O lugar do método na formação e na intervenção profissional em serviço social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Türck, Maria da Graça Maurer Gomes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/418
Resumo: A articulação entre a teoria e a prática em Serviço Social se constitui no problema desta pesquisa. Para respondê-la, o lócus privilegiado foram os espaços acadêmicos, a assessoria e a consultoria - lugares em que a falsa dicotomia entre a teoria e a prática se expressava com mais intensidade. Inicialmente se buscou nas disciplinas ministradas no curso de Serviço Social da ULBRA/Canoas, Questão Social e Processo de Trabalho V, esta articulação em que se operacionalizou o Método Dialético Materialista na formação, através da Metodologia da Prática Dialética, oportunizando a sua utilização com a Rede Interna, como estratégia pedagógica, onde a arte (cinema e teatro) e o lúdico se constituíram como elementos fundamentais à mediação do ensino-aprendizagem. A Metodologia da Prática Dialética se constituiu na ponte para materializar o Método na intervenção. A síntese provisória de toda esta pesquisa - a articulação entre as áreas de conhecimento e as da intervenção - foi concretizada na disciplina Práticas em Serviço Social I, processo que é explicitado dando-se visibilidade a sua aplicação junto aos alunos que a cursaram e que posteriormente referendaram o processo. Logo, esta pesquisa traz para o contexto profissional uma contribuição no sentido de dar luz a possibilidades pedagógicas e de intervenção de se articular a teoria e a prática a partir da Metodologia da Prática Dialética - indicando o lugar do Método na formação e na intervenção de um profissional de Serviço Social que se queira comprometido, crítico e propositivo para o enfrentamento às expressões da Questão Social
id P_RS_c360ce25eae4a08f50347f9f3787aa94
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/418
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Prates, Jane CruzCPF:42498333053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778897D1CPF:22873279087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778630E4Türck, Maria da Graça Maurer Gomes2015-04-14T13:20:05Z2008-11-062008-05-30TÜRCK, Maria da Graça Maurer Gomes. O lugar do método na formação e na intervenção profissional em serviço social. 2008. 21 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/418Made available in DSpace on 2015-04-14T13:20:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 406202.pdf: 144494 bytes, checksum: 098af0e4008254eac075584004038bd0 (MD5) Previous issue date: 2008-05-30A articulação entre a teoria e a prática em Serviço Social se constitui no problema desta pesquisa. Para respondê-la, o lócus privilegiado foram os espaços acadêmicos, a assessoria e a consultoria - lugares em que a falsa dicotomia entre a teoria e a prática se expressava com mais intensidade. Inicialmente se buscou nas disciplinas ministradas no curso de Serviço Social da ULBRA/Canoas, Questão Social e Processo de Trabalho V, esta articulação em que se operacionalizou o Método Dialético Materialista na formação, através da Metodologia da Prática Dialética, oportunizando a sua utilização com a Rede Interna, como estratégia pedagógica, onde a arte (cinema e teatro) e o lúdico se constituíram como elementos fundamentais à mediação do ensino-aprendizagem. A Metodologia da Prática Dialética se constituiu na ponte para materializar o Método na intervenção. A síntese provisória de toda esta pesquisa - a articulação entre as áreas de conhecimento e as da intervenção - foi concretizada na disciplina Práticas em Serviço Social I, processo que é explicitado dando-se visibilidade a sua aplicação junto aos alunos que a cursaram e que posteriormente referendaram o processo. Logo, esta pesquisa traz para o contexto profissional uma contribuição no sentido de dar luz a possibilidades pedagógicas e de intervenção de se articular a teoria e a prática a partir da Metodologia da Prática Dialética - indicando o lugar do Método na formação e na intervenção de um profissional de Serviço Social que se queira comprometido, crítico e propositivo para o enfrentamento às expressões da Questão Socialapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6391/406202.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Serviço SocialPUCRSBRFaculdade de Serviço SocialASSISTENTES SOCIAIS - FORMAÇÃO PROFISSIONALMATERIALISMO DIALÉTICOSERVIÇO SOCIAL - METODOLOGIADIALÉTICACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALO lugar do método na formação e na intervenção profissional em serviço socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-50423368294395805405006001550256503942391725info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL406202.pdf.jpg406202.pdf.jpgimage/jpeg3207http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/418/3/406202.pdf.jpgac2d8850384a098699edc8fb66e61b6cMD53TEXT406202.pdf.txt406202.pdf.txttext/plain40733http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/418/2/406202.pdf.txt52123ad8abb78162de5c3ed801edb08dMD52ORIGINAL406202.pdfapplication/pdf144494http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/418/1/406202.pdf098af0e4008254eac075584004038bd0MD51tede/4182016-11-29 15:50:45.553oai:tede2.pucrs.br:tede/418Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2016-11-29T17:50:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O lugar do método na formação e na intervenção profissional em serviço social
title O lugar do método na formação e na intervenção profissional em serviço social
spellingShingle O lugar do método na formação e na intervenção profissional em serviço social
Türck, Maria da Graça Maurer Gomes
ASSISTENTES SOCIAIS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
MATERIALISMO DIALÉTICO
SERVIÇO SOCIAL - METODOLOGIA
DIALÉTICA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
title_short O lugar do método na formação e na intervenção profissional em serviço social
title_full O lugar do método na formação e na intervenção profissional em serviço social
title_fullStr O lugar do método na formação e na intervenção profissional em serviço social
title_full_unstemmed O lugar do método na formação e na intervenção profissional em serviço social
title_sort O lugar do método na formação e na intervenção profissional em serviço social
author Türck, Maria da Graça Maurer Gomes
author_facet Türck, Maria da Graça Maurer Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prates, Jane Cruz
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:42498333053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778897D1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:22873279087
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778630E4
dc.contributor.author.fl_str_mv Türck, Maria da Graça Maurer Gomes
contributor_str_mv Prates, Jane Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv ASSISTENTES SOCIAIS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
MATERIALISMO DIALÉTICO
SERVIÇO SOCIAL - METODOLOGIA
DIALÉTICA
topic ASSISTENTES SOCIAIS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
MATERIALISMO DIALÉTICO
SERVIÇO SOCIAL - METODOLOGIA
DIALÉTICA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
description A articulação entre a teoria e a prática em Serviço Social se constitui no problema desta pesquisa. Para respondê-la, o lócus privilegiado foram os espaços acadêmicos, a assessoria e a consultoria - lugares em que a falsa dicotomia entre a teoria e a prática se expressava com mais intensidade. Inicialmente se buscou nas disciplinas ministradas no curso de Serviço Social da ULBRA/Canoas, Questão Social e Processo de Trabalho V, esta articulação em que se operacionalizou o Método Dialético Materialista na formação, através da Metodologia da Prática Dialética, oportunizando a sua utilização com a Rede Interna, como estratégia pedagógica, onde a arte (cinema e teatro) e o lúdico se constituíram como elementos fundamentais à mediação do ensino-aprendizagem. A Metodologia da Prática Dialética se constituiu na ponte para materializar o Método na intervenção. A síntese provisória de toda esta pesquisa - a articulação entre as áreas de conhecimento e as da intervenção - foi concretizada na disciplina Práticas em Serviço Social I, processo que é explicitado dando-se visibilidade a sua aplicação junto aos alunos que a cursaram e que posteriormente referendaram o processo. Logo, esta pesquisa traz para o contexto profissional uma contribuição no sentido de dar luz a possibilidades pedagógicas e de intervenção de se articular a teoria e a prática a partir da Metodologia da Prática Dialética - indicando o lugar do Método na formação e na intervenção de um profissional de Serviço Social que se queira comprometido, crítico e propositivo para o enfrentamento às expressões da Questão Social
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-11-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:20:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TÜRCK, Maria da Graça Maurer Gomes. O lugar do método na formação e na intervenção profissional em serviço social. 2008. 21 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/418
identifier_str_mv TÜRCK, Maria da Graça Maurer Gomes. O lugar do método na formação e na intervenção profissional em serviço social. 2008. 21 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -5042336829439580540
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 1550256503942391725
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/418/3/406202.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/418/2/406202.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/418/1/406202.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ac2d8850384a098699edc8fb66e61b6c
52123ad8abb78162de5c3ed801edb08d
098af0e4008254eac075584004038bd0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765271895867392