Dificuldades de alunos do ensino médio em questões de matemática do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mercedes Matte da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3499
Resumo: Neste trabalho são feitas algumas especulações sobre as causas do erro em Matemática. É feita uma investigação da relação do erro tanto com a linguagem matemática quanto a materna. Fatores relacionados com a aprendizagem mecânica e descontextualizada como fontes potenciais de erros são igualmente levantados. A aprendizagem significativa é proposta como uma alternativa a minimização do problema. O estudo foi efetivado por meio de instrumento projetado especificamente com a finalidade de tentar detectar as causas potenciais de erros cometidos por alunos do Ensino Médio, especificamente do segundo e terceiro anos. O estudo abrangeu escolas públicas e privadas. Nas públicas, as esferas municipal e estadual foram contempladas. A amostra investigada foi composta de 150 alunos selecionados aleatoriamente contemplando estudantes de ambos os sexos. A composição do estudo inclui ainda estudantes dos três turnos envolvendo também escolas da capital e do interior
id P_RS_fa8d8c4fd8141523b387734f6775ca70
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3499
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Viali, LoríCPF:11851686053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1CPF:45872422091http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4126178H5Silva, Mercedes Matte da2015-04-14T14:13:11Z2007-05-222006-01-20SILVA, Mercedes Matte da. Dificuldades de alunos do ensino médio em questões de matemática do ensino fundamental. 2006. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3499Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 347527.pdf: 901360 bytes, checksum: 839c68eb525fae82faf64904b5bdfc3c (MD5) Previous issue date: 2006-01-20Neste trabalho são feitas algumas especulações sobre as causas do erro em Matemática. É feita uma investigação da relação do erro tanto com a linguagem matemática quanto a materna. Fatores relacionados com a aprendizagem mecânica e descontextualizada como fontes potenciais de erros são igualmente levantados. A aprendizagem significativa é proposta como uma alternativa a minimização do problema. O estudo foi efetivado por meio de instrumento projetado especificamente com a finalidade de tentar detectar as causas potenciais de erros cometidos por alunos do Ensino Médio, especificamente do segundo e terceiro anos. O estudo abrangeu escolas públicas e privadas. Nas públicas, as esferas municipal e estadual foram contempladas. A amostra investigada foi composta de 150 alunos selecionados aleatoriamente contemplando estudantes de ambos os sexos. A composição do estudo inclui ainda estudantes dos três turnos envolvendo também escolas da capital e do interiorapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12713/347527.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaMATEMÁTICA - ENSINO MÉDIOAPRENDIZAGEM - DIFICULDADESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODificuldades de alunos do ensino médio em questões de matemática do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL347527.pdf.jpg347527.pdf.jpgimage/jpeg3559http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3499/3/347527.pdf.jpgda0700549f4ca6096a09f9a5419973d4MD53TEXT347527.pdf.txt347527.pdf.txttext/plain271939http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3499/2/347527.pdf.txtf851c1b87c8f6adcc27378758826104eMD52ORIGINAL347527.pdfapplication/pdf901360http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3499/1/347527.pdf839c68eb525fae82faf64904b5bdfc3cMD51tede/34992015-04-17 15:59:58.701oai:tede2.pucrs.br:tede/3499Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Dificuldades de alunos do ensino médio em questões de matemática do ensino fundamental
title Dificuldades de alunos do ensino médio em questões de matemática do ensino fundamental
spellingShingle Dificuldades de alunos do ensino médio em questões de matemática do ensino fundamental
Silva, Mercedes Matte da
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Dificuldades de alunos do ensino médio em questões de matemática do ensino fundamental
title_full Dificuldades de alunos do ensino médio em questões de matemática do ensino fundamental
title_fullStr Dificuldades de alunos do ensino médio em questões de matemática do ensino fundamental
title_full_unstemmed Dificuldades de alunos do ensino médio em questões de matemática do ensino fundamental
title_sort Dificuldades de alunos do ensino médio em questões de matemática do ensino fundamental
author Silva, Mercedes Matte da
author_facet Silva, Mercedes Matte da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viali, Lorí
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:11851686053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:45872422091
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4126178H5
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mercedes Matte da
contributor_str_mv Viali, Lorí
dc.subject.por.fl_str_mv MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
topic MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Neste trabalho são feitas algumas especulações sobre as causas do erro em Matemática. É feita uma investigação da relação do erro tanto com a linguagem matemática quanto a materna. Fatores relacionados com a aprendizagem mecânica e descontextualizada como fontes potenciais de erros são igualmente levantados. A aprendizagem significativa é proposta como uma alternativa a minimização do problema. O estudo foi efetivado por meio de instrumento projetado especificamente com a finalidade de tentar detectar as causas potenciais de erros cometidos por alunos do Ensino Médio, especificamente do segundo e terceiro anos. O estudo abrangeu escolas públicas e privadas. Nas públicas, as esferas municipal e estadual foram contempladas. A amostra investigada foi composta de 150 alunos selecionados aleatoriamente contemplando estudantes de ambos os sexos. A composição do estudo inclui ainda estudantes dos três turnos envolvendo também escolas da capital e do interior
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-01-20
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Mercedes Matte da. Dificuldades de alunos do ensino médio em questões de matemática do ensino fundamental. 2006. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3499
identifier_str_mv SILVA, Mercedes Matte da. Dificuldades de alunos do ensino médio em questões de matemática do ensino fundamental. 2006. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3499/3/347527.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3499/2/347527.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3499/1/347527.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv da0700549f4ca6096a09f9a5419973d4
f851c1b87c8f6adcc27378758826104e
839c68eb525fae82faf64904b5bdfc3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293742948352