanova, Ruth
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - PROFESSORES
topic EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - PROFESSORES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Na era da informática presenciam-se transformações sociais e culturais decorrentes das possibilidades que surgem em função das Tecnologias Informáticas (TI). Essas mídias estão provocando uma reorganização do pensamento matemático e, consequentemente, das práticas em Educação Matemática. Frente a esse contexto, um dos desafios que se apresenta aos professores de Matemática é a integração das tecnologias em sua prática pedagógica. Nesse sentido, empreendeu-se uma investigação qualitativa, delineada na forma de um Estudo de Caso, que buscou responder à seguinte questão: como os professores de Matemática estão integrando as TI em sua prática? Assim, segue que o objetivo geral desse empreendimento foi compreender como os professores estão integrando essas tecnologias em sua docência. De acordo com esse objetivo, optou-se por investigar a prática de três professoras de Matemática que atuam no Ensino Fundamental, em escolas públicas. Foram utilizadas várias técnicas de coleta de dados, a saber: observações, análise documental e entrevista semi-estruturada. Privilegiou-se este último instrumento e recorreu-se aos demais para a triangulação dos dados. Para a análise destes, foi empregada a metodologia de Análise Textual Discursiva, preconizada por Moraes e Galiazzi (2007), em função de considerá-la como a mais apropriada ao estudo do fenômeno investigado. Os resultados estão organizados nas seguintes categorias emergentes: 1) Conflitos entre a prática mediada pelas Tecnologias Informáticas e o currículo escolar; 2) Percepções da Matemática escolar produzida em ambientes informatizados; 3) Perspectivas da integração das Tecnologias Informáticas para o ensino de Matemática; 4) Condições para a prática mediada pelas Tecnologias Informáticas: alguns obstáculos a superar. De modo geral, constatou-se que as professoras vislumbram possibilidades das TI para sua prática. No entanto, foram observadas limitações dessa prática devido, principalmente, às exigências do currículo, à falta de qualidade dos equipamentos e à concepção de como Matemática e tecnologia se relacionam entre si. Para finalizar, recomenda-se o trabalho colaborativo como alternativa para resistir a tais limitações.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-06-29
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FUCK, Rafael Schilling. A integração das tecnologias informáticas no contexto da prática docente : um estudo de caso com professores de matemática. 2010. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3381
identifier_str_mv FUCK, Rafael Schilling. A integração das tecnologias informáticas no contexto da prática docente : um estudo de caso com professores de matemática. 2010. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3381/3/424426.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3381/2/424426.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3381/1/424426.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 576b859f8e2c8f75b10e86fd3264af3b
f8a7c418b985d6ff0d4f1832f90c9edc
47060f79df55ce869f35054debe5317b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293020479488