A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colussi, Daniela
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5699
Resumo: A forma e o funcionamento das organizações vêm passando por intensas mudanças. Novos conceitos de gestão têm sido inseridos no contexto das empresas a fim de que elas apresentem vantagens competitivas, podendo ser citada como um deles a aprendizagem organizacional. As questões estratégicas têm apresentado importância nas organizações, em especial nas Instituições de Ensino, cujos gestores passaram a considerar a existência dos clientes e a necessidade de profissionalização da gestão em educação. O objetivo deste estudo é examinar a relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma Instituição de Ensino Preparatória para Concurso. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de caso, e a organização selecionada foi uma Instituição de Ensino referência no Brasil em preparação ao Concurso de ingresso à Magistratura. A partir da revisão conceitual sobre aprendizagem organizacional, seus tipos e práticas, bem como de estratégia e seu processo de formação, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com a Administração da organização pesquisada, análise de documentos e observação direta. Os resultados apresentaram de que forma ocorre o processo de formação das estratégias, as práticas de aprendizagem organizacional existentes e como acontece a relação entre essas duas orientações. A possibilidade de as organizações buscarem respostas no seu próprio contexto e, por conseqüência, utilizando-as como base para o estabelecimento de estratégias, apresenta-se como uma realidade de aprendizado. O presente estudo consiste numa contribuição ao demonstrar como as práticas de aprendizagem organizacional se relacionam com o processo de formação das estratégias ao fornecerem elementos que facilitam não somente a tomada de decisão, mas também por proporem noções como a forma compartilhada de dar sentido às experiências que correspondam às mudanças enfrentadas pelas organizações e por recomendar a necessidade das estratégias serem disseminadas e internalizadas por todos os níveis hierárquicos de uma organização.
id P_RS_dcdde8dcf89c1f18d56d6c1158a1ef90
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/5699
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Becker, Grace VieiraCPF:60170590097http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797382J1CPF:91607302004Colussi, Daniela2015-04-14T14:52:39Z2007-09-032007-06-28COLUSSI, Daniela. A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso. 2007. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5699Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 393791.pdf: 1734326 bytes, checksum: 197f04e1a8881a7f99d627eef82bb9e8 (MD5) Previous issue date: 2007-06-28A forma e o funcionamento das organizações vêm passando por intensas mudanças. Novos conceitos de gestão têm sido inseridos no contexto das empresas a fim de que elas apresentem vantagens competitivas, podendo ser citada como um deles a aprendizagem organizacional. As questões estratégicas têm apresentado importância nas organizações, em especial nas Instituições de Ensino, cujos gestores passaram a considerar a existência dos clientes e a necessidade de profissionalização da gestão em educação. O objetivo deste estudo é examinar a relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma Instituição de Ensino Preparatória para Concurso. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de caso, e a organização selecionada foi uma Instituição de Ensino referência no Brasil em preparação ao Concurso de ingresso à Magistratura. A partir da revisão conceitual sobre aprendizagem organizacional, seus tipos e práticas, bem como de estratégia e seu processo de formação, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com a Administração da organização pesquisada, análise de documentos e observação direta. Os resultados apresentaram de que forma ocorre o processo de formação das estratégias, as práticas de aprendizagem organizacional existentes e como acontece a relação entre essas duas orientações. A possibilidade de as organizações buscarem respostas no seu próprio contexto e, por conseqüência, utilizando-as como base para o estabelecimento de estratégias, apresenta-se como uma realidade de aprendizado. O presente estudo consiste numa contribuição ao demonstrar como as práticas de aprendizagem organizacional se relacionam com o processo de formação das estratégias ao fornecerem elementos que facilitam não somente a tomada de decisão, mas também por proporem noções como a forma compartilhada de dar sentido às experiências que correspondam às mudanças enfrentadas pelas organizações e por recomendar a necessidade das estratégias serem disseminadas e internalizadas por todos os níveis hierárquicos de uma organização.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15329/393791.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBRFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASESTRATÉGIAAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALINSTITUIÇÕES EDUCACIONAISCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASA relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concursoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL393791.pdf.jpg393791.pdf.jpgimage/jpeg3622http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5699/3/393791.pdf.jpgd20abed30a6562a429d3b1c13bab62dbMD53TEXT393791.pdf.txt393791.pdf.txttext/plain430910http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5699/2/393791.pdf.txt784d9d1919ae503c08c3522f38c4b7edMD52ORIGINAL393791.pdfapplication/pdf1734326http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5699/1/393791.pdf197f04e1a8881a7f99d627eef82bb9e8MD51tede/56992015-05-14 10:11:24.48oai:tede2.pucrs.br:tede/5699Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso
title A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso
spellingShingle A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso
Colussi, Daniela
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ESTRATÉGIA
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso
title_full A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso
title_fullStr A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso
title_full_unstemmed A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso
title_sort A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso
author Colussi, Daniela
author_facet Colussi, Daniela
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Grace Vieira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:60170590097
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797382J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:91607302004
dc.contributor.author.fl_str_mv Colussi, Daniela
contributor_str_mv Becker, Grace Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ESTRATÉGIA
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
topic ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ESTRATÉGIA
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description A forma e o funcionamento das organizações vêm passando por intensas mudanças. Novos conceitos de gestão têm sido inseridos no contexto das empresas a fim de que elas apresentem vantagens competitivas, podendo ser citada como um deles a aprendizagem organizacional. As questões estratégicas têm apresentado importância nas organizações, em especial nas Instituições de Ensino, cujos gestores passaram a considerar a existência dos clientes e a necessidade de profissionalização da gestão em educação. O objetivo deste estudo é examinar a relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma Instituição de Ensino Preparatória para Concurso. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de caso, e a organização selecionada foi uma Instituição de Ensino referência no Brasil em preparação ao Concurso de ingresso à Magistratura. A partir da revisão conceitual sobre aprendizagem organizacional, seus tipos e práticas, bem como de estratégia e seu processo de formação, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com a Administração da organização pesquisada, análise de documentos e observação direta. Os resultados apresentaram de que forma ocorre o processo de formação das estratégias, as práticas de aprendizagem organizacional existentes e como acontece a relação entre essas duas orientações. A possibilidade de as organizações buscarem respostas no seu próprio contexto e, por conseqüência, utilizando-as como base para o estabelecimento de estratégias, apresenta-se como uma realidade de aprendizado. O presente estudo consiste numa contribuição ao demonstrar como as práticas de aprendizagem organizacional se relacionam com o processo de formação das estratégias ao fornecerem elementos que facilitam não somente a tomada de decisão, mas também por proporem noções como a forma compartilhada de dar sentido às experiências que correspondam às mudanças enfrentadas pelas organizações e por recomendar a necessidade das estratégias serem disseminadas e internalizadas por todos os níveis hierárquicos de uma organização.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-09-03
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:52:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COLUSSI, Daniela. A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso. 2007. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5699
identifier_str_mv COLUSSI, Daniela. A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso. 2007. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3244129067093836374
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 4410494103952189146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5699/3/393791.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5699/2/393791.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5699/1/393791.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d20abed30a6562a429d3b1c13bab62db
784d9d1919ae503c08c3522f38c4b7ed
197f04e1a8881a7f99d627eef82bb9e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765310052499456