Dificuldades de alunos com a simbologia matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Model, Silvana Lumertz
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3493
Resumo: Para a evolução do pensamento matemático foi necessário o desenvolvimento de sistemas de representação e, da compreensão dos símbolos utilizados, depende, muitas vezes, o estabelecimento da comunicação entre professor e aluno. As dificuldades no uso da simbologia matemática e na manipulação de registros de representação têm causado problemas na aprendizagem de vários conteúdos. Em alguns deles, como Teoria dos Conjuntos, Intervalos e Funções, são muitos os símbolos utilizados. Os registros de representação, assim como a simbologia envolvida nesses conteúdos, foram apresentados e trabalhados desde o Ensino Fundamental, contudo ainda mostram-se como fonte de incertezas. Assim, por meio desta pesquisa, pretende-se compreender as razões das dificuldades encontradas por alunos do Ensino Médio no entendimento e na utilização da simbologia matemática, com vistas a auxiliar alunos e professores na comunicação em sala de aula. Também é necessário salientar que a compreensão dessa simbologia e o trânsito entre os diferentes registros de representação podem melhorar o desempenho estudantil em Matemática como conseqüência da facilidade na comunicação escrita. A pesquisa foi realizada por meio de observações em sala de aula, da aplicação de um teste e de entrevistas com alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre. Como resultados, são apontadas as dificuldades evidenciadas pelos alunos no uso da simbologia e no trânsito entre os registros de representação, discutindo-se possíveis causas para os problemas
id P_RS_052afd70dc76ab4577eff9a219e0cb00
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3493
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Cury, Helena NoronhaCPF:9004430527http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5CPF:58030506015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759590D5Model, Silvana Lumertz2015-04-14T14:13:10Z2007-05-142005-08-12MODEL, Silvana Lumertz. Dificuldades de alunos com a simbologia matemática. 2005. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3493Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 336561.pdf: 725548 bytes, checksum: 2b5f958a4060c9778d9339749923d496 (MD5) Previous issue date: 2005-08-12Para a evolução do pensamento matemático foi necessário o desenvolvimento de sistemas de representação e, da compreensão dos símbolos utilizados, depende, muitas vezes, o estabelecimento da comunicação entre professor e aluno. As dificuldades no uso da simbologia matemática e na manipulação de registros de representação têm causado problemas na aprendizagem de vários conteúdos. Em alguns deles, como Teoria dos Conjuntos, Intervalos e Funções, são muitos os símbolos utilizados. Os registros de representação, assim como a simbologia envolvida nesses conteúdos, foram apresentados e trabalhados desde o Ensino Fundamental, contudo ainda mostram-se como fonte de incertezas. Assim, por meio desta pesquisa, pretende-se compreender as razões das dificuldades encontradas por alunos do Ensino Médio no entendimento e na utilização da simbologia matemática, com vistas a auxiliar alunos e professores na comunicação em sala de aula. Também é necessário salientar que a compreensão dessa simbologia e o trânsito entre os diferentes registros de representação podem melhorar o desempenho estudantil em Matemática como conseqüência da facilidade na comunicação escrita. A pesquisa foi realizada por meio de observações em sala de aula, da aplicação de um teste e de entrevistas com alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre. Como resultados, são apontadas as dificuldades evidenciadas pelos alunos no uso da simbologia e no trânsito entre os registros de representação, discutindo-se possíveis causas para os problemasapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12577/336561.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaMATEMÁTICA - ENSINO MÉDIOAPRENDIZAGEM - DIFICULDADESMATEMÁTICA - DIDÁTICASÍMBOLOS - MATEMÁTICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODificuldades de alunos com a simbologia matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL336561.pdf.jpg336561.pdf.jpgimage/jpeg3491http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3493/3/336561.pdf.jpg617058212132ceaf123478b2e8383893MD53TEXT336561.pdf.txt336561.pdf.txttext/plain286862http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3493/2/336561.pdf.txtf19bb416af9c47d2c9c9aafabb081425MD52ORIGINAL336561.pdfapplication/pdf725548http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3493/1/336561.pdf2b5f958a4060c9778d9339749923d496MD51tede/34932015-04-17 15:59:58.083oai:tede2.pucrs.br:tede/3493Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Dificuldades de alunos com a simbologia matemática
title Dificuldades de alunos com a simbologia matemática
spellingShingle Dificuldades de alunos com a simbologia matemática
Model, Silvana Lumertz
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
MATEMÁTICA - DIDÁTICA
SÍMBOLOS - MATEMÁTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Dificuldades de alunos com a simbologia matemática
title_full Dificuldades de alunos com a simbologia matemática
title_fullStr Dificuldades de alunos com a simbologia matemática
title_full_unstemmed Dificuldades de alunos com a simbologia matemática
title_sort Dificuldades de alunos com a simbologia matemática
author Model, Silvana Lumertz
author_facet Model, Silvana Lumertz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cury, Helena Noronha
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:9004430527
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788U5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:58030506015
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759590D5
dc.contributor.author.fl_str_mv Model, Silvana Lumertz
contributor_str_mv Cury, Helena Noronha
dc.subject.por.fl_str_mv MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
MATEMÁTICA - DIDÁTICA
SÍMBOLOS - MATEMÁTICA
topic MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
MATEMÁTICA - DIDÁTICA
SÍMBOLOS - MATEMÁTICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Para a evolução do pensamento matemático foi necessário o desenvolvimento de sistemas de representação e, da compreensão dos símbolos utilizados, depende, muitas vezes, o estabelecimento da comunicação entre professor e aluno. As dificuldades no uso da simbologia matemática e na manipulação de registros de representação têm causado problemas na aprendizagem de vários conteúdos. Em alguns deles, como Teoria dos Conjuntos, Intervalos e Funções, são muitos os símbolos utilizados. Os registros de representação, assim como a simbologia envolvida nesses conteúdos, foram apresentados e trabalhados desde o Ensino Fundamental, contudo ainda mostram-se como fonte de incertezas. Assim, por meio desta pesquisa, pretende-se compreender as razões das dificuldades encontradas por alunos do Ensino Médio no entendimento e na utilização da simbologia matemática, com vistas a auxiliar alunos e professores na comunicação em sala de aula. Também é necessário salientar que a compreensão dessa simbologia e o trânsito entre os diferentes registros de representação podem melhorar o desempenho estudantil em Matemática como conseqüência da facilidade na comunicação escrita. A pesquisa foi realizada por meio de observações em sala de aula, da aplicação de um teste e de entrevistas com alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre. Como resultados, são apontadas as dificuldades evidenciadas pelos alunos no uso da simbologia e no trânsito entre os registros de representação, discutindo-se possíveis causas para os problemas
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-08-12
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MODEL, Silvana Lumertz. Dificuldades de alunos com a simbologia matemática. 2005. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3493
identifier_str_mv MODEL, Silvana Lumertz. Dificuldades de alunos com a simbologia matemática. 2005. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3493/3/336561.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3493/2/336561.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3493/1/336561.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 617058212132ceaf123478b2e8383893
f19bb416af9c47d2c9c9aafabb081425
2b5f958a4060c9778d9339749923d496
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293728268288