Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5563 |
Resumo: | O presente estudo consiste em demonstrar possíveis influências das práticas de Aprendizagem Organizacional na formação de estratégias. Utilizou-se como metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa o Estudo de Caso, tendo como empresa analisada uma Concessionária Ford tradicional do Sul do Brasil. A partir da revisão conceitual sobre estratégia e seu processo de formação, bem como sobre Aprendizagem Organizacional, focando em seus modelos e práticas, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas no Departamento de Vendas de Automóveis Novos, análise de documentos e observação. Como resultado, pôde-se constatar que a formalidade e a informalidade estão presentes no processo de formação das estratégias da Concessionária estudada, revelando que existem estratégias deliberadas e emergentes. Existe também um planejamento anual traçado pela Concessionária alinhado com as estratégias deliberadas pela Montadora. As concessionárias apresentam pouca capacidade de manobra em função do elevado poder de que dispõe a montadora; portanto, as estratégias emergentes são mais constantes para sobreviver no mercado. As práticas de aprendizagem identificadas no Departamento de Vendas foram: a Reflexão em Grupo, o Estudo de Casos, o Planejamento de Cenários e a Gestão de Pessoas. O Benchmarking e as Alianças Estratégicas não tiveram sua existência comprovada durante a pesquisa. A influência do aprendizado na formação de estratégias foi constatada de forma mais evidente no nível gerencial. A pesquisa demonstrou que existem práticas de aprendizagem que influenciam o processo de formação de estratégias. No caso analisado, não foi constatada Aprendizagem Organizacional, somente individual. |
id |
P_RS_deccecb0541328dd599d6aa23e9421d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/5563 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Becker, Grace VieiraCPF:60170590097http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797382J1CPF:66581400068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559957Z6Ferreira, Marcus Vinicius de Moura2015-04-14T14:52:03Z2009-05-292008-03-27http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5563Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412658.pdf: 430974 bytes, checksum: bf5dd046feda712e2c45451063452ca4 (MD5) Previous issue date: 2008-03-27O presente estudo consiste em demonstrar possíveis influências das práticas de Aprendizagem Organizacional na formação de estratégias. Utilizou-se como metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa o Estudo de Caso, tendo como empresa analisada uma Concessionária Ford tradicional do Sul do Brasil. A partir da revisão conceitual sobre estratégia e seu processo de formação, bem como sobre Aprendizagem Organizacional, focando em seus modelos e práticas, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas no Departamento de Vendas de Automóveis Novos, análise de documentos e observação. Como resultado, pôde-se constatar que a formalidade e a informalidade estão presentes no processo de formação das estratégias da Concessionária estudada, revelando que existem estratégias deliberadas e emergentes. Existe também um planejamento anual traçado pela Concessionária alinhado com as estratégias deliberadas pela Montadora. As concessionárias apresentam pouca capacidade de manobra em função do elevado poder de que dispõe a montadora; portanto, as estratégias emergentes são mais constantes para sobreviver no mercado. As práticas de aprendizagem identificadas no Departamento de Vendas foram: a Reflexão em Grupo, o Estudo de Casos, o Planejamento de Cenários e a Gestão de Pessoas. O Benchmarking e as Alianças Estratégicas não tiveram sua existência comprovada durante a pesquisa. A influência do aprendizado na formação de estratégias foi constatada de forma mais evidente no nível gerencial. A pesquisa demonstrou que existem práticas de aprendizagem que influenciam o processo de formação de estratégias. No caso analisado, não foi constatada Aprendizagem Organizacional, somente individual.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16698/412658.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBRFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIASAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAnálise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL412658.pdf.jpg412658.pdf.jpgimage/jpeg2949http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5563/3/412658.pdf.jpg1c9481b4b1f68f11145c96d10cc920f0MD53TEXT412658.pdf.txt412658.pdf.txttext/plain213006http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5563/2/412658.pdf.txt87b7511ad92905db6f03b7d5a85c0a13MD52ORIGINAL412658.pdfapplication/pdf430974http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5563/1/412658.pdfbf5dd046feda712e2c45451063452ca4MD51tede/55632015-05-14 10:11:25.99oai:tede2.pucrs.br:tede/5563Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis |
title |
Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis |
spellingShingle |
Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis Ferreira, Marcus Vinicius de Moura ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis |
title_full |
Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis |
title_fullStr |
Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis |
title_full_unstemmed |
Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis |
title_sort |
Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis |
author |
Ferreira, Marcus Vinicius de Moura |
author_facet |
Ferreira, Marcus Vinicius de Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Becker, Grace Vieira |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:60170590097 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797382J1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:66581400068 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559957Z6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marcus Vinicius de Moura |
contributor_str_mv |
Becker, Grace Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL |
topic |
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
O presente estudo consiste em demonstrar possíveis influências das práticas de Aprendizagem Organizacional na formação de estratégias. Utilizou-se como metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa o Estudo de Caso, tendo como empresa analisada uma Concessionária Ford tradicional do Sul do Brasil. A partir da revisão conceitual sobre estratégia e seu processo de formação, bem como sobre Aprendizagem Organizacional, focando em seus modelos e práticas, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas no Departamento de Vendas de Automóveis Novos, análise de documentos e observação. Como resultado, pôde-se constatar que a formalidade e a informalidade estão presentes no processo de formação das estratégias da Concessionária estudada, revelando que existem estratégias deliberadas e emergentes. Existe também um planejamento anual traçado pela Concessionária alinhado com as estratégias deliberadas pela Montadora. As concessionárias apresentam pouca capacidade de manobra em função do elevado poder de que dispõe a montadora; portanto, as estratégias emergentes são mais constantes para sobreviver no mercado. As práticas de aprendizagem identificadas no Departamento de Vendas foram: a Reflexão em Grupo, o Estudo de Casos, o Planejamento de Cenários e a Gestão de Pessoas. O Benchmarking e as Alianças Estratégicas não tiveram sua existência comprovada durante a pesquisa. A influência do aprendizado na formação de estratégias foi constatada de forma mais evidente no nível gerencial. A pesquisa demonstrou que existem práticas de aprendizagem que influenciam o processo de formação de estratégias. No caso analisado, não foi constatada Aprendizagem Organizacional, somente individual. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-03-27 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-05-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:52:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5563 |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3244129067093836374 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
4410494103952189146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5563/3/412658.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5563/2/412658.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5563/1/412658.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c9481b4b1f68f11145c96d10cc920f0 87b7511ad92905db6f03b7d5a85c0a13 bf5dd046feda712e2c45451063452ca4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765309138141184 |