Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Feliciano Henriques
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Taveira, M. Céu, Caldeira, Suzana Nunes, Moura, Hélia, Galvão, Diana, Barbosa, Altemir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4183
Resumo: I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE), Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 15, 16 e 17 de julho de 2013.
id RCAP_c7ee1c89cf0cd3f968cedaed086ce487
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literaturaCompetência ProfissionalComportamento EscolarEnvolvimento do Aluno na EscolaProfessorRelação Professor-AlunoResultado EscolarI Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE), Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 15, 16 e 17 de julho de 2013.A relação entre as variáveis atuação dos professores e comportamentos dos alunos tem sido investigada, destacando-se a sua importância e atualidade. Faltam, no entanto, estudos que atendam a dimensões específicas de cada um dos conceitos e aprofundem inconsistências entre os estudos existentes. O envolvimento dos alunos na escola é definido como a vivência de ligação centrípeta do aluno à escola, em dimensões específicas como, cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa (Veiga, 2012; 2013), correspondendo, assim, aos sentimentos, pensamentos e comportamentos tidos pelos estudantes em contexto escolar. Para descrever o estado da arte do presente tema “envolvimento na escola” e “ação dos professores”, a metodologia utilizada foi a revisão da literatura de tipo narrativa. A ação dos professores, quer percecionada pelos alunos, quer professada pelos professores, é um construto multidimensional que inclui um conjunto de variáveis que requerem operacionalização e estudo aprofundado. Alguns estudos têm vindo a analisar as representações dos alunos acerca de comportamentos de profissionalidade docente, conceito que remete para estilos de gestão da sala de aula, competências de relação professor-aluno, e apoio do professor percebido pelos alunos — enquanto componentes do perfil de um bom professor. O objetivo do presente estudo foi proceder à revisão de literatura sobre a relação entre o envolvimento dos alunos na escola e a atuação dos professores, incluindo os seus comportamentos de profissionalidade docente.ABSTRACT: The relationship between the variables teachers’ effectiveness and students’ behavior has been investigated, and its value and current relevance have been highlighted in the literature. There is, however, a lack of empirical studies on the specific dimensions of each one of the concepts, and also targeting the inconsistencies in existing studies. Students’ engagement in school is defined as the experience of centripetal connection of the student to the school, in specific dimensions – cognitive, affective, behavioral and students’ agency (Veiga, 2012; 2013), corresponding, thus, to the feelings, thoughts and behaviors exhibited by students about their experiences in school context. In order to describe the state of art of student’s engagement in school and teachers’ effectiveness, we prepared a narrative review. Teachers’ practices, either perceived by the students or expressed by the teachers, is a multidimensional construct which includes a number of variables requiring deeper operationalization and study. Some studies have been analyzing students’ representations about their teachers’ professional behaviors – a notion containing concepts such as classroom management styles, teacher-student’s relationship capacities, teacher support as perceived by the students – as components of the profile that portrays a good teacher. The purpose of the present study was to review literature on the relation between students’ engagement in school and teachers’ practices, including their professional behaviors.Este artigo é um produto do Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na escola: Diferenciação e Promoção, financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoRepositório da Universidade dos AçoresVeiga, Feliciano HenriquesTaveira, M. CéuCaldeira, Suzana NunesMoura, HéliaGalvão, DianaBarbosa, Altemir2017-05-27T14:30:40Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4183porVeiga, F. H., Taveira, S., Caldeira, S. N., Moura, H., Galvão, D., & Barbosa, A. (2014). "Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores: uma revisão da literatura". In Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, (pp. 1895-1905). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 15 a 17 julho de 2014. ISBN: 978-989-98314-7-6.978-989-98314-7-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:26Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:42.057221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura
title Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura
spellingShingle Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura
Veiga, Feliciano Henriques
Competência Profissional
Comportamento Escolar
Envolvimento do Aluno na Escola
Professor
Relação Professor-Aluno
Resultado Escolar
title_short Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura
title_full Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura
title_fullStr Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura
title_sort Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores : uma revisão da literatura
author Veiga, Feliciano Henriques
author_facet Veiga, Feliciano Henriques
Taveira, M. Céu
Caldeira, Suzana Nunes
Moura, Hélia
Galvão, Diana
Barbosa, Altemir
author_role author
author2 Taveira, M. Céu
Caldeira, Suzana Nunes
Moura, Hélia
Galvão, Diana
Barbosa, Altemir
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Feliciano Henriques
Taveira, M. Céu
Caldeira, Suzana Nunes
Moura, Hélia
Galvão, Diana
Barbosa, Altemir
dc.subject.por.fl_str_mv Competência Profissional
Comportamento Escolar
Envolvimento do Aluno na Escola
Professor
Relação Professor-Aluno
Resultado Escolar
topic Competência Profissional
Comportamento Escolar
Envolvimento do Aluno na Escola
Professor
Relação Professor-Aluno
Resultado Escolar
description I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE), Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 15, 16 e 17 de julho de 2013.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
2017-05-27T14:30:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4183
url http://hdl.handle.net/10400.3/4183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Veiga, F. H., Taveira, S., Caldeira, S. N., Moura, H., Galvão, D., & Barbosa, A. (2014). "Envolvimento dos alunos na escola e ação dos professores: uma revisão da literatura". In Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, (pp. 1895-1905). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 15 a 17 julho de 2014. ISBN: 978-989-98314-7-6.
978-989-98314-7-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130720719863808