Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3370 |
Resumo: | Esta pesquisa, intitulada Licenciaturas na Modalidade a Distância e o Desafio da Qualidade: uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de Física, Química, Biologia e Matemática, apresenta como resultado um conjunto de diretivas que incluem indicadores para auxiliar a estabelecer métricas de qualidade para elaboração de um curso de Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática na modalidade a distância. A pesquisa constituiu-se numa análise qualitativa, descritiva, naturalístico-construtiva, contando, para tal, com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, com apoio nos testemunhos de coordenadores de cursos de Licenciatura na modalidade a distância, enriquecida com as contribuições buscadas na Análise Textual Discursiva (ATD). Buscou-se investigar conceitos e reflexões relacionados com qualidade na Educação Superior, qualidade no Ensino Superior e qualidade na Educação a Distância, selecionar métricas de qualidade adotadas para acreditação de cursos na modalidade EAD no Exterior e Brasil. Fez parte da investigação a identificação das métricas utilizadas para medir qualidade em Educação a Distância no contexto internacional e nacional (especialmente as recomendações do MEC). A partir destes itens foi realizada uma categorização destes indicadores a fim de auxiliar a avaliar a qualidade intrínseca em cursos na modalidade EAD. A sistematização dessas informações definiu um conjunto de diretivas/recomendações que incluem indicadores para se elaborar/organizar um curso nesta modalidade. O processo de validação foi realizado através de instrumento enviado aos coordenadores de cursos brasileiros de Licenciatura na modalidade EAD. A interpretação dos resultados desta pesquisa indica que a modalidade EAD requer investimentos financeiros consideráveis, que um alto percentual de presencialidade não é sinônimo de qualidade de um curso e que é possível a formação de professores a distância, desde que na elaboração de projetos pedagógicos nessa modalidade de ensino sejam considerados critérios de qualidade, como os indicadores aqui propostos. |
id |
P_RS_c203312585c84307261a68546159b558 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3370 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Giraffa, Lucia Maria MartinsCPF:21053405049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1CPF:93886772004http://lattes.cnpq.br/2259051468212182Souza, Carla Simone Bittencourt Netto de2015-04-14T14:12:36Z2009-12-172009-08-24SOUZA, Carla Simone Bittencourt Netto de. Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática. 2009. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3370Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419111.pdf: 1224136 bytes, checksum: 450309db184a4933841797a436b57af0 (MD5) Previous issue date: 2009-08-24Esta pesquisa, intitulada Licenciaturas na Modalidade a Distância e o Desafio da Qualidade: uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de Física, Química, Biologia e Matemática, apresenta como resultado um conjunto de diretivas que incluem indicadores para auxiliar a estabelecer métricas de qualidade para elaboração de um curso de Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática na modalidade a distância. A pesquisa constituiu-se numa análise qualitativa, descritiva, naturalístico-construtiva, contando, para tal, com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, com apoio nos testemunhos de coordenadores de cursos de Licenciatura na modalidade a distância, enriquecida com as contribuições buscadas na Análise Textual Discursiva (ATD). Buscou-se investigar conceitos e reflexões relacionados com qualidade na Educação Superior, qualidade no Ensino Superior e qualidade na Educação a Distância, selecionar métricas de qualidade adotadas para acreditação de cursos na modalidade EAD no Exterior e Brasil. Fez parte da investigação a identificação das métricas utilizadas para medir qualidade em Educação a Distância no contexto internacional e nacional (especialmente as recomendações do MEC). A partir destes itens foi realizada uma categorização destes indicadores a fim de auxiliar a avaliar a qualidade intrínseca em cursos na modalidade EAD. A sistematização dessas informações definiu um conjunto de diretivas/recomendações que incluem indicadores para se elaborar/organizar um curso nesta modalidade. O processo de validação foi realizado através de instrumento enviado aos coordenadores de cursos brasileiros de Licenciatura na modalidade EAD. A interpretação dos resultados desta pesquisa indica que a modalidade EAD requer investimentos financeiros consideráveis, que um alto percentual de presencialidade não é sinônimo de qualidade de um curso e que é possível a formação de professores a distância, desde que na elaboração de projetos pedagógicos nessa modalidade de ensino sejam considerados critérios de qualidade, como os indicadores aqui propostos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10482/419111.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃO A DISTÂNCIAENSINO SUPERIORMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOEDUCAÇÃO - QUALIDADECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLicenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL419111.pdf.jpg419111.pdf.jpgimage/jpeg2894http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3370/3/419111.pdf.jpg0be77e047173bfca850780c81226c1f4MD53TEXT419111.pdf.txt419111.pdf.txttext/plain343461http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3370/2/419111.pdf.txt84d05945dce7854626a785f7a36699e9MD52ORIGINAL419111.pdfapplication/pdf1224136http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3370/1/419111.pdf450309db184a4933841797a436b57af0MD51tede/33702015-04-30 08:15:38.18oai:tede2.pucrs.br:tede/3370Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática |
title |
Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática |
spellingShingle |
Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática Souza, Carla Simone Bittencourt Netto de EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENSINO SUPERIOR MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO EDUCAÇÃO - QUALIDADE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática |
title_full |
Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática |
title_fullStr |
Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática |
title_full_unstemmed |
Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática |
title_sort |
Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática |
author |
Souza, Carla Simone Bittencourt Netto de |
author_facet |
Souza, Carla Simone Bittencourt Netto de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Giraffa, Lucia Maria Martins |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:21053405049 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:93886772004 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2259051468212182 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Carla Simone Bittencourt Netto de |
contributor_str_mv |
Giraffa, Lucia Maria Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENSINO SUPERIOR MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO EDUCAÇÃO - QUALIDADE |
topic |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENSINO SUPERIOR MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO EDUCAÇÃO - QUALIDADE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa, intitulada Licenciaturas na Modalidade a Distância e o Desafio da Qualidade: uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de Física, Química, Biologia e Matemática, apresenta como resultado um conjunto de diretivas que incluem indicadores para auxiliar a estabelecer métricas de qualidade para elaboração de um curso de Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática na modalidade a distância. A pesquisa constituiu-se numa análise qualitativa, descritiva, naturalístico-construtiva, contando, para tal, com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, com apoio nos testemunhos de coordenadores de cursos de Licenciatura na modalidade a distância, enriquecida com as contribuições buscadas na Análise Textual Discursiva (ATD). Buscou-se investigar conceitos e reflexões relacionados com qualidade na Educação Superior, qualidade no Ensino Superior e qualidade na Educação a Distância, selecionar métricas de qualidade adotadas para acreditação de cursos na modalidade EAD no Exterior e Brasil. Fez parte da investigação a identificação das métricas utilizadas para medir qualidade em Educação a Distância no contexto internacional e nacional (especialmente as recomendações do MEC). A partir destes itens foi realizada uma categorização destes indicadores a fim de auxiliar a avaliar a qualidade intrínseca em cursos na modalidade EAD. A sistematização dessas informações definiu um conjunto de diretivas/recomendações que incluem indicadores para se elaborar/organizar um curso nesta modalidade. O processo de validação foi realizado através de instrumento enviado aos coordenadores de cursos brasileiros de Licenciatura na modalidade EAD. A interpretação dos resultados desta pesquisa indica que a modalidade EAD requer investimentos financeiros consideráveis, que um alto percentual de presencialidade não é sinônimo de qualidade de um curso e que é possível a formação de professores a distância, desde que na elaboração de projetos pedagógicos nessa modalidade de ensino sejam considerados critérios de qualidade, como os indicadores aqui propostos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-12-17 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Carla Simone Bittencourt Netto de. Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática. 2009. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3370 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Carla Simone Bittencourt Netto de. Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática. 2009. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3370/3/419111.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3370/2/419111.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3370/1/419111.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0be77e047173bfca850780c81226c1f4 84d05945dce7854626a785f7a36699e9 450309db184a4933841797a436b57af0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765292991119360 |