A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizzolatto, Cristiane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bernartt, Maria de Lourdes, Pontarolo, Edilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5678
Resumo: Resultado de pesquisa bibliográfica e revisão de literatura direcionada à Educação Matemática Crítica, o artigo ora apresentado trata-se de uma breve reflexão teórica que dialoga, fundamentalmente, com as ideias do professor dinamarquês Ole Skovsmose. O objetivo é compreender a fundamentação e a estruturação da Educação Matemática Crítica, a partir da Teoria Crítica da escola de Frankfurt e da educação crítica, analisando seu papel na formação para a cidadania emancipadora. Os resultados desse estudo demonstraram que mesmo não sendo pretensão da Educação Matemática Crítica mudar políticas e lutar contra as forças do capital, ela tem como centro a questão da democracia e sua fundamentação e estruturação possibilitam a formação do cidadão crítico com capacidade emancipatória.
id UNILASALLE-2_fedfce2ba1699d1c1f5a6f12051e1446
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5678
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação socialMatemática; EducaçãoEducação, Matemática, Crítica, Emancipação, Cidadania.Resultado de pesquisa bibliográfica e revisão de literatura direcionada à Educação Matemática Crítica, o artigo ora apresentado trata-se de uma breve reflexão teórica que dialoga, fundamentalmente, com as ideias do professor dinamarquês Ole Skovsmose. O objetivo é compreender a fundamentação e a estruturação da Educação Matemática Crítica, a partir da Teoria Crítica da escola de Frankfurt e da educação crítica, analisando seu papel na formação para a cidadania emancipadora. Os resultados desse estudo demonstraram que mesmo não sendo pretensão da Educação Matemática Crítica mudar políticas e lutar contra as forças do capital, ela tem como centro a questão da democracia e sua fundamentação e estruturação possibilitam a formação do cidadão crítico com capacidade emancipatória.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPizzolatto, CristianeBernartt, Maria de LourdesPontarolo, Edilson2020-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/567810.18316/recc.v25i1.5678Educação, Ciência e Cultura; v. 25, n. 1 (2020); p. 303-3142236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5678/pdfDireitos autorais 2020 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T20:07:40Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5678Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T20:07:40Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social
title A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social
spellingShingle A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social
Pizzolatto, Cristiane
Matemática; Educação
Educação, Matemática, Crítica, Emancipação, Cidadania.
title_short A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social
title_full A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social
title_fullStr A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social
title_full_unstemmed A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social
title_sort A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social
author Pizzolatto, Cristiane
author_facet Pizzolatto, Cristiane
Bernartt, Maria de Lourdes
Pontarolo, Edilson
author_role author
author2 Bernartt, Maria de Lourdes
Pontarolo, Edilson
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizzolatto, Cristiane
Bernartt, Maria de Lourdes
Pontarolo, Edilson
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática; Educação
Educação, Matemática, Crítica, Emancipação, Cidadania.
topic Matemática; Educação
Educação, Matemática, Crítica, Emancipação, Cidadania.
description Resultado de pesquisa bibliográfica e revisão de literatura direcionada à Educação Matemática Crítica, o artigo ora apresentado trata-se de uma breve reflexão teórica que dialoga, fundamentalmente, com as ideias do professor dinamarquês Ole Skovsmose. O objetivo é compreender a fundamentação e a estruturação da Educação Matemática Crítica, a partir da Teoria Crítica da escola de Frankfurt e da educação crítica, analisando seu papel na formação para a cidadania emancipadora. Os resultados desse estudo demonstraram que mesmo não sendo pretensão da Educação Matemática Crítica mudar políticas e lutar contra as forças do capital, ela tem como centro a questão da democracia e sua fundamentação e estruturação possibilitam a formação do cidadão crítico com capacidade emancipatória.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5678
10.18316/recc.v25i1.5678
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5678
identifier_str_mv 10.18316/recc.v25i1.5678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5678/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 25, n. 1 (2020); p. 303-314
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165871190933504