Saberes da docência de professores da educação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Júnior,Geraldo Silvestre
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gariglio,José Ângelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000900004
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objeto o estudo dos saberes docentes de professores da educação profissional (EP) que lecionam disciplinas das áreas tecnológicas. O estudo, de cunho qualitativo, foi realizado com dois professores experientes, vinculados a duas instituições de EP diferentes - uma pública e outra privada - e valeu-se dos aportes teóricos produzidos em torno das pesquisas sobre a epistemologia da prática docente. Aponta-se o fato de que a aprendizagem da docência nessa modalidade de ensino é marcada por processos de formação muito particulares, em que determinados tipos de saber e experiência de formação (saberes da experiência laboral) têm mais reconhecimento que conhecimentos advindos da experiência docente ou de conhecimentos do campo pedagógico.
id EAA-1_8a65fa55046dfe3ab1efeac43af1cf69
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782014000900004
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Saberes da docência de professores da educação profissionalsaberes docentesepistemologia da prática profissionalformação de professoreseducação profissionalEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objeto o estudo dos saberes docentes de professores da educação profissional (EP) que lecionam disciplinas das áreas tecnológicas. O estudo, de cunho qualitativo, foi realizado com dois professores experientes, vinculados a duas instituições de EP diferentes - uma pública e outra privada - e valeu-se dos aportes teóricos produzidos em torno das pesquisas sobre a epistemologia da prática docente. Aponta-se o fato de que a aprendizagem da docência nessa modalidade de ensino é marcada por processos de formação muito particulares, em que determinados tipos de saber e experiência de formação (saberes da experiência laboral) têm mais reconhecimento que conhecimentos advindos da experiência docente ou de conhecimentos do campo pedagógico.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000900004Revista Brasileira de Educação v.19 n.59 2014reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782014000900004info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Júnior,Geraldo SilvestreGariglio,José Ângelopor2014-12-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782014000900004Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-12-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes da docência de professores da educação profissional
title Saberes da docência de professores da educação profissional
spellingShingle Saberes da docência de professores da educação profissional
Silva Júnior,Geraldo Silvestre
saberes docentes
epistemologia da prática profissional
formação de professores
educação profissional
title_short Saberes da docência de professores da educação profissional
title_full Saberes da docência de professores da educação profissional
title_fullStr Saberes da docência de professores da educação profissional
title_full_unstemmed Saberes da docência de professores da educação profissional
title_sort Saberes da docência de professores da educação profissional
author Silva Júnior,Geraldo Silvestre
author_facet Silva Júnior,Geraldo Silvestre
Gariglio,José Ângelo
author_role author
author2 Gariglio,José Ângelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Júnior,Geraldo Silvestre
Gariglio,José Ângelo
dc.subject.por.fl_str_mv saberes docentes
epistemologia da prática profissional
formação de professores
educação profissional
topic saberes docentes
epistemologia da prática profissional
formação de professores
educação profissional
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objeto o estudo dos saberes docentes de professores da educação profissional (EP) que lecionam disciplinas das áreas tecnológicas. O estudo, de cunho qualitativo, foi realizado com dois professores experientes, vinculados a duas instituições de EP diferentes - uma pública e outra privada - e valeu-se dos aportes teóricos produzidos em torno das pesquisas sobre a epistemologia da prática docente. Aponta-se o fato de que a aprendizagem da docência nessa modalidade de ensino é marcada por processos de formação muito particulares, em que determinados tipos de saber e experiência de formação (saberes da experiência laboral) têm mais reconhecimento que conhecimentos advindos da experiência docente ou de conhecimentos do campo pedagógico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000900004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000900004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782014000900004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.19 n.59 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491582742528