A sustentabilidade ambiental e o comportamento do consumidor: atitude ou consciência sustentável?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hélen Adalice de Oliveira Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CRJTG
Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar as relações entre atitudes sustentáveis e o nível de consciência sustentável do consumidor da cidade de Belo Horizonte. Este trabalho também tem o propósito de avaliar os hábitos, reações de consumo, excessos e desperdícios e principalmente a preocupação com o meio ambiente. A metodologia utilizada para este estudo foi quantitativa e qualitativa. Para a melhor compreensão do comportamento e a psicologia do consumo, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica e para a obtenção de dados reais de consumo da população utilizou-se uma pesquisa do tipo surveys, que foi respondida por 86 participantes e, na sequência, as respostas foram confrontadas com hipóteses anteriormente formuladas, com o intuito de mapear a realidade dos hábitos de consumo. Para tanto, foram utilizados os softwares MINITAB, pela precisão, confiabilidade dos resultados e para o tratamento estatístico dos dados da pesquisa; e também o Microsoft Office Excel para elaboração das tabelas cujo objetivo foi subsidiar a análise das hipóteses. A partir dos resultados da pesquisa, pôde-se comprovar que o belohorizontino é extremamente omisso em relação a práticas sustentáveis. A cegueira social em que se tornou o consumo compulsivo é assustadora e domina grande parte da vida da população, o que leva a serem denominados "animais de consumo social". A exploração demasiada dos recursos naturais também coloca em risco as condições físicas de vida na Terra, na medida em que a economia capitalista exige um nível e tipo de produção e consumo, que são ambientalmente insustentáveis. Não obstante, acredito que a solução mais sustentável hoje não é a reciclagem propriamente dita, mas sim, a concepção e a disponibilização de recursos que requeiram cada vez menos ações de reciclagem
id UFMG_119e6aa8d1af812f3f5ca998ddb8b900
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9CRJTG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Antonio Del Maestro FilhoDevanir Vieira DiasHélen Adalice de Oliveira Santos2019-08-11T16:17:40Z2019-08-11T16:17:40Z2012-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CRJTGO objetivo deste trabalho é estudar as relações entre atitudes sustentáveis e o nível de consciência sustentável do consumidor da cidade de Belo Horizonte. Este trabalho também tem o propósito de avaliar os hábitos, reações de consumo, excessos e desperdícios e principalmente a preocupação com o meio ambiente. A metodologia utilizada para este estudo foi quantitativa e qualitativa. Para a melhor compreensão do comportamento e a psicologia do consumo, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica e para a obtenção de dados reais de consumo da população utilizou-se uma pesquisa do tipo surveys, que foi respondida por 86 participantes e, na sequência, as respostas foram confrontadas com hipóteses anteriormente formuladas, com o intuito de mapear a realidade dos hábitos de consumo. Para tanto, foram utilizados os softwares MINITAB, pela precisão, confiabilidade dos resultados e para o tratamento estatístico dos dados da pesquisa; e também o Microsoft Office Excel para elaboração das tabelas cujo objetivo foi subsidiar a análise das hipóteses. A partir dos resultados da pesquisa, pôde-se comprovar que o belohorizontino é extremamente omisso em relação a práticas sustentáveis. A cegueira social em que se tornou o consumo compulsivo é assustadora e domina grande parte da vida da população, o que leva a serem denominados "animais de consumo social". A exploração demasiada dos recursos naturais também coloca em risco as condições físicas de vida na Terra, na medida em que a economia capitalista exige um nível e tipo de produção e consumo, que são ambientalmente insustentáveis. Não obstante, acredito que a solução mais sustentável hoje não é a reciclagem propriamente dita, mas sim, a concepção e a disponibilização de recursos que requeiram cada vez menos ações de reciclagemThe purpose of this study is to evaluate the relationship between sustainable attitudes and the associated awareness level of consumers from the city of Belo Horizonte. The intention of this study is also to evaluate the consumer´s habits, reactions of consumption, wastefulness, excesses as well as their level of concern with the environment. The methodology used for this study was quantitative and qualitative. It was done a literature review in order to better understand the theory around the behavior and psychology of consumption. It was also done a public research for acquisition of primary data by using the survey methodology. A questionnaire was answered by 86 inhabitants of Belo Horizonte. Afterwards, the answers were analyzed by using assumptions previously formulated with the aim of mapping the reality of consumer´s habits. For the statistical treatment of the collected data, we used the software MINITAB due to its accuracy and reliability. The Microsoft Office Excel was used for preparing the tables aimed to support the analysis of the hypotheses. Based on the collected data, it was possible to conclude that inhabitants of Belo Horizonte are extremely negligent with sustainability issues. The social blindness that became compulsive consumption is frightening and dominates much of the life of the population, which led them to be designated animals of "social consumption." The overexploitation of natural resources also endangers the physical conditions of life on Earth, to the extent that the capitalist economy requires a level and type of production and consumption that are environmentally unsustainable. Notwithstanding, I believe the most sustainable solution today is not recycling itself, but the conception and availability of resources which requires less and less recycling actionsUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoObsolescênciaConsumoComportamento do consumidorSustentabilidadePsicologiaA sustentabilidade ambiental e o comportamento do consumidor: atitude ou consciência sustentável?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_a_sustentabilidade_ambiental_e_o_comportamento_do_consumidor__atitude_ou_consci_ncia_su.pdfapplication/pdf3447471https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CRJTG/1/monografia_a_sustentabilidade_ambiental_e_o_comportamento_do_consumidor__atitude_ou_consci_ncia_su.pdf47afa715e77fd964e40e8cb480369a0aMD51TEXTmonografia_a_sustentabilidade_ambiental_e_o_comportamento_do_consumidor__atitude_ou_consci_ncia_su.pdf.txtmonografia_a_sustentabilidade_ambiental_e_o_comportamento_do_consumidor__atitude_ou_consci_ncia_su.pdf.txtExtracted texttext/plain230492https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CRJTG/2/monografia_a_sustentabilidade_ambiental_e_o_comportamento_do_consumidor__atitude_ou_consci_ncia_su.pdf.txt79437b94167f2e8e358c4e2886d88fa9MD521843/BUBD-9CRJTG2019-11-14 07:08:17.802oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9CRJTGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:08:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A sustentabilidade ambiental e o comportamento do consumidor: atitude ou consciência sustentável?
title A sustentabilidade ambiental e o comportamento do consumidor: atitude ou consciência sustentável?
spellingShingle A sustentabilidade ambiental e o comportamento do consumidor: atitude ou consciência sustentável?
Hélen Adalice de Oliveira Santos
Obsolescência
Consumo
Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Psicologia
Administração
title_short A sustentabilidade ambiental e o comportamento do consumidor: atitude ou consciência sustentável?
title_full A sustentabilidade ambiental e o comportamento do consumidor: atitude ou consciência sustentável?
title_fullStr A sustentabilidade ambiental e o comportamento do consumidor: atitude ou consciência sustentável?
title_full_unstemmed A sustentabilidade ambiental e o comportamento do consumidor: atitude ou consciência sustentável?
title_sort A sustentabilidade ambiental e o comportamento do consumidor: atitude ou consciência sustentável?
author Hélen Adalice de Oliveira Santos
author_facet Hélen Adalice de Oliveira Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonio Del Maestro Filho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Devanir Vieira Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Hélen Adalice de Oliveira Santos
contributor_str_mv Antonio Del Maestro Filho
Devanir Vieira Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Obsolescência
Consumo
Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Psicologia
topic Obsolescência
Consumo
Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Psicologia
Administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Administração
description O objetivo deste trabalho é estudar as relações entre atitudes sustentáveis e o nível de consciência sustentável do consumidor da cidade de Belo Horizonte. Este trabalho também tem o propósito de avaliar os hábitos, reações de consumo, excessos e desperdícios e principalmente a preocupação com o meio ambiente. A metodologia utilizada para este estudo foi quantitativa e qualitativa. Para a melhor compreensão do comportamento e a psicologia do consumo, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica e para a obtenção de dados reais de consumo da população utilizou-se uma pesquisa do tipo surveys, que foi respondida por 86 participantes e, na sequência, as respostas foram confrontadas com hipóteses anteriormente formuladas, com o intuito de mapear a realidade dos hábitos de consumo. Para tanto, foram utilizados os softwares MINITAB, pela precisão, confiabilidade dos resultados e para o tratamento estatístico dos dados da pesquisa; e também o Microsoft Office Excel para elaboração das tabelas cujo objetivo foi subsidiar a análise das hipóteses. A partir dos resultados da pesquisa, pôde-se comprovar que o belohorizontino é extremamente omisso em relação a práticas sustentáveis. A cegueira social em que se tornou o consumo compulsivo é assustadora e domina grande parte da vida da população, o que leva a serem denominados "animais de consumo social". A exploração demasiada dos recursos naturais também coloca em risco as condições físicas de vida na Terra, na medida em que a economia capitalista exige um nível e tipo de produção e consumo, que são ambientalmente insustentáveis. Não obstante, acredito que a solução mais sustentável hoje não é a reciclagem propriamente dita, mas sim, a concepção e a disponibilização de recursos que requeiram cada vez menos ações de reciclagem
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T16:17:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T16:17:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CRJTG
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CRJTG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CRJTG/1/monografia_a_sustentabilidade_ambiental_e_o_comportamento_do_consumidor__atitude_ou_consci_ncia_su.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CRJTG/2/monografia_a_sustentabilidade_ambiental_e_o_comportamento_do_consumidor__atitude_ou_consci_ncia_su.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 47afa715e77fd964e40e8cb480369a0a
79437b94167f2e8e358c4e2886d88fa9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589350674399232