Racionalidade limitada e consumo : a configuração de objetivos na tomada de decisão do consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/669 |
Resumo: | O efeito de configuração de objetivos refere-se ao achado de que as pessoas respondem de maneiras distintas a diferentes configurações de um mesmo material de comunicação, revelando o caráter limitadamente racional das decisões do consumidor. Nessa direção, esta tese apresenta como objetivo geral investigar o efeito da configuração de objetivos na tomada de decisão do consumidor. Como objetivos específicos, pretendeu-se mensurar o impacto da quantidade de informações sobre o efeito de configuração de objetivos, bem como avaliar os efeitos moderadores das variáveis envolvimento do consumidor e Need for Cognition (NfC) no efeito de configuração de objetivos. Este estudo foi realizado em três seções, sendo a primeira uma seção teórica e as demais, seções empíricas experimentais. Os instrumentos utilizados nas seções empíricas foram quatro versões de textos promocionais sobre cartões de crédito (configurados em ganhos e perdas, em quantidades de informações resumidas e expandidas), o Consumer Involvement for Credit Card Services Scale (desenvolvido para uso nesta tese) e a Escala Need for Cognition (Deliza, Rosenthal, & Costa, 2003). Os resultados apontaram que o efeito de configuração de objetivos parece estar associado à ação da intuição e que ele ocorre: (a) somente frente a quantidades de informações resumidas; (b) quando as preferências do consumidor, em termos de formas de pagamento, são diversas ao cartão de crédito; e (c) entre os consumidores com alto grau de envolvimento com serviços de cartões de crédito (independente do grau de NfC do participante). |
id |
P_RS_e5e01129998c9402401f794c16259a63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/669 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stein, Lilian MilnitskyCPF:26493845068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781124P4CPF:99364999053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751166J5Tonetto, Leandro Miletto2015-04-14T13:21:35Z2009-06-162009-01-23TONETTO, Leandro Miletto. Racionalidade limitada e consumo : a configuração de objetivos na tomada de decisão do consumidor. 2009. 129 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/669Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413195.pdf: 1120285 bytes, checksum: 46f6563e09c3bcc2511f40abc62e58c4 (MD5) Previous issue date: 2009-01-23O efeito de configuração de objetivos refere-se ao achado de que as pessoas respondem de maneiras distintas a diferentes configurações de um mesmo material de comunicação, revelando o caráter limitadamente racional das decisões do consumidor. Nessa direção, esta tese apresenta como objetivo geral investigar o efeito da configuração de objetivos na tomada de decisão do consumidor. Como objetivos específicos, pretendeu-se mensurar o impacto da quantidade de informações sobre o efeito de configuração de objetivos, bem como avaliar os efeitos moderadores das variáveis envolvimento do consumidor e Need for Cognition (NfC) no efeito de configuração de objetivos. Este estudo foi realizado em três seções, sendo a primeira uma seção teórica e as demais, seções empíricas experimentais. Os instrumentos utilizados nas seções empíricas foram quatro versões de textos promocionais sobre cartões de crédito (configurados em ganhos e perdas, em quantidades de informações resumidas e expandidas), o Consumer Involvement for Credit Card Services Scale (desenvolvido para uso nesta tese) e a Escala Need for Cognition (Deliza, Rosenthal, & Costa, 2003). Os resultados apontaram que o efeito de configuração de objetivos parece estar associado à ação da intuição e que ele ocorre: (a) somente frente a quantidades de informações resumidas; (b) quando as preferências do consumidor, em termos de formas de pagamento, são diversas ao cartão de crédito; e (c) entre os consumidores com alto grau de envolvimento com serviços de cartões de crédito (independente do grau de NfC do participante).application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6903/413195.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPUCRSBRFaculdade de PsicologiaPSICOLOGIA COGNITIVACONSUMIDORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOSTOMADA DE DECISÕESRACIONALIDADEJULGAMENTOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIARacionalidade limitada e consumo : a configuração de objetivos na tomada de decisão do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis25884262969480626985006002599381623216554467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL413195.pdf.jpg413195.pdf.jpgimage/jpeg4418http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/669/3/413195.pdf.jpg46fbc2debb04f705b2e5f34cf65fa1fbMD53TEXT413195.pdf.txt413195.pdf.txttext/plain180580http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/669/2/413195.pdf.txtefaf4983e40c86f1d66bf5a5808bd1caMD52ORIGINAL413195.pdfapplication/pdf1120285http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/669/1/413195.pdf46f6563e09c3bcc2511f40abc62e58c4MD51tede/6692015-04-17 17:19:26.943oai:tede2.pucrs.br:tede/669Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T20:19:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Racionalidade limitada e consumo : a configuração de objetivos na tomada de decisão do consumidor |
title |
Racionalidade limitada e consumo : a configuração de objetivos na tomada de decisão do consumidor |
spellingShingle |
Racionalidade limitada e consumo : a configuração de objetivos na tomada de decisão do consumidor Tonetto, Leandro Miletto PSICOLOGIA COGNITIVA CONSUMIDORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS TOMADA DE DECISÕES RACIONALIDADE JULGAMENTO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Racionalidade limitada e consumo : a configuração de objetivos na tomada de decisão do consumidor |
title_full |
Racionalidade limitada e consumo : a configuração de objetivos na tomada de decisão do consumidor |
title_fullStr |
Racionalidade limitada e consumo : a configuração de objetivos na tomada de decisão do consumidor |
title_full_unstemmed |
Racionalidade limitada e consumo : a configuração de objetivos na tomada de decisão do consumidor |
title_sort |
Racionalidade limitada e consumo : a configuração de objetivos na tomada de decisão do consumidor |
author |
Tonetto, Leandro Miletto |
author_facet |
Tonetto, Leandro Miletto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stein, Lilian Milnitsky |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:26493845068 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781124P4 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:99364999053 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751166J5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonetto, Leandro Miletto |
contributor_str_mv |
Stein, Lilian Milnitsky |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PSICOLOGIA COGNITIVA CONSUMIDORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS TOMADA DE DECISÕES RACIONALIDADE JULGAMENTO |
topic |
PSICOLOGIA COGNITIVA CONSUMIDORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOS TOMADA DE DECISÕES RACIONALIDADE JULGAMENTO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
O efeito de configuração de objetivos refere-se ao achado de que as pessoas respondem de maneiras distintas a diferentes configurações de um mesmo material de comunicação, revelando o caráter limitadamente racional das decisões do consumidor. Nessa direção, esta tese apresenta como objetivo geral investigar o efeito da configuração de objetivos na tomada de decisão do consumidor. Como objetivos específicos, pretendeu-se mensurar o impacto da quantidade de informações sobre o efeito de configuração de objetivos, bem como avaliar os efeitos moderadores das variáveis envolvimento do consumidor e Need for Cognition (NfC) no efeito de configuração de objetivos. Este estudo foi realizado em três seções, sendo a primeira uma seção teórica e as demais, seções empíricas experimentais. Os instrumentos utilizados nas seções empíricas foram quatro versões de textos promocionais sobre cartões de crédito (configurados em ganhos e perdas, em quantidades de informações resumidas e expandidas), o Consumer Involvement for Credit Card Services Scale (desenvolvido para uso nesta tese) e a Escala Need for Cognition (Deliza, Rosenthal, & Costa, 2003). Os resultados apontaram que o efeito de configuração de objetivos parece estar associado à ação da intuição e que ele ocorre: (a) somente frente a quantidades de informações resumidas; (b) quando as preferências do consumidor, em termos de formas de pagamento, são diversas ao cartão de crédito; e (c) entre os consumidores com alto grau de envolvimento com serviços de cartões de crédito (independente do grau de NfC do participante). |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-06-16 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-01-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:21:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TONETTO, Leandro Miletto. Racionalidade limitada e consumo : a configuração de objetivos na tomada de decisão do consumidor. 2009. 129 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/669 |
identifier_str_mv |
TONETTO, Leandro Miletto. Racionalidade limitada e consumo : a configuração de objetivos na tomada de decisão do consumidor. 2009. 129 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
2588426296948062698 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
2599381623216554467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/669/3/413195.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/669/2/413195.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/669/1/413195.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
46fbc2debb04f705b2e5f34cf65fa1fb efaf4983e40c86f1d66bf5a5808bd1ca 46f6563e09c3bcc2511f40abc62e58c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765273957367808 |