A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1419 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma monografia, a qual objetivou compreender como se apresentam as pesquisas científicas brasileiras que abordam a tutoria a distância no âmbito dos cursos de Licenciatura em Matemática oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico no qual se utilizou o mapeamento na pesquisa educacional como princípio metodológico. Para tanto, buscou-se no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e na Biblioteca Digital de teses e Dissertações. Foram consideradas como corpus de análise oito pesquisas, sendo seis dissertações e duas teses, as quais foram analisadas de acordo com os procedimentos da Análise de Conteúdo, elencando-se duas categorias emergentes: a) o tutor e suas ações pedagógicas; b) material didático para EaD. Os resultados mostram que as pesquisas tratam, ou sobre o papel do tutor enquanto professor e mediador da aprendizagem dos estudantes, abordando seus saberes e fazeres, além de questões como afetividade e emoções nas relações entre os envolvidos na EaD; ou questões sobre a elaboração ou desenvolvimento de materiais didáticos para os cursos de EaD, as quais mostram a importância da reflexão para a elaboração desses materiais, e que estes precisam considerar o estilo de aprendizagem dos estudantes e não serem apenas transpostos do presencial, e sim elaborados considerando as especificidades da EaD. |
id |
UNIMES-1_14100103c79672ed12cab4f9f50996a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1419 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRASEnsinoEducação a Distância; Licenciatura em Matemática; Tutoria a Distância; Mapeamento.Este artigo apresenta os resultados de uma monografia, a qual objetivou compreender como se apresentam as pesquisas científicas brasileiras que abordam a tutoria a distância no âmbito dos cursos de Licenciatura em Matemática oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico no qual se utilizou o mapeamento na pesquisa educacional como princípio metodológico. Para tanto, buscou-se no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e na Biblioteca Digital de teses e Dissertações. Foram consideradas como corpus de análise oito pesquisas, sendo seis dissertações e duas teses, as quais foram analisadas de acordo com os procedimentos da Análise de Conteúdo, elencando-se duas categorias emergentes: a) o tutor e suas ações pedagógicas; b) material didático para EaD. Os resultados mostram que as pesquisas tratam, ou sobre o papel do tutor enquanto professor e mediador da aprendizagem dos estudantes, abordando seus saberes e fazeres, além de questões como afetividade e emoções nas relações entre os envolvidos na EaD; ou questões sobre a elaboração ou desenvolvimento de materiais didáticos para os cursos de EaD, as quais mostram a importância da reflexão para a elaboração desses materiais, e que estes precisam considerar o estilo de aprendizagem dos estudantes e não serem apenas transpostos do presencial, e sim elaborados considerando as especificidades da EaD.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaFélix dos Santos, VladimirMadruga, Zulma Elizabete de Freitas2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1419Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 144-15919826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1419/1281https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1419/540Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-04T01:08:13Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1419Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-04T01:08:13Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS |
title |
A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS |
spellingShingle |
A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS Félix dos Santos, Vladimir Ensino Educação a Distância; Licenciatura em Matemática; Tutoria a Distância; Mapeamento. |
title_short |
A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS |
title_full |
A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS |
title_fullStr |
A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS |
title_full_unstemmed |
A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS |
title_sort |
A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS |
author |
Félix dos Santos, Vladimir |
author_facet |
Félix dos Santos, Vladimir Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Félix dos Santos, Vladimir Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Educação a Distância; Licenciatura em Matemática; Tutoria a Distância; Mapeamento. |
topic |
Ensino Educação a Distância; Licenciatura em Matemática; Tutoria a Distância; Mapeamento. |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma monografia, a qual objetivou compreender como se apresentam as pesquisas científicas brasileiras que abordam a tutoria a distância no âmbito dos cursos de Licenciatura em Matemática oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico no qual se utilizou o mapeamento na pesquisa educacional como princípio metodológico. Para tanto, buscou-se no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e na Biblioteca Digital de teses e Dissertações. Foram consideradas como corpus de análise oito pesquisas, sendo seis dissertações e duas teses, as quais foram analisadas de acordo com os procedimentos da Análise de Conteúdo, elencando-se duas categorias emergentes: a) o tutor e suas ações pedagógicas; b) material didático para EaD. Os resultados mostram que as pesquisas tratam, ou sobre o papel do tutor enquanto professor e mediador da aprendizagem dos estudantes, abordando seus saberes e fazeres, além de questões como afetividade e emoções nas relações entre os envolvidos na EaD; ou questões sobre a elaboração ou desenvolvimento de materiais didáticos para os cursos de EaD, as quais mostram a importância da reflexão para a elaboração desses materiais, e que estes precisam considerar o estilo de aprendizagem dos estudantes e não serem apenas transpostos do presencial, e sim elaborados considerando as especificidades da EaD. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1419 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1419/1281 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1419/540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 144-159 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313273968295936 |