A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5699 |
Resumo: | A forma e o funcionamento das organizações vêm passando por intensas mudanças. Novos conceitos de gestão têm sido inseridos no contexto das empresas a fim de que elas apresentem vantagens competitivas, podendo ser citada como um deles a aprendizagem organizacional. As questões estratégicas têm apresentado importância nas organizações, em especial nas Instituições de Ensino, cujos gestores passaram a considerar a existência dos clientes e a necessidade de profissionalização da gestão em educação. O objetivo deste estudo é examinar a relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma Instituição de Ensino Preparatória para Concurso. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de caso, e a organização selecionada foi uma Instituição de Ensino referência no Brasil em preparação ao Concurso de ingresso à Magistratura. A partir da revisão conceitual sobre aprendizagem organizacional, seus tipos e práticas, bem como de estratégia e seu processo de formação, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com a Administração da organização pesquisada, análise de documentos e observação direta. Os resultados apresentaram de que forma ocorre o processo de formação das estratégias, as práticas de aprendizagem organizacional existentes e como acontece a relação entre essas duas orientações. A possibilidade de as organizações buscarem respostas no seu próprio contexto e, por conseqüência, utilizando-as como base para o estabelecimento de estratégias, apresenta-se como uma realidade de aprendizado. O presente estudo consiste numa contribuição ao demonstrar como as práticas de aprendizagem organizacional se relacionam com o processo de formação das estratégias ao fornecerem elementos que facilitam não somente a tomada de decisão, mas também por proporem noções como a forma compartilhada de dar sentido às experiências que correspondam às mudanças enfrentadas pelas organizações e por recomendar a necessidade das estratégias serem disseminadas e internalizadas por todos os níveis hierárquicos de uma organização. |
id |
P_RS_dcdde8dcf89c1f18d56d6c1158a1ef90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/5699 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Becker, Grace VieiraCPF:60170590097http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797382J1CPF:91607302004Colussi, Daniela2015-04-14T14:52:39Z2007-09-032007-06-28COLUSSI, Daniela. A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso. 2007. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5699Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 393791.pdf: 1734326 bytes, checksum: 197f04e1a8881a7f99d627eef82bb9e8 (MD5) Previous issue date: 2007-06-28A forma e o funcionamento das organizações vêm passando por intensas mudanças. Novos conceitos de gestão têm sido inseridos no contexto das empresas a fim de que elas apresentem vantagens competitivas, podendo ser citada como um deles a aprendizagem organizacional. As questões estratégicas têm apresentado importância nas organizações, em especial nas Instituições de Ensino, cujos gestores passaram a considerar a existência dos clientes e a necessidade de profissionalização da gestão em educação. O objetivo deste estudo é examinar a relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma Instituição de Ensino Preparatória para Concurso. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de caso, e a organização selecionada foi uma Instituição de Ensino referência no Brasil em preparação ao Concurso de ingresso à Magistratura. A partir da revisão conceitual sobre aprendizagem organizacional, seus tipos e práticas, bem como de estratégia e seu processo de formação, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com a Administração da organização pesquisada, análise de documentos e observação direta. Os resultados apresentaram de que forma ocorre o processo de formação das estratégias, as práticas de aprendizagem organizacional existentes e como acontece a relação entre essas duas orientações. A possibilidade de as organizações buscarem respostas no seu próprio contexto e, por conseqüência, utilizando-as como base para o estabelecimento de estratégias, apresenta-se como uma realidade de aprendizado. O presente estudo consiste numa contribuição ao demonstrar como as práticas de aprendizagem organizacional se relacionam com o processo de formação das estratégias ao fornecerem elementos que facilitam não somente a tomada de decisão, mas também por proporem noções como a forma compartilhada de dar sentido às experiências que correspondam às mudanças enfrentadas pelas organizações e por recomendar a necessidade das estratégias serem disseminadas e internalizadas por todos os níveis hierárquicos de uma organização.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15329/393791.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBRFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASESTRATÉGIAAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALINSTITUIÇÕES EDUCACIONAISCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASA relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concursoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL393791.pdf.jpg393791.pdf.jpgimage/jpeg3622http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5699/3/393791.pdf.jpgd20abed30a6562a429d3b1c13bab62dbMD53TEXT393791.pdf.txt393791.pdf.txttext/plain430910http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5699/2/393791.pdf.txt784d9d1919ae503c08c3522f38c4b7edMD52ORIGINAL393791.pdfapplication/pdf1734326http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5699/1/393791.pdf197f04e1a8881a7f99d627eef82bb9e8MD51tede/56992015-05-14 10:11:24.48oai:tede2.pucrs.br:tede/5699Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso |
title |
A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso |
spellingShingle |
A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso Colussi, Daniela ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
title_short |
A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso |
title_full |
A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso |
title_fullStr |
A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso |
title_full_unstemmed |
A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso |
title_sort |
A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso |
author |
Colussi, Daniela |
author_facet |
Colussi, Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Becker, Grace Vieira |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:60170590097 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797382J1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:91607302004 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colussi, Daniela |
contributor_str_mv |
Becker, Grace Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS |
topic |
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
description |
A forma e o funcionamento das organizações vêm passando por intensas mudanças. Novos conceitos de gestão têm sido inseridos no contexto das empresas a fim de que elas apresentem vantagens competitivas, podendo ser citada como um deles a aprendizagem organizacional. As questões estratégicas têm apresentado importância nas organizações, em especial nas Instituições de Ensino, cujos gestores passaram a considerar a existência dos clientes e a necessidade de profissionalização da gestão em educação. O objetivo deste estudo é examinar a relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma Instituição de Ensino Preparatória para Concurso. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de caso, e a organização selecionada foi uma Instituição de Ensino referência no Brasil em preparação ao Concurso de ingresso à Magistratura. A partir da revisão conceitual sobre aprendizagem organizacional, seus tipos e práticas, bem como de estratégia e seu processo de formação, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com a Administração da organização pesquisada, análise de documentos e observação direta. Os resultados apresentaram de que forma ocorre o processo de formação das estratégias, as práticas de aprendizagem organizacional existentes e como acontece a relação entre essas duas orientações. A possibilidade de as organizações buscarem respostas no seu próprio contexto e, por conseqüência, utilizando-as como base para o estabelecimento de estratégias, apresenta-se como uma realidade de aprendizado. O presente estudo consiste numa contribuição ao demonstrar como as práticas de aprendizagem organizacional se relacionam com o processo de formação das estratégias ao fornecerem elementos que facilitam não somente a tomada de decisão, mas também por proporem noções como a forma compartilhada de dar sentido às experiências que correspondam às mudanças enfrentadas pelas organizações e por recomendar a necessidade das estratégias serem disseminadas e internalizadas por todos os níveis hierárquicos de uma organização. |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-09-03 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-06-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:52:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COLUSSI, Daniela. A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso. 2007. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5699 |
identifier_str_mv |
COLUSSI, Daniela. A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso. 2007. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3244129067093836374 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
4410494103952189146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5699/3/393791.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5699/2/393791.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5699/1/393791.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d20abed30a6562a429d3b1c13bab62db 784d9d1919ae503c08c3522f38c4b7ed 197f04e1a8881a7f99d627eef82bb9e8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765310052499456 |