As emoções positivas e negativas, a atitude e a intenção de comportamento : um estudo exploratório no varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Fabrise de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5531
Resumo: O estudo das emoções humanas apresenta-se como uma das temáticas contemporâneas dentro da área de comportamento do consumidor. Os sentimentos dos consumidores na experiência de consumo influenciam a atitude (avaliação favorável ou desfavorável) e a intenção (o comportamento futuro da pessoa). Essas respostas emocionais refletem sentimentos como paixão, ódio, surpresa, alegria, podendo ser divididas em grupos que envolvem o recuo (emoções negativas) ou a aproximação (emoções positivas). Com o objetivo de analisar os motivos das relações entre as emoções positivas, negativas e os julgamentos pós-compra, foram realizadas entrevistas em profundidade com a técnica de incidente crítico com clientes e especialistas no varejo. Optou-se pelo estudo qualitativo para uma melhor compreensão do contexto. Para os grupos analisados, o atendimento indicou motivar as emoções positivas e a relação entre emoções e atitude parece ser mediada por sentimentos de valorização, segurança, confiança e bem-estar. O cliente torna-se mais suscetível aos aspectos gerais do atendimento, observando melhor a qualidade do produto. Quando o atendimento motiva emoções negativas, o cliente parece ficar mais sensível ao preço e pouco tolerante a respostas negativas. Sendo as emoções um tema que propicia muitos estudos, esta pesquisa aponta um novo enfoque para futuros trabalhos na área de comportamento do consumidor e emoções, em especial, para métodos qualitativos. Os fatores que mediam as relações indicadas no trabalho geram motivos para estudos específicos envolvendo as emoções e os julgamentos pós-compra.
id P_RS_e53b34200c12e02dfdcdc1403e762690
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/5531
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Sampaio, Claudio HoffmannCPF:37892720006http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9CPF:92350879020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253346Y1Müller, Fabrise de Oliveira2015-04-14T14:51:56Z2008-03-192007-08-31MÜLLER, Fabrise de Oliveira. As emoções positivas e negativas, a atitude e a intenção de comportamento : um estudo exploratório no varejo. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5531Made available in DSpace on 2015-04-14T14:51:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399481.pdf: 745034 bytes, checksum: 859fea568a83510b76dfdcb79237007b (MD5) Previous issue date: 2007-08-31O estudo das emoções humanas apresenta-se como uma das temáticas contemporâneas dentro da área de comportamento do consumidor. Os sentimentos dos consumidores na experiência de consumo influenciam a atitude (avaliação favorável ou desfavorável) e a intenção (o comportamento futuro da pessoa). Essas respostas emocionais refletem sentimentos como paixão, ódio, surpresa, alegria, podendo ser divididas em grupos que envolvem o recuo (emoções negativas) ou a aproximação (emoções positivas). Com o objetivo de analisar os motivos das relações entre as emoções positivas, negativas e os julgamentos pós-compra, foram realizadas entrevistas em profundidade com a técnica de incidente crítico com clientes e especialistas no varejo. Optou-se pelo estudo qualitativo para uma melhor compreensão do contexto. Para os grupos analisados, o atendimento indicou motivar as emoções positivas e a relação entre emoções e atitude parece ser mediada por sentimentos de valorização, segurança, confiança e bem-estar. O cliente torna-se mais suscetível aos aspectos gerais do atendimento, observando melhor a qualidade do produto. Quando o atendimento motiva emoções negativas, o cliente parece ficar mais sensível ao preço e pouco tolerante a respostas negativas. Sendo as emoções um tema que propicia muitos estudos, esta pesquisa aponta um novo enfoque para futuros trabalhos na área de comportamento do consumidor e emoções, em especial, para métodos qualitativos. Os fatores que mediam as relações indicadas no trabalho geram motivos para estudos específicos envolvendo as emoções e os julgamentos pós-compra.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16603/399481.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Administração e NegóciosPUCRSBRFaculdade de Administração, Contabilidade e EconomiaCOMPORTAMENTO (PSICOLOGIA)CONSUMIDORES - SATISFAÇÃOCONSUMOMERCADO - ANÁLISECNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAs emoções positivas e negativas, a atitude e a intenção de comportamento : um estudo exploratório no varejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis32441290670938363746006004410494103952189146info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL399481.pdf.jpg399481.pdf.jpgimage/jpeg4128http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5531/3/399481.pdf.jpg973bf46bf62aa59e3c85541eca84275fMD53TEXT399481.pdf.txt399481.pdf.txttext/plain227505http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5531/2/399481.pdf.txt2302fac1691b0053a025aa6b244303fbMD52ORIGINAL399481.pdfapplication/pdf745034http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5531/1/399481.pdf859fea568a83510b76dfdcb79237007bMD51tede/55312015-05-14 10:11:25.16oai:tede2.pucrs.br:tede/5531Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-05-14T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv As emoções positivas e negativas, a atitude e a intenção de comportamento : um estudo exploratório no varejo
title As emoções positivas e negativas, a atitude e a intenção de comportamento : um estudo exploratório no varejo
spellingShingle As emoções positivas e negativas, a atitude e a intenção de comportamento : um estudo exploratório no varejo
Müller, Fabrise de Oliveira
COMPORTAMENTO (PSICOLOGIA)
CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO
CONSUMO
MERCADO - ANÁLISE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short As emoções positivas e negativas, a atitude e a intenção de comportamento : um estudo exploratório no varejo
title_full As emoções positivas e negativas, a atitude e a intenção de comportamento : um estudo exploratório no varejo
title_fullStr As emoções positivas e negativas, a atitude e a intenção de comportamento : um estudo exploratório no varejo
title_full_unstemmed As emoções positivas e negativas, a atitude e a intenção de comportamento : um estudo exploratório no varejo
title_sort As emoções positivas e negativas, a atitude e a intenção de comportamento : um estudo exploratório no varejo
author Müller, Fabrise de Oliveira
author_facet Müller, Fabrise de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, Claudio Hoffmann
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:37892720006
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:92350879020
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253346Y1
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Fabrise de Oliveira
contributor_str_mv Sampaio, Claudio Hoffmann
dc.subject.por.fl_str_mv COMPORTAMENTO (PSICOLOGIA)
CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO
CONSUMO
MERCADO - ANÁLISE
topic COMPORTAMENTO (PSICOLOGIA)
CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO
CONSUMO
MERCADO - ANÁLISE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description O estudo das emoções humanas apresenta-se como uma das temáticas contemporâneas dentro da área de comportamento do consumidor. Os sentimentos dos consumidores na experiência de consumo influenciam a atitude (avaliação favorável ou desfavorável) e a intenção (o comportamento futuro da pessoa). Essas respostas emocionais refletem sentimentos como paixão, ódio, surpresa, alegria, podendo ser divididas em grupos que envolvem o recuo (emoções negativas) ou a aproximação (emoções positivas). Com o objetivo de analisar os motivos das relações entre as emoções positivas, negativas e os julgamentos pós-compra, foram realizadas entrevistas em profundidade com a técnica de incidente crítico com clientes e especialistas no varejo. Optou-se pelo estudo qualitativo para uma melhor compreensão do contexto. Para os grupos analisados, o atendimento indicou motivar as emoções positivas e a relação entre emoções e atitude parece ser mediada por sentimentos de valorização, segurança, confiança e bem-estar. O cliente torna-se mais suscetível aos aspectos gerais do atendimento, observando melhor a qualidade do produto. Quando o atendimento motiva emoções negativas, o cliente parece ficar mais sensível ao preço e pouco tolerante a respostas negativas. Sendo as emoções um tema que propicia muitos estudos, esta pesquisa aponta um novo enfoque para futuros trabalhos na área de comportamento do consumidor e emoções, em especial, para métodos qualitativos. Os fatores que mediam as relações indicadas no trabalho geram motivos para estudos específicos envolvendo as emoções e os julgamentos pós-compra.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-31
dc.date.available.fl_str_mv 2008-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:51:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MÜLLER, Fabrise de Oliveira. As emoções positivas e negativas, a atitude e a intenção de comportamento : um estudo exploratório no varejo. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5531
identifier_str_mv MÜLLER, Fabrise de Oliveira. As emoções positivas e negativas, a atitude e a intenção de comportamento : um estudo exploratório no varejo. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3244129067093836374
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 4410494103952189146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5531/3/399481.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5531/2/399481.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5531/1/399481.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 973bf46bf62aa59e3c85541eca84275f
2302fac1691b0053a025aa6b244303fb
859fea568a83510b76dfdcb79237007b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765308674670592