O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maissiat, Jaqueline
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3771
Resumo: O presente estudo partiu do interesse de conhecer e analisar os principais aspectos referentes à relevância da mediação tecnológica do docente visando ao empreendedorismo da instituição em que atua. Para tal, a pesquisa traz um breve histórico da utilização das tecnologias de comunicação e informação como recurso didático e como se encontram no cenário brasileiro. O empreendedorismo, surgindo como uma inovação na educação, a mediação e alfabetização tecnológica do docente e a formação continuada dos professores são também abordados. A metodologia é de caráter qualitativo, explicativo e interpretativo com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, tendo como referência o método descrito por Bardin: Análise de Conteúdo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dez administradores universitários (coordenadores de cursos, coordenadores de departamentos, vice-diretores e diretores), pertencentes a distintas áreas do conhecimento e diferentes instituições de ensino superior. Pretendeu-se que os estudos obtidos sirvam como aliados dos educadores e administradores que atuam neste nível de ensino, para que enriqueçam suas práticas com o auxilio das novas tecnologias de comunicação e informação visando a promover o empreendedorismo na instituição em que atuam, utilizando-as como ferramentas de ensino na construção do pensamento crítico
id P_RS_df51f636c6fcbce55b49ed8c37a10e64
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3771
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Enricone, DélciaCPF:00031712053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1CPF:00100599036http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770775E0Maissiat, Jaqueline2015-04-14T14:23:37Z2007-04-032007-01-10MAISSIAT, Jaqueline. O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3771Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388442.pdf: 664571 bytes, checksum: fa456c01346d34fe3abbf5a2b0655f6c (MD5) Previous issue date: 2007-01-10O presente estudo partiu do interesse de conhecer e analisar os principais aspectos referentes à relevância da mediação tecnológica do docente visando ao empreendedorismo da instituição em que atua. Para tal, a pesquisa traz um breve histórico da utilização das tecnologias de comunicação e informação como recurso didático e como se encontram no cenário brasileiro. O empreendedorismo, surgindo como uma inovação na educação, a mediação e alfabetização tecnológica do docente e a formação continuada dos professores são também abordados. A metodologia é de caráter qualitativo, explicativo e interpretativo com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, tendo como referência o método descrito por Bardin: Análise de Conteúdo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dez administradores universitários (coordenadores de cursos, coordenadores de departamentos, vice-diretores e diretores), pertencentes a distintas áreas do conhecimento e diferentes instituições de ensino superior. Pretendeu-se que os estudos obtidos sirvam como aliados dos educadores e administradores que atuam neste nível de ensino, para que enriqueçam suas práticas com o auxilio das novas tecnologias de comunicação e informação visando a promover o empreendedorismo na instituição em que atuam, utilizando-as como ferramentas de ensino na construção do pensamento críticoapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12397/388442.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALEMPREENDEDORISMOTECNOLOGIA EDUCACIONALEDUCAÇÃO CONTINUADACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO caráter empreendedor da mediação tecnológica do docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL388442.pdf.jpg388442.pdf.jpgimage/jpeg3214http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3771/3/388442.pdf.jpg32a572d33149fe4ed6cb127b2808d5baMD53TEXT388442.pdf.txt388442.pdf.txttext/plain268728http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3771/2/388442.pdf.txt9c60f0b5e9f31ee4169d7653ba20784eMD52ORIGINAL388442.pdfapplication/pdf664571http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3771/1/388442.pdffa456c01346d34fe3abbf5a2b0655f6cMD51tede/37712015-04-17 15:54:56.957oai:tede2.pucrs.br:tede/3771Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente
title O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente
spellingShingle O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente
Maissiat, Jaqueline
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EMPREENDEDORISMO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO CONTINUADA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente
title_full O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente
title_fullStr O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente
title_full_unstemmed O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente
title_sort O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente
author Maissiat, Jaqueline
author_facet Maissiat, Jaqueline
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Enricone, Délcia
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00031712053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:00100599036
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770775E0
dc.contributor.author.fl_str_mv Maissiat, Jaqueline
contributor_str_mv Enricone, Délcia
dc.subject.por.fl_str_mv PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EMPREENDEDORISMO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO CONTINUADA
topic PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EMPREENDEDORISMO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO CONTINUADA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo partiu do interesse de conhecer e analisar os principais aspectos referentes à relevância da mediação tecnológica do docente visando ao empreendedorismo da instituição em que atua. Para tal, a pesquisa traz um breve histórico da utilização das tecnologias de comunicação e informação como recurso didático e como se encontram no cenário brasileiro. O empreendedorismo, surgindo como uma inovação na educação, a mediação e alfabetização tecnológica do docente e a formação continuada dos professores são também abordados. A metodologia é de caráter qualitativo, explicativo e interpretativo com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, tendo como referência o método descrito por Bardin: Análise de Conteúdo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dez administradores universitários (coordenadores de cursos, coordenadores de departamentos, vice-diretores e diretores), pertencentes a distintas áreas do conhecimento e diferentes instituições de ensino superior. Pretendeu-se que os estudos obtidos sirvam como aliados dos educadores e administradores que atuam neste nível de ensino, para que enriqueçam suas práticas com o auxilio das novas tecnologias de comunicação e informação visando a promover o empreendedorismo na instituição em que atuam, utilizando-as como ferramentas de ensino na construção do pensamento crítico
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-04-03
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAISSIAT, Jaqueline. O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3771
identifier_str_mv MAISSIAT, Jaqueline. O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3771/3/388442.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3771/2/388442.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3771/1/388442.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 32a572d33149fe4ed6cb127b2808d5ba
9c60f0b5e9f31ee4169d7653ba20784e
fa456c01346d34fe3abbf5a2b0655f6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765295808643072