Psicologia cognitiva e consumo: o impacto da quantidade de informações na configuração de objetivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonetto,Leandro Miletto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Stein,Lilian Milnitsky
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100021
Resumo: O efeito de configuração de objetivos refere-se ao achado de que distintas formas de apresentação de um mesmo conteúdo de comunicação tendem a gerar diferentes graus de persuasão nos consumidores. Esse resultado parece um reflexo de respostas automáticas (intuitivas) dadas pelo consumidor frente a menores quantidades de informação. Este artigo apresenta os resultados de um experimento que investigou o impacto da quantidade de informações no efeito de configuração de objetivos. Participaram do experimento 296 estudantes universitários, designados a quatro grupos constituídos em função das variáveis configuração (ganhos e perdas) e quantidade de informações (expandidas e resumidas). Os resultados evidenciaram um efeito de configuração apenas entre as versões resumidas do texto, sendo a configuração de ganhos considerada a mais convincente.
id UFRGS-5_8c08e1900093c9fb3ecf97948d36b4d2
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722012000100021
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Psicologia cognitiva e consumo: o impacto da quantidade de informações na configuração de objetivosPsicologia do consumidorjulgamento e tomada de decisãoracionalidade limitadaefeito de configuração de objetivosquantidade de informaçõesO efeito de configuração de objetivos refere-se ao achado de que distintas formas de apresentação de um mesmo conteúdo de comunicação tendem a gerar diferentes graus de persuasão nos consumidores. Esse resultado parece um reflexo de respostas automáticas (intuitivas) dadas pelo consumidor frente a menores quantidades de informação. Este artigo apresenta os resultados de um experimento que investigou o impacto da quantidade de informações no efeito de configuração de objetivos. Participaram do experimento 296 estudantes universitários, designados a quatro grupos constituídos em função das variáveis configuração (ganhos e perdas) e quantidade de informações (expandidas e resumidas). Os resultados evidenciaram um efeito de configuração apenas entre as versões resumidas do texto, sendo a configuração de ganhos considerada a mais convincente.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100021Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.1 2012reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722012000100021info:eu-repo/semantics/openAccessTonetto,Leandro MilettoStein,Lilian Milnitskypor2012-05-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722012000100021Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2012-05-04T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia cognitiva e consumo: o impacto da quantidade de informações na configuração de objetivos
title Psicologia cognitiva e consumo: o impacto da quantidade de informações na configuração de objetivos
spellingShingle Psicologia cognitiva e consumo: o impacto da quantidade de informações na configuração de objetivos
Tonetto,Leandro Miletto
Psicologia do consumidor
julgamento e tomada de decisão
racionalidade limitada
efeito de configuração de objetivos
quantidade de informações
title_short Psicologia cognitiva e consumo: o impacto da quantidade de informações na configuração de objetivos
title_full Psicologia cognitiva e consumo: o impacto da quantidade de informações na configuração de objetivos
title_fullStr Psicologia cognitiva e consumo: o impacto da quantidade de informações na configuração de objetivos
title_full_unstemmed Psicologia cognitiva e consumo: o impacto da quantidade de informações na configuração de objetivos
title_sort Psicologia cognitiva e consumo: o impacto da quantidade de informações na configuração de objetivos
author Tonetto,Leandro Miletto
author_facet Tonetto,Leandro Miletto
Stein,Lilian Milnitsky
author_role author
author2 Stein,Lilian Milnitsky
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonetto,Leandro Miletto
Stein,Lilian Milnitsky
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia do consumidor
julgamento e tomada de decisão
racionalidade limitada
efeito de configuração de objetivos
quantidade de informações
topic Psicologia do consumidor
julgamento e tomada de decisão
racionalidade limitada
efeito de configuração de objetivos
quantidade de informações
description O efeito de configuração de objetivos refere-se ao achado de que distintas formas de apresentação de um mesmo conteúdo de comunicação tendem a gerar diferentes graus de persuasão nos consumidores. Esse resultado parece um reflexo de respostas automáticas (intuitivas) dadas pelo consumidor frente a menores quantidades de informação. Este artigo apresenta os resultados de um experimento que investigou o impacto da quantidade de informações no efeito de configuração de objetivos. Participaram do experimento 296 estudantes universitários, designados a quatro grupos constituídos em função das variáveis configuração (ganhos e perdas) e quantidade de informações (expandidas e resumidas). Os resultados evidenciaram um efeito de configuração apenas entre as versões resumidas do texto, sendo a configuração de ganhos considerada a mais convincente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722012000100021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.1 2012
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864835772416