Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marcus Vinicius de Moura
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5563
Resumo: O presente estudo consiste em demonstrar possíveis influências das práticas de Aprendizagem Organizacional na formação de estratégias. Utilizou-se como metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa o Estudo de Caso, tendo como empresa analisada uma Concessionária Ford tradicional do Sul do Brasil. A partir da revisão conceitual sobre estratégia e seu processo de formação, bem como sobre Aprendizagem Organizacional, focando em seus modelos e práticas, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas no Departamento de Vendas de Automóveis Novos, análise de documentos e observação. Como resultado, pôde-se constatar que a formalidade e a informalidade estão presentes no processo de formação das estratégias da Concessionária estudada, revelando que existem estratégias deliberadas e emergentes. Existe também um planejamento anual traçado pela Concessionária alinhado com as estratégias deliberadas pela Montadora. As concessionárias apresentam pouca capacidade de manobra em função do elevado poder de que dispõe a montadora; portanto, as estratégias emergentes são mais constantes para sobreviver no mercado. As práticas de aprendizagem identificadas no Departamento de Vendas foram: a Reflexão em Grupo, o Estudo de Casos, o Planejamento de Cenários e a Gestão de Pessoas. O Benchmarking e as Alianças Estratégicas não tiveram sua existência comprovada durante a pesquisa. A influência do aprendizado na formação de estratégias foi constatada de forma mais evidente no nível gerencial. A pesquisa demonstrou que existem práticas de aprendizagem que influenciam o processo de formação de estratégias. No caso analisado, não foi constatada Aprendizagem Organizacional, somente individual.
id P_RS_deccecb0541328dd599d6aa23e9421d0
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/5563
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Becker, Grace VieiraCPF:60170590097http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797382J1CPF:66581400068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559957Z6Ferreira, Marcus Vinicius de Moura2015-04-14T14:52:03Z2009-05-292008-03-27http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5563Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412658.pdf: 430974 bytes, checksum: bf5dd046feda712e2c45451063452ca4 (MD5) Previous issue date: 2008-03-27O presente estudo consiste em demonstrar possíveis influências das práticas de Aprendizagem Organizacional na formação de estratégias. Utilizou-se como metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa o Estudo de Caso, tendo como empresa analisada uma Concessionária Ford tradicional do Sul do Brasil. A partir da revisão conceitual sobre estratégia e seu processo de formação, bem como sobre Aprendizagem Organizacional, focando em seus modelos e práticas, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas no Departamento de Vendas de Automóveis Novos, análise de documentos e observação. Como resultado, pôde-se constatar que a formalidade e a informalidade estão presentes no processo de formação das estratégias da Concessionária estudada, revelando que existem estratégias deliberadas e emergentes. Existe também um planejamento anual traçado pela Concessionária alinhado com as estratégias deliberadas pela Montadora. As concessionárias apresentam pouca capacidade de manobra em função do elevado poder de que dispõe a montadora; portanto, as estratégias emergentes são mais constantes para sobreviver no mercado. As práticas de aprendizagem identificadas no Departamento de Vendas foram: a Reflexão em Grupo, o Estudo de Casos, o Planejamento de Cenários e a Gestão de Pessoas. O Benchmarking e as Alianças Estratégicas não tiveram sua existência comprovada durante a pesquisa. A influência do aprendizado na formação de estratégias foi constatada de forma mais evidente no nível gerencial. A pesquisa demonstrou que existem práticas de aprendizagem que influenciam o processo de formação de estratégias. No caso analisado, não foi constatada Aprendizagem Organizacional, somente individual.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16698/412658.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBRFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIASAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAnálise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL412658.pdf.jpg412658.pdf.jpgimage/jpeg2949http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5563/3/412658.pdf.jpg1c9481b4b1f68f11145c96d10cc920f0MD53TEXT412658.pdf.txt412658.pdf.txttext/plain213006http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5563/2/412658.pdf.txt87b7511ad92905db6f03b7d5a85c0a13MD52ORIGINAL412658.pdfapplication/pdf430974http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5563/1/412658.pdfbf5dd046feda712e2c45451063452ca4MD51tede/55632015-05-14 10:11:25.99oai:tede2.pucrs.br:tede/5563Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis
title Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis
spellingShingle Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis
Ferreira, Marcus Vinicius de Moura
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis
title_full Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis
title_fullStr Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis
title_full_unstemmed Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis
title_sort Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis
author Ferreira, Marcus Vinicius de Moura
author_facet Ferreira, Marcus Vinicius de Moura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Grace Vieira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:60170590097
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797382J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:66581400068
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559957Z6
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marcus Vinicius de Moura
contributor_str_mv Becker, Grace Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
topic ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description O presente estudo consiste em demonstrar possíveis influências das práticas de Aprendizagem Organizacional na formação de estratégias. Utilizou-se como metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa o Estudo de Caso, tendo como empresa analisada uma Concessionária Ford tradicional do Sul do Brasil. A partir da revisão conceitual sobre estratégia e seu processo de formação, bem como sobre Aprendizagem Organizacional, focando em seus modelos e práticas, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas no Departamento de Vendas de Automóveis Novos, análise de documentos e observação. Como resultado, pôde-se constatar que a formalidade e a informalidade estão presentes no processo de formação das estratégias da Concessionária estudada, revelando que existem estratégias deliberadas e emergentes. Existe também um planejamento anual traçado pela Concessionária alinhado com as estratégias deliberadas pela Montadora. As concessionárias apresentam pouca capacidade de manobra em função do elevado poder de que dispõe a montadora; portanto, as estratégias emergentes são mais constantes para sobreviver no mercado. As práticas de aprendizagem identificadas no Departamento de Vendas foram: a Reflexão em Grupo, o Estudo de Casos, o Planejamento de Cenários e a Gestão de Pessoas. O Benchmarking e as Alianças Estratégicas não tiveram sua existência comprovada durante a pesquisa. A influência do aprendizado na formação de estratégias foi constatada de forma mais evidente no nível gerencial. A pesquisa demonstrou que existem práticas de aprendizagem que influenciam o processo de formação de estratégias. No caso analisado, não foi constatada Aprendizagem Organizacional, somente individual.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-27
dc.date.available.fl_str_mv 2009-05-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:52:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5563
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3244129067093836374
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 4410494103952189146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5563/3/412658.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5563/2/412658.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5563/1/412658.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c9481b4b1f68f11145c96d10cc920f0
87b7511ad92905db6f03b7d5a85c0a13
bf5dd046feda712e2c45451063452ca4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765309138141184