O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional : movimentos de formação de um bom professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3334 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi investigar posturas e procedimentos do professor que contribuem para a construção de um clima favorável ao processo educativo. No desenvolvimento da pesquisa, trabalhei com 25 alunos formandos do ensino médio de uma Escola Estadual. Inicialmente por meio de um diálogo aberto, os participantes foram informados dos objetivos do trabalho. Em um segundo momento lhes foi solicitado que relatassem de forma minuciosa através de relatos textuais quais as características dos seus professores que favoreciam a construção de um relacionamento interpessoal positivo, transformando a sala de aula em um ambiente onde eles sentissem prazer em permanecer. O trabalho se preocupou em analisar mais especificamente as relações interpessoais positivas desenvolvidas pelo professor, evidenciando a importância e a necessidade de que a escola se constitua em um local privilegiado, na promoção das habilidades relacionais dos envolvidos com o processo educacional. A pesquisa conclui que o surgimento das competências dos professores ocorre com naturalidade a partir de um relacionamento interpessoal positivo, pelo fato de que ao valorizar os saberes do outro como parte integrante do processo de construção do conhecimento, o professor equilibra os aspectos formais e políticos de sua prática pedagógica, e dessa forma possibilita a criação de espaços de diálogos que ultrapassam os limites da racionalidade das disciplinas, construindo conhecimentos com a possibilidade de intervenção social. |
id |
P_RS_d09f37364df95ed50771fde53476d3ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3334 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moraes, RoqueCPF:00705080030http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6CPF:35468130068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744670T8Rangel, Luiz Flávio2015-04-14T14:12:26Z2006-12-052006-03-03RANGEL, Luiz Flávio. O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional : movimentos de formação de um bom professor. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3334Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 345667.pdf: 527816 bytes, checksum: 3d1dada22dc25034b38cd04d3a8d3cc6 (MD5) Previous issue date: 2006-03-03O objetivo desta pesquisa foi investigar posturas e procedimentos do professor que contribuem para a construção de um clima favorável ao processo educativo. No desenvolvimento da pesquisa, trabalhei com 25 alunos formandos do ensino médio de uma Escola Estadual. Inicialmente por meio de um diálogo aberto, os participantes foram informados dos objetivos do trabalho. Em um segundo momento lhes foi solicitado que relatassem de forma minuciosa através de relatos textuais quais as características dos seus professores que favoreciam a construção de um relacionamento interpessoal positivo, transformando a sala de aula em um ambiente onde eles sentissem prazer em permanecer. O trabalho se preocupou em analisar mais especificamente as relações interpessoais positivas desenvolvidas pelo professor, evidenciando a importância e a necessidade de que a escola se constitua em um local privilegiado, na promoção das habilidades relacionais dos envolvidos com o processo educacional. A pesquisa conclui que o surgimento das competências dos professores ocorre com naturalidade a partir de um relacionamento interpessoal positivo, pelo fato de que ao valorizar os saberes do outro como parte integrante do processo de construção do conhecimento, o professor equilibra os aspectos formais e políticos de sua prática pedagógica, e dessa forma possibilita a criação de espaços de diálogos que ultrapassam os limites da racionalidade das disciplinas, construindo conhecimentos com a possibilidade de intervenção social.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12703/345667.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃOPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALCOMPETÊNCIA PROFISSIONALRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional : movimentos de formação de um bom professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL345667.pdf.jpg345667.pdf.jpgimage/jpeg3232http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/3/345667.pdf.jpgf92c4457180338e5abd54ed85adc946bMD53TEXT345667.pdf.txt345667.pdf.txttext/plain226773http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/2/345667.pdf.txta3a7a661f68e9f3d2537edd3f93d224cMD52ORIGINAL345667.pdfapplication/pdf527816http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/1/345667.pdf3d1dada22dc25034b38cd04d3a8d3cc6MD51tede/33342015-04-17 15:59:58.668oai:tede2.pucrs.br:tede/3334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional : movimentos de formação de um bom professor |
title |
O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional : movimentos de formação de um bom professor |
spellingShingle |
O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional : movimentos de formação de um bom professor Rangel, Luiz Flávio EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMPETÊNCIA PROFISSIONAL RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional : movimentos de formação de um bom professor |
title_full |
O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional : movimentos de formação de um bom professor |
title_fullStr |
O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional : movimentos de formação de um bom professor |
title_full_unstemmed |
O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional : movimentos de formação de um bom professor |
title_sort |
O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional : movimentos de formação de um bom professor |
author |
Rangel, Luiz Flávio |
author_facet |
Rangel, Luiz Flávio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moraes, Roque |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00705080030 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:35468130068 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744670T8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rangel, Luiz Flávio |
contributor_str_mv |
Moraes, Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMPETÊNCIA PROFISSIONAL RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO |
topic |
EDUCAÇÃO PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMPETÊNCIA PROFISSIONAL RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O objetivo desta pesquisa foi investigar posturas e procedimentos do professor que contribuem para a construção de um clima favorável ao processo educativo. No desenvolvimento da pesquisa, trabalhei com 25 alunos formandos do ensino médio de uma Escola Estadual. Inicialmente por meio de um diálogo aberto, os participantes foram informados dos objetivos do trabalho. Em um segundo momento lhes foi solicitado que relatassem de forma minuciosa através de relatos textuais quais as características dos seus professores que favoreciam a construção de um relacionamento interpessoal positivo, transformando a sala de aula em um ambiente onde eles sentissem prazer em permanecer. O trabalho se preocupou em analisar mais especificamente as relações interpessoais positivas desenvolvidas pelo professor, evidenciando a importância e a necessidade de que a escola se constitua em um local privilegiado, na promoção das habilidades relacionais dos envolvidos com o processo educacional. A pesquisa conclui que o surgimento das competências dos professores ocorre com naturalidade a partir de um relacionamento interpessoal positivo, pelo fato de que ao valorizar os saberes do outro como parte integrante do processo de construção do conhecimento, o professor equilibra os aspectos formais e políticos de sua prática pedagógica, e dessa forma possibilita a criação de espaços de diálogos que ultrapassam os limites da racionalidade das disciplinas, construindo conhecimentos com a possibilidade de intervenção social. |
publishDate |
2006 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2006-12-05 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-03-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RANGEL, Luiz Flávio. O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional : movimentos de formação de um bom professor. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3334 |
identifier_str_mv |
RANGEL, Luiz Flávio. O equilíbrio dinâmico entre o racional e o emocional : movimentos de formação de um bom professor. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Fíca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/3/345667.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/2/345667.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3334/1/345667.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f92c4457180338e5abd54ed85adc946b a3a7a661f68e9f3d2537edd3f93d224c 3d1dada22dc25034b38cd04d3a8d3cc6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765292896747520 |