A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5678 |
Resumo: | Resultado de pesquisa bibliográfica e revisão de literatura direcionada à Educação Matemática Crítica, o artigo ora apresentado trata-se de uma breve reflexão teórica que dialoga, fundamentalmente, com as ideias do professor dinamarquês Ole Skovsmose. O objetivo é compreender a fundamentação e a estruturação da Educação Matemática Crítica, a partir da Teoria Crítica da escola de Frankfurt e da educação crítica, analisando seu papel na formação para a cidadania emancipadora. Os resultados desse estudo demonstraram que mesmo não sendo pretensão da Educação Matemática Crítica mudar políticas e lutar contra as forças do capital, ela tem como centro a questão da democracia e sua fundamentação e estruturação possibilitam a formação do cidadão crítico com capacidade emancipatória. |
id |
UNILASALLE-2_fedfce2ba1699d1c1f5a6f12051e1446 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5678 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação socialMatemática; EducaçãoEducação, Matemática, Crítica, Emancipação, Cidadania.Resultado de pesquisa bibliográfica e revisão de literatura direcionada à Educação Matemática Crítica, o artigo ora apresentado trata-se de uma breve reflexão teórica que dialoga, fundamentalmente, com as ideias do professor dinamarquês Ole Skovsmose. O objetivo é compreender a fundamentação e a estruturação da Educação Matemática Crítica, a partir da Teoria Crítica da escola de Frankfurt e da educação crítica, analisando seu papel na formação para a cidadania emancipadora. Os resultados desse estudo demonstraram que mesmo não sendo pretensão da Educação Matemática Crítica mudar políticas e lutar contra as forças do capital, ela tem como centro a questão da democracia e sua fundamentação e estruturação possibilitam a formação do cidadão crítico com capacidade emancipatória.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPizzolatto, CristianeBernartt, Maria de LourdesPontarolo, Edilson2020-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/567810.18316/recc.v25i1.5678Educação, Ciência e Cultura; v. 25, n. 1 (2020); p. 303-3142236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5678/pdfDireitos autorais 2020 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T20:07:40Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5678Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T20:07:40Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social |
title |
A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social |
spellingShingle |
A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social Pizzolatto, Cristiane Matemática; Educação Educação, Matemática, Crítica, Emancipação, Cidadania. |
title_short |
A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social |
title_full |
A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social |
title_fullStr |
A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social |
title_full_unstemmed |
A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social |
title_sort |
A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social |
author |
Pizzolatto, Cristiane |
author_facet |
Pizzolatto, Cristiane Bernartt, Maria de Lourdes Pontarolo, Edilson |
author_role |
author |
author2 |
Bernartt, Maria de Lourdes Pontarolo, Edilson |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pizzolatto, Cristiane Bernartt, Maria de Lourdes Pontarolo, Edilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática; Educação Educação, Matemática, Crítica, Emancipação, Cidadania. |
topic |
Matemática; Educação Educação, Matemática, Crítica, Emancipação, Cidadania. |
description |
Resultado de pesquisa bibliográfica e revisão de literatura direcionada à Educação Matemática Crítica, o artigo ora apresentado trata-se de uma breve reflexão teórica que dialoga, fundamentalmente, com as ideias do professor dinamarquês Ole Skovsmose. O objetivo é compreender a fundamentação e a estruturação da Educação Matemática Crítica, a partir da Teoria Crítica da escola de Frankfurt e da educação crítica, analisando seu papel na formação para a cidadania emancipadora. Os resultados desse estudo demonstraram que mesmo não sendo pretensão da Educação Matemática Crítica mudar políticas e lutar contra as forças do capital, ela tem como centro a questão da democracia e sua fundamentação e estruturação possibilitam a formação do cidadão crítico com capacidade emancipatória. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5678 10.18316/recc.v25i1.5678 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5678 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v25i1.5678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5678/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 25, n. 1 (2020); p. 303-314 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165871190933504 |