Um estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boeff, Rafaela Janice
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1995
Resumo: O presente estudo, inserido na interface Linguística e Cognição, pretende verificar como se dá a compreensão e o processamento da leitura. Para tanto, busca-se analisar os escores de compreensão leitora, as estratégias metacognitivas de leitura e a consciência dessas estratégias durante uma tarefa de leitura, realizada por 15 alunos de 5ª serie do Ensino Fundamental, bem com as correlações entre essas variáveis. A metodologia adotada conta com a utilização de três instrumentos. O teste de compreensão leitora consiste no ordenamento dos parágrafos de um texto narrativo, enumerando-os de acordo com os acontecimentos da história. Essa atividade é realizada em ambiente virtual e, com o auxílio de um software de captura, são registrados todos movimentos feitos pelo leitor, durante a execução da tarefa. Faz-se, então, o levantamento das estratégias utilizadas, o que compõe a análise das estratégias de leitura. Imediatamente após a conclusão desta tarefa, é solicitado ao leitor que relate seu procedimento na leitura, constituindo o teste de consciência das estratégias de leitura. Os resultados encontrados mostram uma disparidade quanto ao nível de compreensão leitora dos participantes. Embora a correlação entre o desempenho na compreensão e o uso de estratégias de leitura seja positiva, os resultados parecem sugerir que não há um padrão a ser seguido, uma vez que os participantes desta pesquisa demonstram comportamento variado quanto ao tempo e tipo de estratégias usadas. A correlação entre o desempenho na compreensão e a consciência das estratégias metacognitivas utilizadas também demonstrou ser positiva. Como implicação pedagógica, é possível sugerir que o ensino das estratégias de leitura pode auxiliar leitores, com idade entre 10 e 11, no processo de compreensão leitora de textos narrativos
id P_RS_dd4a158cf9880fb00be5e1b7aa4f1038
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/1995
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Scherer, Lilian CristineCPF:49671731015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704496P3CPF:91763894053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4292833U8Boeff, Rafaela Janice2015-04-14T13:38:23Z2011-04-292011-01-04BOEFF, Rafaela Janice. Um estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental. 2011. 168 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1995Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431030.pdf: 1000503 bytes, checksum: ad3ab039de44badb60bf49dfde454b9f (MD5) Previous issue date: 2011-01-04O presente estudo, inserido na interface Linguística e Cognição, pretende verificar como se dá a compreensão e o processamento da leitura. Para tanto, busca-se analisar os escores de compreensão leitora, as estratégias metacognitivas de leitura e a consciência dessas estratégias durante uma tarefa de leitura, realizada por 15 alunos de 5ª serie do Ensino Fundamental, bem com as correlações entre essas variáveis. A metodologia adotada conta com a utilização de três instrumentos. O teste de compreensão leitora consiste no ordenamento dos parágrafos de um texto narrativo, enumerando-os de acordo com os acontecimentos da história. Essa atividade é realizada em ambiente virtual e, com o auxílio de um software de captura, são registrados todos movimentos feitos pelo leitor, durante a execução da tarefa. Faz-se, então, o levantamento das estratégias utilizadas, o que compõe a análise das estratégias de leitura. Imediatamente após a conclusão desta tarefa, é solicitado ao leitor que relate seu procedimento na leitura, constituindo o teste de consciência das estratégias de leitura. Os resultados encontrados mostram uma disparidade quanto ao nível de compreensão leitora dos participantes. Embora a correlação entre o desempenho na compreensão e o uso de estratégias de leitura seja positiva, os resultados parecem sugerir que não há um padrão a ser seguido, uma vez que os participantes desta pesquisa demonstram comportamento variado quanto ao tempo e tipo de estratégias usadas. A correlação entre o desempenho na compreensão e a consciência das estratégias metacognitivas utilizadas também demonstrou ser positiva. Como implicação pedagógica, é possível sugerir que o ensino das estratégias de leitura pode auxiliar leitores, com idade entre 10 e 11, no processo de compreensão leitora de textos narrativosapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/10556/431030.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGUÍSTICACOGNIÇÃOLEITURA - COMPREENSÃOCONSCIÊNCIACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASUm estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL431030.pdf.jpg431030.pdf.jpgimage/jpeg3421http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1995/3/431030.pdf.jpg622fca84ed8e685238a512a554c44f34MD53TEXT431030.pdf.txt431030.pdf.txttext/plain269809http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1995/2/431030.pdf.txtc97b97a89700d959360e0f568b9dcd7cMD52ORIGINAL431030.pdfapplication/pdf1000503http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1995/1/431030.pdfad3ab039de44badb60bf49dfde454b9fMD51tede/19952015-04-17 16:57:04.039oai:tede2.pucrs.br:tede/1995Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Um estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental
title Um estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental
spellingShingle Um estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental
Boeff, Rafaela Janice
LINGUÍSTICA
COGNIÇÃO
LEITURA - COMPREENSÃO
CONSCIÊNCIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Um estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental
title_full Um estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental
title_fullStr Um estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental
title_full_unstemmed Um estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental
title_sort Um estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental
author Boeff, Rafaela Janice
author_facet Boeff, Rafaela Janice
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scherer, Lilian Cristine
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:49671731015
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704496P3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:91763894053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4292833U8
dc.contributor.author.fl_str_mv Boeff, Rafaela Janice
contributor_str_mv Scherer, Lilian Cristine
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUÍSTICA
COGNIÇÃO
LEITURA - COMPREENSÃO
CONSCIÊNCIA
topic LINGUÍSTICA
COGNIÇÃO
LEITURA - COMPREENSÃO
CONSCIÊNCIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description O presente estudo, inserido na interface Linguística e Cognição, pretende verificar como se dá a compreensão e o processamento da leitura. Para tanto, busca-se analisar os escores de compreensão leitora, as estratégias metacognitivas de leitura e a consciência dessas estratégias durante uma tarefa de leitura, realizada por 15 alunos de 5ª serie do Ensino Fundamental, bem com as correlações entre essas variáveis. A metodologia adotada conta com a utilização de três instrumentos. O teste de compreensão leitora consiste no ordenamento dos parágrafos de um texto narrativo, enumerando-os de acordo com os acontecimentos da história. Essa atividade é realizada em ambiente virtual e, com o auxílio de um software de captura, são registrados todos movimentos feitos pelo leitor, durante a execução da tarefa. Faz-se, então, o levantamento das estratégias utilizadas, o que compõe a análise das estratégias de leitura. Imediatamente após a conclusão desta tarefa, é solicitado ao leitor que relate seu procedimento na leitura, constituindo o teste de consciência das estratégias de leitura. Os resultados encontrados mostram uma disparidade quanto ao nível de compreensão leitora dos participantes. Embora a correlação entre o desempenho na compreensão e o uso de estratégias de leitura seja positiva, os resultados parecem sugerir que não há um padrão a ser seguido, uma vez que os participantes desta pesquisa demonstram comportamento variado quanto ao tempo e tipo de estratégias usadas. A correlação entre o desempenho na compreensão e a consciência das estratégias metacognitivas utilizadas também demonstrou ser positiva. Como implicação pedagógica, é possível sugerir que o ensino das estratégias de leitura pode auxiliar leitores, com idade entre 10 e 11, no processo de compreensão leitora de textos narrativos
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-04-29
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:38:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BOEFF, Rafaela Janice. Um estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental. 2011. 168 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1995
identifier_str_mv BOEFF, Rafaela Janice. Um estudo sobre compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura no ensino fundamental. 2011. 168 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1995/3/431030.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1995/2/431030.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1995/1/431030.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 622fca84ed8e685238a512a554c44f34
c97b97a89700d959360e0f568b9dcd7c
ad3ab039de44badb60bf49dfde454b9f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765283374628864