Interatividade e mediação pedagógica na educação a distância

Bibliographic Details
Main Author: Faria, Elaine Turk
Publication Date: 2003
Format: Doctoral thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Download full: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3551
Summary: Este estudo pretende traduzir um esforço de enriquecimento teórico associado com a prática de magistério da autora do trabalho em ambiente de ensino virtual. Interatividade e mediação pedagógica na EAD expressa a abordagem de um tema atual e da maior importância, posto que está no cerne dos cursos virtuais, que vêm assumindo, cada vez mais, um papel de significativa expressividade no panorama educacional brasileiro, em razão do desenvolvimento dessa modalidade de ensino constituir-se numa proposta consistente, legítima, necessária e eminentemente impulsionada pelo emprego da moderna tecnologia de informação e de comunicação a serviço da inovação educativa. O campo da pesquisa centrou-se no 1º Curso de Pós-graduação em Supervisão Escolar a distância do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da PUCRS em parceria com a PUCRS VIRTUAL. A investigação delineou-se no propósito de desvelar como a interatividade e a mediação são concebidas e realizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem para, a partir das vivências dos professores e alunos entrevistados, elaborar propostas para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. No intuito de atingir os fins colimados, a pesquisa estabeleceu como objetivos específicos: Explicitar as significações que os entrevistados têm sobre interatividade e mediação pedagógica no processo de EAD. Analisar o ambiente virtual e os espaços interativos proporcionados pelo curso no que se refere à temática proposta. Descrever como é operacionalizada a interatividade e a mediação pedagógica expressadas nas experiências positivas ou negativas vivenciadas pelos alunos e professores do curso em estudo. O alcance dos objetivos oportunizou a confirmação da tese: A interatividade é uma exigência do processo educativo em contextos virtuais, implicando mediação pedagógica do professor. Na abordagem da problemática, optou-se pela pesquisa qualitativa-descritivainterpretativa, consubstanciada nos testemunhos de professores e alunos do curso em estudo, enriquecida pelas contribuições buscadas na Análise de Conteúdo preconizada por Moraes (1999, 2001a e 2001b), em função de considerar-se a mais apropriada ao estudo dos fenômenos analisados com o intuito de descrevê-los e interpretá-los. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista aberta e semi-estruturada, visando permitir maior liberdade de expressão dos sujeitos entrevistados e, por via de conseqüência, auferir maior grau de autenticidade/credibilidade às informações por eles fornecidas. As questões que nortearam a pesquisa foram: Quais as significações que os entrevistados têm sobre interatividade e mediação pedagógica? Como professores e alunos utilizam os ambientes e espaços interativos no curso de EAD em estudo? Quais as evidências de interatividade e de mediação pedagógica vivenciadas por professores e alunos no referido curso? Analisou-se, a partir das questões da pesquisa, as dimensões: interatividade, mediação pedagógica, ambiente virtual e espaço interativo, facilidades/experiências positivas, restrições/experiências negativas e alternativas/sugestões. Ao longo do texto e, especialmente, no capítulo conclusivo, é apresentada a contribuição pessoal da pesquisadora que procura demonstrar a real necessidade de qualificar cada vez mais a interatividade entre os atores, aí compreendidos os professores, alunos, monitores, tutores e coordenação, a par dos meios disponíveis, dos quais deverão ter domínio de emprego e evidência de sua utilização de forma didático-pedagógica, a fim de obter melhores resultados nos processos de ensinar e aprender virtualmente. Revela-se, por igual, o papel fundamental desempenhado pelo professor no ambiente virtual de ensino, no qual, mais do que na sala de aula convencional, é realçada a sua intervenção como mediador pedagógico, que auxilia na constituição de uma efetiva comunidade de aprendizagem.
id P_RS_e8f148cc1658e054d6864378199401e5
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3551
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Enricone, DélciaCPF:00031712053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1CPF:21552703053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700509Z7Faria, Elaine Turk2015-04-14T14:22:40Z2008-05-052003-01-09FARIA, Elaine Turk. Interatividade e mediação pedagógica na educação a distância. 2003. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3551Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 300658.pdf: 1518862 bytes, checksum: 10f1bb0ff50c6038f6b8760f50ab15b5 (MD5) Previous issue date: 2003-01-09Este estudo pretende traduzir um esforço de enriquecimento teórico associado com a prática de magistério da autora do trabalho em ambiente de ensino virtual. Interatividade e mediação pedagógica na EAD expressa a abordagem de um tema atual e da maior importância, posto que está no cerne dos cursos virtuais, que vêm assumindo, cada vez mais, um papel de significativa expressividade no panorama educacional brasileiro, em razão do desenvolvimento dessa modalidade de ensino constituir-se numa proposta consistente, legítima, necessária e eminentemente impulsionada pelo emprego da moderna tecnologia de informação e de comunicação a serviço da inovação educativa. O campo da pesquisa centrou-se no 1º Curso de Pós-graduação em Supervisão Escolar a distância do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da PUCRS em parceria com a PUCRS VIRTUAL. A investigação delineou-se no propósito de desvelar como a interatividade e a mediação são concebidas e realizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem para, a partir das vivências dos professores e alunos entrevistados, elaborar propostas para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. No intuito de atingir os fins colimados, a pesquisa estabeleceu como objetivos específicos: Explicitar as significações que os entrevistados têm sobre interatividade e mediação pedagógica no processo de EAD. Analisar o ambiente virtual e os espaços interativos proporcionados pelo curso no que se refere à temática proposta. Descrever como é operacionalizada a interatividade e a mediação pedagógica expressadas nas experiências positivas ou negativas vivenciadas pelos alunos e professores do curso em estudo. O alcance dos objetivos oportunizou a confirmação da tese: A interatividade é uma exigência do processo educativo em contextos virtuais, implicando mediação pedagógica do professor. Na abordagem da problemática, optou-se pela pesquisa qualitativa-descritivainterpretativa, consubstanciada nos testemunhos de professores e alunos do curso em estudo, enriquecida pelas contribuições buscadas na Análise de Conteúdo preconizada por Moraes (1999, 2001a e 2001b), em função de considerar-se a mais apropriada ao estudo dos fenômenos analisados com o intuito de descrevê-los e interpretá-los. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista aberta e semi-estruturada, visando permitir maior liberdade de expressão dos sujeitos entrevistados e, por via de conseqüência, auferir maior grau de autenticidade/credibilidade às informações por eles fornecidas. As questões que nortearam a pesquisa foram: Quais as significações que os entrevistados têm sobre interatividade e mediação pedagógica? Como professores e alunos utilizam os ambientes e espaços interativos no curso de EAD em estudo? Quais as evidências de interatividade e de mediação pedagógica vivenciadas por professores e alunos no referido curso? Analisou-se, a partir das questões da pesquisa, as dimensões: interatividade, mediação pedagógica, ambiente virtual e espaço interativo, facilidades/experiências positivas, restrições/experiências negativas e alternativas/sugestões. Ao longo do texto e, especialmente, no capítulo conclusivo, é apresentada a contribuição pessoal da pesquisadora que procura demonstrar a real necessidade de qualificar cada vez mais a interatividade entre os atores, aí compreendidos os professores, alunos, monitores, tutores e coordenação, a par dos meios disponíveis, dos quais deverão ter domínio de emprego e evidência de sua utilização de forma didático-pedagógica, a fim de obter melhores resultados nos processos de ensinar e aprender virtualmente. Revela-se, por igual, o papel fundamental desempenhado pelo professor no ambiente virtual de ensino, no qual, mais do que na sala de aula convencional, é realçada a sua intervenção como mediador pedagógico, que auxilia na constituição de uma efetiva comunidade de aprendizagem.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13025/300658.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃO A DISTÂNCIAINTERATIVIDADEINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOENSINO ATRAVÉS DE COMPUTADORCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInteratividade e mediação pedagógica na educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL300658.pdf.jpg300658.pdf.jpgimage/jpeg3340http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/3/300658.pdf.jpg365aa7ea66e8fd952df9b1d073196517MD53TEXT300658.pdf.txt300658.pdf.txttext/plain397452http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/2/300658.pdf.txt1bfd197b36c03aa5f9e914f440580c5aMD52ORIGINAL300658.pdfapplication/pdf1518862http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/1/300658.pdf10f1bb0ff50c6038f6b8760f50ab15b5MD51tede/35512015-04-30 08:15:38.646oai:tede2.pucrs.br:tede/3551Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Interatividade e mediação pedagógica na educação a distância
title Interatividade e mediação pedagógica na educação a distância
spellingShingle Interatividade e mediação pedagógica na educação a distância
Faria, Elaine Turk
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
INTERATIVIDADE
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
ENSINO ATRAVÉS DE COMPUTADOR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Interatividade e mediação pedagógica na educação a distância
title_full Interatividade e mediação pedagógica na educação a distância
title_fullStr Interatividade e mediação pedagógica na educação a distância
title_full_unstemmed Interatividade e mediação pedagógica na educação a distância
title_sort Interatividade e mediação pedagógica na educação a distância
author Faria, Elaine Turk
author_facet Faria, Elaine Turk
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Enricone, Délcia
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00031712053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768824A1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:21552703053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700509Z7
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Elaine Turk
contributor_str_mv Enricone, Délcia
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
INTERATIVIDADE
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
ENSINO ATRAVÉS DE COMPUTADOR
topic EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
INTERATIVIDADE
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
ENSINO ATRAVÉS DE COMPUTADOR
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo pretende traduzir um esforço de enriquecimento teórico associado com a prática de magistério da autora do trabalho em ambiente de ensino virtual. Interatividade e mediação pedagógica na EAD expressa a abordagem de um tema atual e da maior importância, posto que está no cerne dos cursos virtuais, que vêm assumindo, cada vez mais, um papel de significativa expressividade no panorama educacional brasileiro, em razão do desenvolvimento dessa modalidade de ensino constituir-se numa proposta consistente, legítima, necessária e eminentemente impulsionada pelo emprego da moderna tecnologia de informação e de comunicação a serviço da inovação educativa. O campo da pesquisa centrou-se no 1º Curso de Pós-graduação em Supervisão Escolar a distância do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da PUCRS em parceria com a PUCRS VIRTUAL. A investigação delineou-se no propósito de desvelar como a interatividade e a mediação são concebidas e realizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem para, a partir das vivências dos professores e alunos entrevistados, elaborar propostas para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. No intuito de atingir os fins colimados, a pesquisa estabeleceu como objetivos específicos: Explicitar as significações que os entrevistados têm sobre interatividade e mediação pedagógica no processo de EAD. Analisar o ambiente virtual e os espaços interativos proporcionados pelo curso no que se refere à temática proposta. Descrever como é operacionalizada a interatividade e a mediação pedagógica expressadas nas experiências positivas ou negativas vivenciadas pelos alunos e professores do curso em estudo. O alcance dos objetivos oportunizou a confirmação da tese: A interatividade é uma exigência do processo educativo em contextos virtuais, implicando mediação pedagógica do professor. Na abordagem da problemática, optou-se pela pesquisa qualitativa-descritivainterpretativa, consubstanciada nos testemunhos de professores e alunos do curso em estudo, enriquecida pelas contribuições buscadas na Análise de Conteúdo preconizada por Moraes (1999, 2001a e 2001b), em função de considerar-se a mais apropriada ao estudo dos fenômenos analisados com o intuito de descrevê-los e interpretá-los. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista aberta e semi-estruturada, visando permitir maior liberdade de expressão dos sujeitos entrevistados e, por via de conseqüência, auferir maior grau de autenticidade/credibilidade às informações por eles fornecidas. As questões que nortearam a pesquisa foram: Quais as significações que os entrevistados têm sobre interatividade e mediação pedagógica? Como professores e alunos utilizam os ambientes e espaços interativos no curso de EAD em estudo? Quais as evidências de interatividade e de mediação pedagógica vivenciadas por professores e alunos no referido curso? Analisou-se, a partir das questões da pesquisa, as dimensões: interatividade, mediação pedagógica, ambiente virtual e espaço interativo, facilidades/experiências positivas, restrições/experiências negativas e alternativas/sugestões. Ao longo do texto e, especialmente, no capítulo conclusivo, é apresentada a contribuição pessoal da pesquisadora que procura demonstrar a real necessidade de qualificar cada vez mais a interatividade entre os atores, aí compreendidos os professores, alunos, monitores, tutores e coordenação, a par dos meios disponíveis, dos quais deverão ter domínio de emprego e evidência de sua utilização de forma didático-pedagógica, a fim de obter melhores resultados nos processos de ensinar e aprender virtualmente. Revela-se, por igual, o papel fundamental desempenhado pelo professor no ambiente virtual de ensino, no qual, mais do que na sala de aula convencional, é realçada a sua intervenção como mediador pedagógico, que auxilia na constituição de uma efetiva comunidade de aprendizagem.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-01-09
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FARIA, Elaine Turk. Interatividade e mediação pedagógica na educação a distância. 2003. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3551
identifier_str_mv FARIA, Elaine Turk. Interatividade e mediação pedagógica na educação a distância. 2003. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/3/300658.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/2/300658.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3551/1/300658.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 365aa7ea66e8fd952df9b1d073196517
1bfd197b36c03aa5f9e914f440580c5a
10f1bb0ff50c6038f6b8760f50ab15b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765294249410560