O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3771 |
Resumo: | O presente estudo partiu do interesse de conhecer e analisar os principais aspectos referentes à relevância da mediação tecnológica do docente visando ao empreendedorismo da instituição em que atua. Para tal, a pesquisa traz um breve histórico da utilização das tecnologias de comunicação e informação como recurso didático e como se encontram no cenário brasileiro. O empreendedorismo, surgindo como uma inovação na educação, a mediação e alfabetização tecnológica do docente e a formação continuada dos professores são também abordados. A metodologia é de caráter qualitativo, explicativo e interpretativo com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, tendo como referência o método descrito por Bardin: Análise de Conteúdo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dez administradores universitários (coordenadores de cursos, coordenadores de departamentos, vice-diretores e diretores), pertencentes a distintas áreas do conhecimento e diferentes instituições de ensino superior. Pretendeu-se que os estudos obtidos sirvam como aliados dos educadores e administradores que atuam neste nível de ensino, para que enriqueçam suas práticas com o auxilio das novas tecnologias de comunicação e informação visando a promover o empreendedorismo na instituição em que atuam, utilizando-as como ferramentas de ensino na construção do pensamento crítico |
id |
P_RS_df51f636c6fcbce55b49ed8c37a10e64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3771 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Enricone, DélciaCPF:00031712053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1CPF:00100599036http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770775E0Maissiat, Jaqueline2015-04-14T14:23:37Z2007-04-032007-01-10MAISSIAT, Jaqueline. O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3771Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388442.pdf: 664571 bytes, checksum: fa456c01346d34fe3abbf5a2b0655f6c (MD5) Previous issue date: 2007-01-10O presente estudo partiu do interesse de conhecer e analisar os principais aspectos referentes à relevância da mediação tecnológica do docente visando ao empreendedorismo da instituição em que atua. Para tal, a pesquisa traz um breve histórico da utilização das tecnologias de comunicação e informação como recurso didático e como se encontram no cenário brasileiro. O empreendedorismo, surgindo como uma inovação na educação, a mediação e alfabetização tecnológica do docente e a formação continuada dos professores são também abordados. A metodologia é de caráter qualitativo, explicativo e interpretativo com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, tendo como referência o método descrito por Bardin: Análise de Conteúdo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dez administradores universitários (coordenadores de cursos, coordenadores de departamentos, vice-diretores e diretores), pertencentes a distintas áreas do conhecimento e diferentes instituições de ensino superior. Pretendeu-se que os estudos obtidos sirvam como aliados dos educadores e administradores que atuam neste nível de ensino, para que enriqueçam suas práticas com o auxilio das novas tecnologias de comunicação e informação visando a promover o empreendedorismo na instituição em que atuam, utilizando-as como ferramentas de ensino na construção do pensamento críticoapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12397/388442.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALEMPREENDEDORISMOTECNOLOGIA EDUCACIONALEDUCAÇÃO CONTINUADACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO caráter empreendedor da mediação tecnológica do docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL388442.pdf.jpg388442.pdf.jpgimage/jpeg3214http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3771/3/388442.pdf.jpg32a572d33149fe4ed6cb127b2808d5baMD53TEXT388442.pdf.txt388442.pdf.txttext/plain268728http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3771/2/388442.pdf.txt9c60f0b5e9f31ee4169d7653ba20784eMD52ORIGINAL388442.pdfapplication/pdf664571http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3771/1/388442.pdffa456c01346d34fe3abbf5a2b0655f6cMD51tede/37712015-04-17 15:54:56.957oai:tede2.pucrs.br:tede/3771Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente |
title |
O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente |
spellingShingle |
O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente Maissiat, Jaqueline PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL EMPREENDEDORISMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL EDUCAÇÃO CONTINUADA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente |
title_full |
O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente |
title_fullStr |
O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente |
title_full_unstemmed |
O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente |
title_sort |
O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente |
author |
Maissiat, Jaqueline |
author_facet |
Maissiat, Jaqueline |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Enricone, Délcia |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00031712053 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:00100599036 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770775E0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maissiat, Jaqueline |
contributor_str_mv |
Enricone, Délcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL EMPREENDEDORISMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL EDUCAÇÃO CONTINUADA |
topic |
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL EMPREENDEDORISMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL EDUCAÇÃO CONTINUADA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente estudo partiu do interesse de conhecer e analisar os principais aspectos referentes à relevância da mediação tecnológica do docente visando ao empreendedorismo da instituição em que atua. Para tal, a pesquisa traz um breve histórico da utilização das tecnologias de comunicação e informação como recurso didático e como se encontram no cenário brasileiro. O empreendedorismo, surgindo como uma inovação na educação, a mediação e alfabetização tecnológica do docente e a formação continuada dos professores são também abordados. A metodologia é de caráter qualitativo, explicativo e interpretativo com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, tendo como referência o método descrito por Bardin: Análise de Conteúdo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dez administradores universitários (coordenadores de cursos, coordenadores de departamentos, vice-diretores e diretores), pertencentes a distintas áreas do conhecimento e diferentes instituições de ensino superior. Pretendeu-se que os estudos obtidos sirvam como aliados dos educadores e administradores que atuam neste nível de ensino, para que enriqueçam suas práticas com o auxilio das novas tecnologias de comunicação e informação visando a promover o empreendedorismo na instituição em que atuam, utilizando-as como ferramentas de ensino na construção do pensamento crítico |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-04-03 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-01-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:23:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MAISSIAT, Jaqueline. O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3771 |
identifier_str_mv |
MAISSIAT, Jaqueline. O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-8451285793228477937 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
7024413195758546274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educaç |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3771/3/388442.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3771/2/388442.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3771/1/388442.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32a572d33149fe4ed6cb127b2808d5ba 9c60f0b5e9f31ee4169d7653ba20784e fa456c01346d34fe3abbf5a2b0655f6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765295808643072 |