A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix dos Santos, Vladimir
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1419
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma monografia, a qual objetivou compreender como se apresentam as pesquisas científicas brasileiras que abordam a tutoria a distância no âmbito dos cursos de Licenciatura em Matemática oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico no qual se utilizou o mapeamento na pesquisa educacional como princípio metodológico. Para tanto, buscou-se no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e na Biblioteca Digital de teses e Dissertações. Foram consideradas como corpus de análise oito pesquisas, sendo seis dissertações e duas teses, as quais foram analisadas de acordo com os procedimentos da Análise de Conteúdo, elencando-se duas categorias emergentes: a) o tutor e suas ações pedagógicas; b) material didático para EaD. Os resultados mostram que as pesquisas tratam, ou sobre o papel do tutor enquanto professor e mediador da aprendizagem dos estudantes, abordando seus saberes e fazeres, além de questões como afetividade e emoções nas relações entre os envolvidos na EaD; ou questões sobre a elaboração ou desenvolvimento de materiais didáticos para os cursos de EaD, as quais mostram a importância da reflexão para a elaboração desses materiais, e que estes precisam considerar o estilo de aprendizagem dos estudantes e não serem apenas transpostos do presencial, e sim elaborados considerando as especificidades da EaD.
id UNIMES-1_14100103c79672ed12cab4f9f50996a7
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1419
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRASEnsinoEducação a Distância; Licenciatura em Matemática; Tutoria a Distância; Mapeamento.Este artigo apresenta os resultados de uma monografia, a qual objetivou compreender como se apresentam as pesquisas científicas brasileiras que abordam a tutoria a distância no âmbito dos cursos de Licenciatura em Matemática oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico no qual se utilizou o mapeamento na pesquisa educacional como princípio metodológico. Para tanto, buscou-se no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e na Biblioteca Digital de teses e Dissertações. Foram consideradas como corpus de análise oito pesquisas, sendo seis dissertações e duas teses, as quais foram analisadas de acordo com os procedimentos da Análise de Conteúdo, elencando-se duas categorias emergentes: a) o tutor e suas ações pedagógicas; b) material didático para EaD. Os resultados mostram que as pesquisas tratam, ou sobre o papel do tutor enquanto professor e mediador da aprendizagem dos estudantes, abordando seus saberes e fazeres, além de questões como afetividade e emoções nas relações entre os envolvidos na EaD; ou questões sobre a elaboração ou desenvolvimento de materiais didáticos para os cursos de EaD, as quais mostram a importância da reflexão para a elaboração desses materiais, e que estes precisam considerar o estilo de aprendizagem dos estudantes e não serem apenas transpostos do presencial, e sim elaborados considerando as especificidades da EaD.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaFélix dos Santos, VladimirMadruga, Zulma Elizabete de Freitas2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1419Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 144-15919826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1419/1281https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1419/540Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-04T01:08:13Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1419Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-04T01:08:13Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS
title A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS
spellingShingle A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS
Félix dos Santos, Vladimir
Ensino
Educação a Distância; Licenciatura em Matemática; Tutoria a Distância; Mapeamento.
title_short A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS
title_full A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS
title_fullStr A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS
title_full_unstemmed A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS
title_sort A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS
author Félix dos Santos, Vladimir
author_facet Félix dos Santos, Vladimir
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
author_role author
author2 Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Félix dos Santos, Vladimir
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Educação a Distância; Licenciatura em Matemática; Tutoria a Distância; Mapeamento.
topic Ensino
Educação a Distância; Licenciatura em Matemática; Tutoria a Distância; Mapeamento.
description Este artigo apresenta os resultados de uma monografia, a qual objetivou compreender como se apresentam as pesquisas científicas brasileiras que abordam a tutoria a distância no âmbito dos cursos de Licenciatura em Matemática oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico no qual se utilizou o mapeamento na pesquisa educacional como princípio metodológico. Para tanto, buscou-se no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e na Biblioteca Digital de teses e Dissertações. Foram consideradas como corpus de análise oito pesquisas, sendo seis dissertações e duas teses, as quais foram analisadas de acordo com os procedimentos da Análise de Conteúdo, elencando-se duas categorias emergentes: a) o tutor e suas ações pedagógicas; b) material didático para EaD. Os resultados mostram que as pesquisas tratam, ou sobre o papel do tutor enquanto professor e mediador da aprendizagem dos estudantes, abordando seus saberes e fazeres, além de questões como afetividade e emoções nas relações entre os envolvidos na EaD; ou questões sobre a elaboração ou desenvolvimento de materiais didáticos para os cursos de EaD, as quais mostram a importância da reflexão para a elaboração desses materiais, e que estes precisam considerar o estilo de aprendizagem dos estudantes e não serem apenas transpostos do presencial, e sim elaborados considerando as especificidades da EaD.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1419
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1419/1281
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1419/540
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 27 (2023); 144-159
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313273968295936