A universidade e a tessitura da docência nas séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrini, Maristela
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3617
Resumo: O presente estudo inserido na Linha de Pesquisa Ensino e Educação de Professores, de cunho qualitativo, tem por objetivo investigar o papel da formação universitária na construção da docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, destaca os fatos relevantes na trajetória da construção da docência de um grupo de professoras da Educação Básica e a forma como as experiências de vida contribuíram para dar sentido às vivências no processo de formação pessoal e profissional. O aporte teórico tem base em Tardif e Lessard (2000), Leite, Contreras, Grillo, Morosini, Nóvoa, entre outros autores. Constitui-se numa investigação situada no paradigma naturalístico construtivista, um estudo de caso cujos dados coletados foram examinados à luz da análise textual discursiva (MORAES, 2003). O estudo ao aprofundar o conhecimento sobre a formação docente constrói a tese de que é no exercício da profissão que se consolida o processo de tornar-se professor. O aprendizado da profissão a partir de seu exercício possibilita configurar como vai sendo construída a função docente, pela articulação entre o conhecimento teórico-universitário, a cultura escolar, a reflexão sobre a prática e a subjetividade de cada docente, partindo-se da compreensão de que a docência não se reduz a fórmulas ou prescrições técnicas, mas é um fenômeno que agrega toda a complexidade do ser, do conhecer, do fazer e do conviver e de um saber sobre a prática, num contínuo devir, em tessitura que se dá em contexto e em relação.
id P_RS_d1c8232ea03cf133a3b292a767045349
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3617
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Morosini, Marília CostaCPF:14887029004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0CPF:38978687091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4719956D2Pedrini, Maristela2015-04-14T14:22:58Z2009-09-112009-06-02http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3617Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 416481.pdf: 11463530 bytes, checksum: 77534f813c61415b4514f83f10e14044 (MD5) Previous issue date: 2009-06-02O presente estudo inserido na Linha de Pesquisa Ensino e Educação de Professores, de cunho qualitativo, tem por objetivo investigar o papel da formação universitária na construção da docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, destaca os fatos relevantes na trajetória da construção da docência de um grupo de professoras da Educação Básica e a forma como as experiências de vida contribuíram para dar sentido às vivências no processo de formação pessoal e profissional. O aporte teórico tem base em Tardif e Lessard (2000), Leite, Contreras, Grillo, Morosini, Nóvoa, entre outros autores. Constitui-se numa investigação situada no paradigma naturalístico construtivista, um estudo de caso cujos dados coletados foram examinados à luz da análise textual discursiva (MORAES, 2003). O estudo ao aprofundar o conhecimento sobre a formação docente constrói a tese de que é no exercício da profissão que se consolida o processo de tornar-se professor. O aprendizado da profissão a partir de seu exercício possibilita configurar como vai sendo construída a função docente, pela articulação entre o conhecimento teórico-universitário, a cultura escolar, a reflexão sobre a prática e a subjetividade de cada docente, partindo-se da compreensão de que a docência não se reduz a fórmulas ou prescrições técnicas, mas é um fenômeno que agrega toda a complexidade do ser, do conhecer, do fazer e do conviver e de um saber sobre a prática, num contínuo devir, em tessitura que se dá em contexto e em relação.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13232/416481.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃOPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALEPISTEMOLOGIAUNIVERSIDADESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA universidade e a tessitura da docência nas séries iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL416481.pdf.jpg416481.pdf.jpgimage/jpeg3150http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3617/3/416481.pdf.jpgea3681da78d86347e23721f62f552f60MD53TEXT416481.pdf.txt416481.pdf.txttext/plain390305http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3617/2/416481.pdf.txte73155b4ef5115029d804a43d78c91b8MD52ORIGINAL416481.pdfapplication/pdf11463530http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3617/1/416481.pdf77534f813c61415b4514f83f10e14044MD51tede/36172015-04-17 15:54:58.388oai:tede2.pucrs.br:tede/3617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A universidade e a tessitura da docência nas séries iniciais do ensino fundamental
title A universidade e a tessitura da docência nas séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A universidade e a tessitura da docência nas séries iniciais do ensino fundamental
Pedrini, Maristela
EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EPISTEMOLOGIA
UNIVERSIDADES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A universidade e a tessitura da docência nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full A universidade e a tessitura da docência nas séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A universidade e a tessitura da docência nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A universidade e a tessitura da docência nas séries iniciais do ensino fundamental
title_sort A universidade e a tessitura da docência nas séries iniciais do ensino fundamental
author Pedrini, Maristela
author_facet Pedrini, Maristela
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morosini, Marília Costa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:14887029004
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716217J0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:38978687091
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4719956D2
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrini, Maristela
contributor_str_mv Morosini, Marília Costa
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EPISTEMOLOGIA
UNIVERSIDADES
topic EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EPISTEMOLOGIA
UNIVERSIDADES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo inserido na Linha de Pesquisa Ensino e Educação de Professores, de cunho qualitativo, tem por objetivo investigar o papel da formação universitária na construção da docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, destaca os fatos relevantes na trajetória da construção da docência de um grupo de professoras da Educação Básica e a forma como as experiências de vida contribuíram para dar sentido às vivências no processo de formação pessoal e profissional. O aporte teórico tem base em Tardif e Lessard (2000), Leite, Contreras, Grillo, Morosini, Nóvoa, entre outros autores. Constitui-se numa investigação situada no paradigma naturalístico construtivista, um estudo de caso cujos dados coletados foram examinados à luz da análise textual discursiva (MORAES, 2003). O estudo ao aprofundar o conhecimento sobre a formação docente constrói a tese de que é no exercício da profissão que se consolida o processo de tornar-se professor. O aprendizado da profissão a partir de seu exercício possibilita configurar como vai sendo construída a função docente, pela articulação entre o conhecimento teórico-universitário, a cultura escolar, a reflexão sobre a prática e a subjetividade de cada docente, partindo-se da compreensão de que a docência não se reduz a fórmulas ou prescrições técnicas, mas é um fenômeno que agrega toda a complexidade do ser, do conhecer, do fazer e do conviver e de um saber sobre a prática, num contínuo devir, em tessitura que se dá em contexto e em relação.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3617
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3617/3/416481.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3617/2/416481.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3617/1/416481.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea3681da78d86347e23721f62f552f60
e73155b4ef5115029d804a43d78c91b8
77534f813c61415b4514f83f10e14044
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765294500020224