Desafios na leitura e compreensão da língua inglesa
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27834 |
Resumo: | Este estudo objetiva investigar os desafios em relação à leitura e à compreensão de textos de Língua Inglesa de alunos do 3º ano em uma Escola da Rede Pública Municipal da cidade de João Pessoa – PB, tendo como objetivos específicos traçar o perfil dos alunos; identificar as fontes de leituras utilizadas pelos alunos e descrever os pontos fortes e fracos quanto à leitura e à compreensão dos textos pelos alunos. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, e, como instrumento de pesquisa, utilizouse o questionário. Para a análise dos dados, utilizaram-se as abordagens quantitativa e qualitativa. A amostra foi composta por 31 alunos do 3º ano do ensino médio do Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral – CPDAC, na cidade de João Pessoa – PB. Os dados apontam que a maioria dos alunos do 3º ano do ensino médio da turma pesquisada é do sexo feminino, com faixa etária entre 16 a 18 anos, e a maioria, 93%, não exerce atividade remunerada. Os dados mostram que a maior parte dos alunos (73%) têm dificuldade de interpretação de texto e de pronunciar corretamente as palavras em Inglês, tendo preferência pela leitura pelo celular e material impresso e destacam como ponto forte a questão da pronúncia em inglês, ou seja, conseguem ler. No entanto, demonstram como ponto fraco não conseguirem compreender e interpretar textos em inglês. Conclui-se que, para melhorar as questões sobre leitura e interpretação de texto em Língua Inglesa, os professores precisam reavaliar sua metodologia para o ensino desta disciplina, levando em considerações as dificuldades de ambas as partes (professor e aluno). |
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Os dados apontam que a maioria dos alunos do 3º ano do ensino médio da turma pesquisada é do sexo feminino, com faixa etária entre 16 a 18 anos, e a maioria, 93%, não exerce atividade remunerada. Os dados mostram que a maior parte dos alunos (73%) têm dificuldade de interpretação de texto e de pronunciar corretamente as palavras em Inglês, tendo preferência pela leitura pelo celular e material impresso e destacam como ponto forte a questão da pronúncia em inglês, ou seja, conseguem ler. No entanto, demonstram como ponto fraco não conseguirem compreender e interpretar textos em inglês. Conclui-se que, para melhorar as questões sobre leitura e interpretação de texto em Língua Inglesa, os professores precisam reavaliar sua metodologia para o ensino desta disciplina, levando em considerações as dificuldades de ambas as partes (professor e aluno).This study aims to investigate the challenges in reading and understanding texts in English to 3rd year students in a Public School in the city of João Pessoa – PB, with specific objectives, such as outlining the profile of the students; identify the sources of reading used by the students and describe the strengths and weaknesses of students' reading and comprehension of texts. The research is characterized as descriptive and exploratory and as na instrument of research questionnaire was used and for data analysis the quantitative and qualitative approaches were used. The sample consisted of 31 students from the 3rd year of high school in the Professional Center Deputy Antônio Cabral - CPDAC in the city of João Pessoa - PB. The data indicate that the majority of students in the 3rd year of high school in the group studied are female, with ages ranging from 16 to 18 years, and the majority, 93%, do not exercise paid activity. The data show that most of the students (73%) have difficulty interpreting the text and pronounce the words correctly in English, preferring to read through the cellphone and printed material and emphasize as a strong point the issue of pronunciation in English, or You can read. However, they demonstrate how weak point they can not understand and interpret texts in English. It is concluded that in order to improve the reading and interpretation of text in English, teachers need to re-evaluate their methodology for teaching this subject, taking into account the difficulties of both parties (teacher and student).Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-16T19:33:15Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Leeosvalddacostabatista_TCC.pdf: 1152130 bytes, checksum: dcf245dca2a02dfdb9231b8864027ae0 (MD5) LeeosvalddacostabatistaTERMO.pdf: 654790 bytes, checksum: e8d60a91fb040bb29416de5403bf958b (MD5)Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-16T19:33:26Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Leeosvalddacostabatista_TCC.pdf: 1152130 bytes, checksum: dcf245dca2a02dfdb9231b8864027ae0 (MD5) LeeosvalddacostabatistaTERMO.pdf: 654790 bytes, checksum: e8d60a91fb040bb29416de5403bf958b (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-16T19:33:26Z (GMT). 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