Atividades contextualizadas nas aulas de matemática para a formação de um cidadão crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Altenhofen, Marcele Elisa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3332
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o desenvolvimento de determinadas atividades realizadas nas aulas de matemática, com alunos de 5ª série do Ensino Fundamental, poderiam contribuir na formação de um cidadão crítico, a partir de uma metodologia contextualizada ao cotidiano do aluno e que utiliza o diálogo e a pesquisa em sala de aula. As reflexões aqui compartilhadas são partes de leituras e experiências vividas na sala de aula, além de registros da comunidade escolar envolvida. Os pressupostos teóricos estão amparados em autores como Olé Skovsmose, Paulo Freire e Ubiratan D Ambrósio. Na presente pesquisa estão descritas as questões emergentes a partir dos questionamentos propostos, os sujeitos envolvidos na pesquisa, a história da pesquisadora, as atividades desenvolvidas na sala de aula e as reflexões resultantes das mesmas. A análise dos resultados foi realizada a partir de questões que contribuem na formação do senso crítico do aluno, observando de que maneira a vivência cultural do mesmo e seu contexto influenciam nas relações que ele estabelece. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza a observação para coleta de dados e a triangulação como estratégia na análise das informações obtidas. Seguramente, os resultados obtidos referem-se à realidade descrita especificamente neste relato, que é parte de um processo, condizente com estes fatos
id P_RS_ec143b4eef31d344d0e0d90f63f185bc
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3332
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Portanova, RuthCPF:16876504034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5CPF:88917738087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236422Z8Altenhofen, Marcele Elisa2015-04-14T14:12:26Z2008-07-282008-03-17ALTENHOFEN, Marcele Elisa. Atividades contextualizadas nas aulas de matemática para a formação de um cidadão crítico. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3332Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 403145.pdf: 2125280 bytes, checksum: abbd82aa0d4e340729062e0c5073be74 (MD5) Previous issue date: 2008-03-17Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o desenvolvimento de determinadas atividades realizadas nas aulas de matemática, com alunos de 5ª série do Ensino Fundamental, poderiam contribuir na formação de um cidadão crítico, a partir de uma metodologia contextualizada ao cotidiano do aluno e que utiliza o diálogo e a pesquisa em sala de aula. As reflexões aqui compartilhadas são partes de leituras e experiências vividas na sala de aula, além de registros da comunidade escolar envolvida. Os pressupostos teóricos estão amparados em autores como Olé Skovsmose, Paulo Freire e Ubiratan D Ambrósio. Na presente pesquisa estão descritas as questões emergentes a partir dos questionamentos propostos, os sujeitos envolvidos na pesquisa, a história da pesquisadora, as atividades desenvolvidas na sala de aula e as reflexões resultantes das mesmas. A análise dos resultados foi realizada a partir de questões que contribuem na formação do senso crítico do aluno, observando de que maneira a vivência cultural do mesmo e seu contexto influenciam nas relações que ele estabelece. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza a observação para coleta de dados e a triangulação como estratégia na análise das informações obtidas. Seguramente, os resultados obtidos referem-se à realidade descrita especificamente neste relato, que é parte de um processo, condizente com estes fatosapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12651/403145.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaEDUCAÇÃO - MATEMÁTICAMATEMÁTICA - ENSINOAPRENDIZAGEMRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOEDUCAÇÃO E CIDADANIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAtividades contextualizadas nas aulas de matemática para a formação de um cidadão críticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL403145.pdf.jpg403145.pdf.jpgimage/jpeg2818http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3332/3/403145.pdf.jpgc064825f754ca84164f02b7d659ddb6dMD53TEXT403145.pdf.txt403145.pdf.txttext/plain153708http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3332/2/403145.pdf.txt020d4bf31e52048d04c6d2177480d212MD52ORIGINAL403145.pdfapplication/pdf2125280http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3332/1/403145.pdfabbd82aa0d4e340729062e0c5073be74MD51tede/33322015-04-17 15:59:58.46oai:tede2.pucrs.br:tede/3332Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Atividades contextualizadas nas aulas de matemática para a formação de um cidadão crítico
title Atividades contextualizadas nas aulas de matemática para a formação de um cidadão crítico
spellingShingle Atividades contextualizadas nas aulas de matemática para a formação de um cidadão crítico
Altenhofen, Marcele Elisa
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
MATEMÁTICA - ENSINO
APRENDIZAGEM
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
EDUCAÇÃO E CIDADANIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Atividades contextualizadas nas aulas de matemática para a formação de um cidadão crítico
title_full Atividades contextualizadas nas aulas de matemática para a formação de um cidadão crítico
title_fullStr Atividades contextualizadas nas aulas de matemática para a formação de um cidadão crítico
title_full_unstemmed Atividades contextualizadas nas aulas de matemática para a formação de um cidadão crítico
title_sort Atividades contextualizadas nas aulas de matemática para a formação de um cidadão crítico
author Altenhofen, Marcele Elisa
author_facet Altenhofen, Marcele Elisa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Portanova, Ruth
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:16876504034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:88917738087
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236422Z8
dc.contributor.author.fl_str_mv Altenhofen, Marcele Elisa
contributor_str_mv Portanova, Ruth
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
MATEMÁTICA - ENSINO
APRENDIZAGEM
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
EDUCAÇÃO E CIDADANIA
topic EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
MATEMÁTICA - ENSINO
APRENDIZAGEM
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
EDUCAÇÃO E CIDADANIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o desenvolvimento de determinadas atividades realizadas nas aulas de matemática, com alunos de 5ª série do Ensino Fundamental, poderiam contribuir na formação de um cidadão crítico, a partir de uma metodologia contextualizada ao cotidiano do aluno e que utiliza o diálogo e a pesquisa em sala de aula. As reflexões aqui compartilhadas são partes de leituras e experiências vividas na sala de aula, além de registros da comunidade escolar envolvida. Os pressupostos teóricos estão amparados em autores como Olé Skovsmose, Paulo Freire e Ubiratan D Ambrósio. Na presente pesquisa estão descritas as questões emergentes a partir dos questionamentos propostos, os sujeitos envolvidos na pesquisa, a história da pesquisadora, as atividades desenvolvidas na sala de aula e as reflexões resultantes das mesmas. A análise dos resultados foi realizada a partir de questões que contribuem na formação do senso crítico do aluno, observando de que maneira a vivência cultural do mesmo e seu contexto influenciam nas relações que ele estabelece. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza a observação para coleta de dados e a triangulação como estratégia na análise das informações obtidas. Seguramente, os resultados obtidos referem-se à realidade descrita especificamente neste relato, que é parte de um processo, condizente com estes fatos
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-07-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALTENHOFEN, Marcele Elisa. Atividades contextualizadas nas aulas de matemática para a formação de um cidadão crítico. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3332
identifier_str_mv ALTENHOFEN, Marcele Elisa. Atividades contextualizadas nas aulas de matemática para a formação de um cidadão crítico. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3332/3/403145.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3332/2/403145.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3332/1/403145.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c064825f754ca84164f02b7d659ddb6d
020d4bf31e52048d04c6d2177480d212
abbd82aa0d4e340729062e0c5073be74
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765292890456064