Tecnologia educacional para o desenvolvimento de competência de enfermagem na solução de problemas por meio do design thinking
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128515 |
Resumo: | Introdução: Com foco no desenvolvimento do pensamento crítico e fortalecimento da criatividade para propor soluções e resolver problemas simples e complexos, as competências para lidar com as mudanças da nova economia, devem ser contempladas durante o percurso dos profissionais de Enfermagem, visto que as habilidades interpessoais, aliadas as habilidades técnicas irão diferenciá-los enquanto profissionais no futuro, onde as competências humanas e a tecnologia devem andar lado a lado. Objetivos: Construir uma tecnologia educacional que propicie o desenvolvimento de competência em Enfermagem na solução de problemas por meio da ferramenta Design Thinking. Realizar revisão integrativa para construção do conteúdo da tecnologia; desenvolver o protótipo de um curso de curta duração utilizando Design Thinking para desenvolvimento de competências de Enfermagem; elaborar ebook Design Thinking como nova competência em Enfermagem. Método: Estudo metodológico aplicado, na modalidade de produção tecnológica de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Desenvolvido entre setembro de 2020 abril de 2022, através do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem ¿ MPTIE, na Universidade de Fortaleza -UNIFOR, Fortaleza - CE, Brasil, em duas fases com 4 etapas cada. Para o desenvolvimento do curso, utilizou-se o modelo de prototipação de Pressman e adaptação dos formulários do processo de Design Thinking da Stanford School of Design. Resultados: A tecnologia educacional está disponível no formato online. Conclusões: Considera-se que este estudo contribui com intervenções educativas desde aos alunos da graduação à pós-graduação em Enfermagem, no âmbito dasInstituições de Ensino Superior. Tendo como base a utilização da metodologia em situações práticas, que promovam a interação entre estudantes e professores visando sua atuação no real contexto da saúde. A abordagem com foco em soluções utilizada neste curso, contempla um alto nível de construção coletiva e possibilita o surgimento de novos negócios em saúde a partir de sua aplicação voltada ao empreendedorismo, vislumbrando as lacunas dos cuidados em Saúde e as necessidades dos usuários. Espera-se que os alunos adquiram nova competência em Enfermagem através do DT e sejam capazes de empreender: desenvolvendo, operacionalizando, rentabilizando seus conhecimentos para atuação na solução de problemas em ambiente real, na criação de novos produtos e iniciativas de impacto social. Pelo pouco tempo disponível, as etapas de teste e validação deverão ser realizar em um momento posterior a nível de Doutorado. Recomenda-se o desenvolvimento de mais estudos a respeito da temática DT, assunto de extrema relevância para o empreendedorismo e negócios em Enfermagem, porém ainda muito pouco explorado. Descritores: Tecnologia Educacional; Design Thinking; Empreendedorismo |
id |
UFOR_b189b98988d9d9378745f71b4d9f6a70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::128515 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia educacional para o desenvolvimento de competência de enfermagem na solução de problemas por meio do design thinkingEnfermagem - Formação profissionalTecnologia educacionalEmpreendedorismoIntrodução: Com foco no desenvolvimento do pensamento crítico e fortalecimento da criatividade para propor soluções e resolver problemas simples e complexos, as competências para lidar com as mudanças da nova economia, devem ser contempladas durante o percurso dos profissionais de Enfermagem, visto que as habilidades interpessoais, aliadas as habilidades técnicas irão diferenciá-los enquanto profissionais no futuro, onde as competências humanas e a tecnologia devem andar lado a lado. Objetivos: Construir uma tecnologia educacional que propicie o desenvolvimento de competência em Enfermagem na solução de problemas por meio da ferramenta Design Thinking. Realizar revisão integrativa para construção do conteúdo da tecnologia; desenvolver o protótipo de um curso de curta duração utilizando Design Thinking para desenvolvimento de competências de Enfermagem; elaborar ebook Design Thinking como nova competência em Enfermagem. Método: Estudo metodológico aplicado, na modalidade de produção tecnológica de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Desenvolvido entre setembro de 2020 abril de 2022, através do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem ¿ MPTIE, na Universidade de Fortaleza -UNIFOR, Fortaleza - CE, Brasil, em duas fases com 4 etapas cada. Para o desenvolvimento do curso, utilizou-se o modelo de prototipação de Pressman e adaptação dos formulários do processo de Design Thinking da Stanford School of Design. Resultados: A tecnologia educacional está disponível no formato online. Conclusões: Considera-se que este estudo contribui com intervenções educativas desde aos alunos da graduação à pós-graduação em Enfermagem, no âmbito dasInstituições de Ensino Superior. Tendo como base a utilização da metodologia em situações práticas, que promovam a interação entre estudantes e professores visando sua atuação no real contexto da saúde. A abordagem com foco em soluções utilizada neste curso, contempla um alto nível de construção coletiva e possibilita o surgimento de novos negócios em saúde a partir de sua aplicação voltada ao empreendedorismo, vislumbrando as lacunas dos cuidados em Saúde e as necessidades dos usuários. Espera-se que os alunos adquiram nova competência em Enfermagem através do DT e sejam capazes de empreender: desenvolvendo, operacionalizando, rentabilizando seus conhecimentos para atuação na solução de problemas em ambiente real, na criação de novos produtos e iniciativas de impacto social. Pelo pouco tempo disponível, as etapas de teste e validação deverão ser realizar em um momento posterior a nível de Doutorado. Recomenda-se o desenvolvimento de mais estudos a respeito da temática DT, assunto de extrema relevância para o empreendedorismo e negócios em Enfermagem, porém ainda muito pouco explorado. Descritores: Tecnologia Educacional; Design Thinking; EmpreendedorismoIntroduction: Focusing on the development of critical thinking and strengthening creativity to propose solutions and solve simple and complex problems, the skills to deal with the changes of the new economy must be contemplated during the course of Nursing professionals, since interpersonal skills, combined with technical skills will differentiate them as professionals in the future, where human skills and technology must go hand in hand. Objectives: To create an educational technology that provides the development of nursing competence in problem solving through the Design Thinking tool. Perform integrative review to build the content of the technology; Develop the prototype of a short course using Design Thinking for the development of nursing competencies; Elaborate eBook Design Thinking as a new competence in Nursing. Method: Methodological study applied, in the modality of technological production of qualitative, exploratory, and descriptive nature. Developed between September 2020 April 2022, through the Professional Master¿s in Technology and Innovation in Nursing - MPTIE, at the University of Fortaleza -UNIFOR, Fortaleza - CE, Brazil, in two phases with four stages each. For the development of the course, the Pressman prototyping model and adaptation of Design Thinking process forms of the Stanford School of Design were used. Results: Educational technology is available in online format. Conclusions: It is considered that this study contributes with educational interventions from undergraduate to graduate students in Nursing, within the scope of Higher Education Institutions. Based on the use of the methodology in practical situations, which promote interaction between students and teachers, aiming at their performance in the real context of health. The solution-focused approach used in this course contemplates a high level of collective construction and enables the emergence of new health businesses from its application focused on entrepreneurship, envisioning the gaps in health care and the needs of users. It is expected that students acquire new competence in nursing through the Design Thinking and are able to undertake, developing, operationalizing, monetizing their knowledge to act in problem solving in a real environment, in the creation of new products and social impact initiatives. Due to the short time available, the testing and validation steps will have to be carried out at a later stage at the Doctoral level. It is recommended the development of further studies on the DT theme, a subject of extreme relevance for entrepreneurship and business in nursing, but still very little explored. Descriptors: Educational Technology; Design Thinking; EntrepreneurshipDissertação enviada com autorização e certificação via CI 62471/22 em 05/09/2022Diogenes, Lea Maria Moura BarrosoRolim, Karla Maria CarneiroFernandes, Henriqueta Ilda Verganista MartinsMendonca, Francisco Antonio da CruzUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemSampaio, Maria de Nazare Paz2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128515https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27277porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T12:26:11Zoai::128515Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-29T12:26:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia educacional para o desenvolvimento de competência de enfermagem na solução de problemas por meio do design thinking |
title |
Tecnologia educacional para o desenvolvimento de competência de enfermagem na solução de problemas por meio do design thinking |
spellingShingle |
Tecnologia educacional para o desenvolvimento de competência de enfermagem na solução de problemas por meio do design thinking Sampaio, Maria de Nazare Paz Enfermagem - Formação profissional Tecnologia educacional Empreendedorismo |
title_short |
Tecnologia educacional para o desenvolvimento de competência de enfermagem na solução de problemas por meio do design thinking |
title_full |
Tecnologia educacional para o desenvolvimento de competência de enfermagem na solução de problemas por meio do design thinking |
title_fullStr |
Tecnologia educacional para o desenvolvimento de competência de enfermagem na solução de problemas por meio do design thinking |
title_full_unstemmed |
Tecnologia educacional para o desenvolvimento de competência de enfermagem na solução de problemas por meio do design thinking |
title_sort |
Tecnologia educacional para o desenvolvimento de competência de enfermagem na solução de problemas por meio do design thinking |
author |
Sampaio, Maria de Nazare Paz |
author_facet |
Sampaio, Maria de Nazare Paz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Diogenes, Lea Maria Moura Barroso Rolim, Karla Maria Carneiro Fernandes, Henriqueta Ilda Verganista Martins Mendonca, Francisco Antonio da Cruz Universidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Maria de Nazare Paz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem - Formação profissional Tecnologia educacional Empreendedorismo |
topic |
Enfermagem - Formação profissional Tecnologia educacional Empreendedorismo |
description |
Introdução: Com foco no desenvolvimento do pensamento crítico e fortalecimento da criatividade para propor soluções e resolver problemas simples e complexos, as competências para lidar com as mudanças da nova economia, devem ser contempladas durante o percurso dos profissionais de Enfermagem, visto que as habilidades interpessoais, aliadas as habilidades técnicas irão diferenciá-los enquanto profissionais no futuro, onde as competências humanas e a tecnologia devem andar lado a lado. Objetivos: Construir uma tecnologia educacional que propicie o desenvolvimento de competência em Enfermagem na solução de problemas por meio da ferramenta Design Thinking. Realizar revisão integrativa para construção do conteúdo da tecnologia; desenvolver o protótipo de um curso de curta duração utilizando Design Thinking para desenvolvimento de competências de Enfermagem; elaborar ebook Design Thinking como nova competência em Enfermagem. Método: Estudo metodológico aplicado, na modalidade de produção tecnológica de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Desenvolvido entre setembro de 2020 abril de 2022, através do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem ¿ MPTIE, na Universidade de Fortaleza -UNIFOR, Fortaleza - CE, Brasil, em duas fases com 4 etapas cada. Para o desenvolvimento do curso, utilizou-se o modelo de prototipação de Pressman e adaptação dos formulários do processo de Design Thinking da Stanford School of Design. Resultados: A tecnologia educacional está disponível no formato online. Conclusões: Considera-se que este estudo contribui com intervenções educativas desde aos alunos da graduação à pós-graduação em Enfermagem, no âmbito dasInstituições de Ensino Superior. Tendo como base a utilização da metodologia em situações práticas, que promovam a interação entre estudantes e professores visando sua atuação no real contexto da saúde. A abordagem com foco em soluções utilizada neste curso, contempla um alto nível de construção coletiva e possibilita o surgimento de novos negócios em saúde a partir de sua aplicação voltada ao empreendedorismo, vislumbrando as lacunas dos cuidados em Saúde e as necessidades dos usuários. Espera-se que os alunos adquiram nova competência em Enfermagem através do DT e sejam capazes de empreender: desenvolvendo, operacionalizando, rentabilizando seus conhecimentos para atuação na solução de problemas em ambiente real, na criação de novos produtos e iniciativas de impacto social. Pelo pouco tempo disponível, as etapas de teste e validação deverão ser realizar em um momento posterior a nível de Doutorado. Recomenda-se o desenvolvimento de mais estudos a respeito da temática DT, assunto de extrema relevância para o empreendedorismo e negócios em Enfermagem, porém ainda muito pouco explorado. Descritores: Tecnologia Educacional; Design Thinking; Empreendedorismo |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128515 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/128515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1800408711218331648 |