A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Elizabete Kuczynski
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1926
Resumo: A construção de sentido é resultado de um processamento cognitivo de grande complexidade. Segundo o paradigma conexionista, esse processamento acontece em paralelo na interação entre pensamento e linguagem. Os dados textuais se associam a um grande número de traços de informações para a construção de sentido por vários níveis, ativando as experiências anteriores. Este estudo objetiva verificar, à luz da teoria conexionista, a influência do conhecimento prévio de conteúdo sobre a compreensão em leitura de texto técnico em língua inglesa (Inglês como língua estrangeira) de uma escola técnica brasileira de ensino médio. O grupo experimental (GE) foi constituído de 39 participantes que fazem o curso de Química e o grupo de controle (GC) foi constituído de 43 estudantes do grupo da Eletrônica. Foram aplicados dois testes. O primeiro teste (T1) foi um fragmento de um texto sobre tratamento de águas, cujo título é Oxygen Demand (Biochemical); o segundo (T2) é a tradução, em língua portuguesa, do T1. Os escores foram apresentados em valores brutos, percentuais e estatísticos. Houve corroboração estatística das quatro hipóteses específicas; mas não da hipótese geral que trata da influência do conhecimento prévio de conteúdo sobre a leitura e compreensão de textos técnicos em língua inglesa. Nesse contexto, acreditamos que os resultados indicam superioridade estatística parcial do grupo experimental sobre o grupo de controle. Fica, assim, a conclusão deste trabalho limitada a nossa investigação, as nossas variáveis e a população envolvida nesta pesquisa, sem cometermos generalizações.
id P_RS_e832db43284332191fe4f9e8222ae357
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/1926
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ibaños, Ana Maria TramuntCPF:29580234000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3CPF:35063335004Nunes, Elizabete Kuczynski2015-04-14T13:37:53Z2009-11-302009-10-07NUNES, Elizabete Kuczynski. A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionista. 2009. 184 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1926Made available in DSpace on 2015-04-14T13:37:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 418700.pdf: 918196 bytes, checksum: 3e6576ba7f6dc3ef572719647679ab98 (MD5) Previous issue date: 2009-10-07A construção de sentido é resultado de um processamento cognitivo de grande complexidade. Segundo o paradigma conexionista, esse processamento acontece em paralelo na interação entre pensamento e linguagem. Os dados textuais se associam a um grande número de traços de informações para a construção de sentido por vários níveis, ativando as experiências anteriores. Este estudo objetiva verificar, à luz da teoria conexionista, a influência do conhecimento prévio de conteúdo sobre a compreensão em leitura de texto técnico em língua inglesa (Inglês como língua estrangeira) de uma escola técnica brasileira de ensino médio. O grupo experimental (GE) foi constituído de 39 participantes que fazem o curso de Química e o grupo de controle (GC) foi constituído de 43 estudantes do grupo da Eletrônica. Foram aplicados dois testes. O primeiro teste (T1) foi um fragmento de um texto sobre tratamento de águas, cujo título é Oxygen Demand (Biochemical); o segundo (T2) é a tradução, em língua portuguesa, do T1. Os escores foram apresentados em valores brutos, percentuais e estatísticos. Houve corroboração estatística das quatro hipóteses específicas; mas não da hipótese geral que trata da influência do conhecimento prévio de conteúdo sobre a leitura e compreensão de textos técnicos em língua inglesa. Nesse contexto, acreditamos que os resultados indicam superioridade estatística parcial do grupo experimental sobre o grupo de controle. Fica, assim, a conclusão deste trabalho limitada a nossa investigação, as nossas variáveis e a população envolvida nesta pesquisa, sem cometermos generalizações.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9967/418700.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGÜÍSTICA APLICADALINGÜÍSTICA DO TEXTOLEITURA - COMPREENSÃOCONEXIONISMOINGLÊS - COMPREENSÃO DE TEXTOSCOGNIÇÃOCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL418700.pdf.jpg418700.pdf.jpgimage/jpeg3850http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1926/3/418700.pdf.jpg26eb81b09fdb15747a06727d5f13248eMD53TEXT418700.pdf.txt418700.pdf.txttext/plain342760http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1926/2/418700.pdf.txt1c413d87644567832b1be980408642dcMD52ORIGINAL418700.pdfapplication/pdf918196http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1926/1/418700.pdf3e6576ba7f6dc3ef572719647679ab98MD51tede/19262015-04-17 16:57:02.854oai:tede2.pucrs.br:tede/1926Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionista
title A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionista
spellingShingle A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionista
Nunes, Elizabete Kuczynski
LINGÜÍSTICA APLICADA
LINGÜÍSTICA DO TEXTO
LEITURA - COMPREENSÃO
CONEXIONISMO
INGLÊS - COMPREENSÃO DE TEXTOS
COGNIÇÃO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionista
title_full A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionista
title_fullStr A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionista
title_full_unstemmed A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionista
title_sort A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionista
author Nunes, Elizabete Kuczynski
author_facet Nunes, Elizabete Kuczynski
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ibaños, Ana Maria Tramunt
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29580234000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721710J3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:35063335004
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Elizabete Kuczynski
contributor_str_mv Ibaños, Ana Maria Tramunt
dc.subject.por.fl_str_mv LINGÜÍSTICA APLICADA
LINGÜÍSTICA DO TEXTO
LEITURA - COMPREENSÃO
CONEXIONISMO
INGLÊS - COMPREENSÃO DE TEXTOS
COGNIÇÃO
topic LINGÜÍSTICA APLICADA
LINGÜÍSTICA DO TEXTO
LEITURA - COMPREENSÃO
CONEXIONISMO
INGLÊS - COMPREENSÃO DE TEXTOS
COGNIÇÃO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description A construção de sentido é resultado de um processamento cognitivo de grande complexidade. Segundo o paradigma conexionista, esse processamento acontece em paralelo na interação entre pensamento e linguagem. Os dados textuais se associam a um grande número de traços de informações para a construção de sentido por vários níveis, ativando as experiências anteriores. Este estudo objetiva verificar, à luz da teoria conexionista, a influência do conhecimento prévio de conteúdo sobre a compreensão em leitura de texto técnico em língua inglesa (Inglês como língua estrangeira) de uma escola técnica brasileira de ensino médio. O grupo experimental (GE) foi constituído de 39 participantes que fazem o curso de Química e o grupo de controle (GC) foi constituído de 43 estudantes do grupo da Eletrônica. Foram aplicados dois testes. O primeiro teste (T1) foi um fragmento de um texto sobre tratamento de águas, cujo título é Oxygen Demand (Biochemical); o segundo (T2) é a tradução, em língua portuguesa, do T1. Os escores foram apresentados em valores brutos, percentuais e estatísticos. Houve corroboração estatística das quatro hipóteses específicas; mas não da hipótese geral que trata da influência do conhecimento prévio de conteúdo sobre a leitura e compreensão de textos técnicos em língua inglesa. Nesse contexto, acreditamos que os resultados indicam superioridade estatística parcial do grupo experimental sobre o grupo de controle. Fica, assim, a conclusão deste trabalho limitada a nossa investigação, as nossas variáveis e a população envolvida nesta pesquisa, sem cometermos generalizações.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-10-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:37:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NUNES, Elizabete Kuczynski. A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionista. 2009. 184 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1926
identifier_str_mv NUNES, Elizabete Kuczynski. A influência do conhecimento prévio de conteúdo na leitura e compreensão de texto técnico em língua inglesa : uma abordagem conexionista. 2009. 184 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1926/3/418700.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1926/2/418700.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1926/1/418700.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 26eb81b09fdb15747a06727d5f13248e
1c413d87644567832b1be980408642dc
3e6576ba7f6dc3ef572719647679ab98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765283157573632