Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carla Simone Bittencourt Netto de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3370
Resumo: Esta pesquisa, intitulada Licenciaturas na Modalidade a Distância e o Desafio da Qualidade: uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de Física, Química, Biologia e Matemática, apresenta como resultado um conjunto de diretivas que incluem indicadores para auxiliar a estabelecer métricas de qualidade para elaboração de um curso de Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática na modalidade a distância. A pesquisa constituiu-se numa análise qualitativa, descritiva, naturalístico-construtiva, contando, para tal, com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, com apoio nos testemunhos de coordenadores de cursos de Licenciatura na modalidade a distância, enriquecida com as contribuições buscadas na Análise Textual Discursiva (ATD). Buscou-se investigar conceitos e reflexões relacionados com qualidade na Educação Superior, qualidade no Ensino Superior e qualidade na Educação a Distância, selecionar métricas de qualidade adotadas para acreditação de cursos na modalidade EAD no Exterior e Brasil. Fez parte da investigação a identificação das métricas utilizadas para medir qualidade em Educação a Distância no contexto internacional e nacional (especialmente as recomendações do MEC). A partir destes itens foi realizada uma categorização destes indicadores a fim de auxiliar a avaliar a qualidade intrínseca em cursos na modalidade EAD. A sistematização dessas informações definiu um conjunto de diretivas/recomendações que incluem indicadores para se elaborar/organizar um curso nesta modalidade. O processo de validação foi realizado através de instrumento enviado aos coordenadores de cursos brasileiros de Licenciatura na modalidade EAD. A interpretação dos resultados desta pesquisa indica que a modalidade EAD requer investimentos financeiros consideráveis, que um alto percentual de presencialidade não é sinônimo de qualidade de um curso e que é possível a formação de professores a distância, desde que na elaboração de projetos pedagógicos nessa modalidade de ensino sejam considerados critérios de qualidade, como os indicadores aqui propostos.
id P_RS_c203312585c84307261a68546159b558
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3370
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Giraffa, Lucia Maria MartinsCPF:21053405049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1CPF:93886772004http://lattes.cnpq.br/2259051468212182Souza, Carla Simone Bittencourt Netto de2015-04-14T14:12:36Z2009-12-172009-08-24SOUZA, Carla Simone Bittencourt Netto de. Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática. 2009. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3370Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 419111.pdf: 1224136 bytes, checksum: 450309db184a4933841797a436b57af0 (MD5) Previous issue date: 2009-08-24Esta pesquisa, intitulada Licenciaturas na Modalidade a Distância e o Desafio da Qualidade: uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de Física, Química, Biologia e Matemática, apresenta como resultado um conjunto de diretivas que incluem indicadores para auxiliar a estabelecer métricas de qualidade para elaboração de um curso de Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática na modalidade a distância. A pesquisa constituiu-se numa análise qualitativa, descritiva, naturalístico-construtiva, contando, para tal, com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, com apoio nos testemunhos de coordenadores de cursos de Licenciatura na modalidade a distância, enriquecida com as contribuições buscadas na Análise Textual Discursiva (ATD). Buscou-se investigar conceitos e reflexões relacionados com qualidade na Educação Superior, qualidade no Ensino Superior e qualidade na Educação a Distância, selecionar métricas de qualidade adotadas para acreditação de cursos na modalidade EAD no Exterior e Brasil. Fez parte da investigação a identificação das métricas utilizadas para medir qualidade em Educação a Distância no contexto internacional e nacional (especialmente as recomendações do MEC). A partir destes itens foi realizada uma categorização destes indicadores a fim de auxiliar a avaliar a qualidade intrínseca em cursos na modalidade EAD. A sistematização dessas informações definiu um conjunto de diretivas/recomendações que incluem indicadores para se elaborar/organizar um curso nesta modalidade. O processo de validação foi realizado através de instrumento enviado aos coordenadores de cursos brasileiros de Licenciatura na modalidade EAD. A interpretação dos resultados desta pesquisa indica que a modalidade EAD requer investimentos financeiros consideráveis, que um alto percentual de presencialidade não é sinônimo de qualidade de um curso e que é possível a formação de professores a distância, desde que na elaboração de projetos pedagógicos nessa modalidade de ensino sejam considerados critérios de qualidade, como os indicadores aqui propostos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10482/419111.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃO A DISTÂNCIAENSINO SUPERIORMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOEDUCAÇÃO - QUALIDADECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLicenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL419111.pdf.jpg419111.pdf.jpgimage/jpeg2894http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3370/3/419111.pdf.jpg0be77e047173bfca850780c81226c1f4MD53TEXT419111.pdf.txt419111.pdf.txttext/plain343461http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3370/2/419111.pdf.txt84d05945dce7854626a785f7a36699e9MD52ORIGINAL419111.pdfapplication/pdf1224136http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3370/1/419111.pdf450309db184a4933841797a436b57af0MD51tede/33702015-04-30 08:15:38.18oai:tede2.pucrs.br:tede/3370Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática
title Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática
spellingShingle Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática
Souza, Carla Simone Bittencourt Netto de
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ENSINO SUPERIOR
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO - QUALIDADE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática
title_full Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática
title_fullStr Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática
title_full_unstemmed Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática
title_sort Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática
author Souza, Carla Simone Bittencourt Netto de
author_facet Souza, Carla Simone Bittencourt Netto de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:21053405049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:93886772004
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2259051468212182
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Carla Simone Bittencourt Netto de
contributor_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ENSINO SUPERIOR
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO - QUALIDADE
topic EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ENSINO SUPERIOR
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO - QUALIDADE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa, intitulada Licenciaturas na Modalidade a Distância e o Desafio da Qualidade: uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de Física, Química, Biologia e Matemática, apresenta como resultado um conjunto de diretivas que incluem indicadores para auxiliar a estabelecer métricas de qualidade para elaboração de um curso de Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática na modalidade a distância. A pesquisa constituiu-se numa análise qualitativa, descritiva, naturalístico-construtiva, contando, para tal, com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, com apoio nos testemunhos de coordenadores de cursos de Licenciatura na modalidade a distância, enriquecida com as contribuições buscadas na Análise Textual Discursiva (ATD). Buscou-se investigar conceitos e reflexões relacionados com qualidade na Educação Superior, qualidade no Ensino Superior e qualidade na Educação a Distância, selecionar métricas de qualidade adotadas para acreditação de cursos na modalidade EAD no Exterior e Brasil. Fez parte da investigação a identificação das métricas utilizadas para medir qualidade em Educação a Distância no contexto internacional e nacional (especialmente as recomendações do MEC). A partir destes itens foi realizada uma categorização destes indicadores a fim de auxiliar a avaliar a qualidade intrínseca em cursos na modalidade EAD. A sistematização dessas informações definiu um conjunto de diretivas/recomendações que incluem indicadores para se elaborar/organizar um curso nesta modalidade. O processo de validação foi realizado através de instrumento enviado aos coordenadores de cursos brasileiros de Licenciatura na modalidade EAD. A interpretação dos resultados desta pesquisa indica que a modalidade EAD requer investimentos financeiros consideráveis, que um alto percentual de presencialidade não é sinônimo de qualidade de um curso e que é possível a formação de professores a distância, desde que na elaboração de projetos pedagógicos nessa modalidade de ensino sejam considerados critérios de qualidade, como os indicadores aqui propostos.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-12-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Carla Simone Bittencourt Netto de. Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática. 2009. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3370
identifier_str_mv SOUZA, Carla Simone Bittencourt Netto de. Licenciaturas na modalidade a distância e o desafio da qualidade : uma proposta de indicadores para aferir qualidade nos cursos de física, química, biologia e matemática. 2009. 186 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3370/3/419111.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3370/2/419111.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3370/1/419111.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0be77e047173bfca850780c81226c1f4
84d05945dce7854626a785f7a36699e9
450309db184a4933841797a436b57af0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765292991119360