Relações interpessoais no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ambrósio Bento Goicochea
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3495
Resumo: No presente trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa que objetivou descobrir o grau de influência das relações interpessoais no ensino de Ciências. Ao longo da trajetória de quarenta anos nas lides do Magistério, tornou-se possível perceber o quanto é importante o componente relacionamento no processo ensinoaprendizagem. Os dados foram levantados pela constatação dos fatos marcantes da atividade docente e aqui assinalados sob a forma de autobiografia profissional em que se procurou relatar todas as importantes etapas cumpridas no decorrer desse procedimento pedagógico. No percurso foi possível verificar a importância das relações interpessoais praticadas pelo professor em sala de aula no desempenho das suas funções, como forma eficiente e eficaz de facilitar a comunicação entre ele e os alunos. Isto serviu de motivo à investigação ora apresentada. Para tanto, procurou-se embasamento na leitura de autores, todos ligados à Educação e ao tema, dos quais extraíram-se ensinamentos, dando sustentação às conclusões estabelecidas na pesquisa com alunos da Universidade Católica de Pelotas. Um fato mostrou-se significativo no contexto geral do desempenho docente: a comunicação verbal do professor, como a maneira apropriada para promover a aprendizagem. Nessa investigação, os depoimentos colhidos demonstraram ter sido fundamental a exposição clara, vibrante, concisa e convincente dos assuntos de aula, bem como o estreitamento dos laços de amizade, entre o professor e os alunos, para o bom desenvolvimento dos trabalhos teóricos e práticos e por conseqüência, para resultados satisfatórios de aproveitamento final. Desta forma, neste trabalho procurou-se evidenciar o valor das relações interpessoais na formação do professor que, juntamente com a bagagem de conhecimentos específicos da disciplina, postura pessoal, sentimentos e atitudes éticas, constituem instrumentos colocados à mostra no desempenho da atividade professoral e referenciais seguros da firmeza com que é exercido o processo educativo
id P_RS_fda3db3830443a03e52040bcde030c29
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3495
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Rocha Filho, João Bernardes daCPF:35061278020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3CPF:06572847004http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716220Y8Andrade, Ambrósio Bento Goicochea2015-04-14T14:13:10Z2007-05-172007-01-15ANDRADE, Ambrósio Bento Goicochea. Relações interpessoais no ensino de ciências. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3495Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 389890.pdf: 466350 bytes, checksum: ab1a721f5ebb8c6a9ad0068611aecd7b (MD5) Previous issue date: 2007-01-15No presente trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa que objetivou descobrir o grau de influência das relações interpessoais no ensino de Ciências. Ao longo da trajetória de quarenta anos nas lides do Magistério, tornou-se possível perceber o quanto é importante o componente relacionamento no processo ensinoaprendizagem. Os dados foram levantados pela constatação dos fatos marcantes da atividade docente e aqui assinalados sob a forma de autobiografia profissional em que se procurou relatar todas as importantes etapas cumpridas no decorrer desse procedimento pedagógico. No percurso foi possível verificar a importância das relações interpessoais praticadas pelo professor em sala de aula no desempenho das suas funções, como forma eficiente e eficaz de facilitar a comunicação entre ele e os alunos. Isto serviu de motivo à investigação ora apresentada. Para tanto, procurou-se embasamento na leitura de autores, todos ligados à Educação e ao tema, dos quais extraíram-se ensinamentos, dando sustentação às conclusões estabelecidas na pesquisa com alunos da Universidade Católica de Pelotas. Um fato mostrou-se significativo no contexto geral do desempenho docente: a comunicação verbal do professor, como a maneira apropriada para promover a aprendizagem. Nessa investigação, os depoimentos colhidos demonstraram ter sido fundamental a exposição clara, vibrante, concisa e convincente dos assuntos de aula, bem como o estreitamento dos laços de amizade, entre o professor e os alunos, para o bom desenvolvimento dos trabalhos teóricos e práticos e por conseqüência, para resultados satisfatórios de aproveitamento final. Desta forma, neste trabalho procurou-se evidenciar o valor das relações interpessoais na formação do professor que, juntamente com a bagagem de conhecimentos específicos da disciplina, postura pessoal, sentimentos e atitudes éticas, constituem instrumentos colocados à mostra no desempenho da atividade professoral e referenciais seguros da firmeza com que é exercido o processo educativoapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12615/389890.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaPUCRSBRFaculdade de FícaCIÊNCIAS - ENSINORELAÇÕES INTERPESSOAISRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORelações interpessoais no ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL389890.pdf.jpg389890.pdf.jpgimage/jpeg2822http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3495/3/389890.pdf.jpgabcf87e86f8ec9d50a9be6f908b64265MD53TEXT389890.pdf.txt389890.pdf.txttext/plain238800http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3495/2/389890.pdf.txtf78d8deb71b90781f782fd3f2b0e2648MD52ORIGINAL389890.pdfapplication/pdf466350http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3495/1/389890.pdfab1a721f5ebb8c6a9ad0068611aecd7bMD51tede/34952015-04-17 15:59:58.333oai:tede2.pucrs.br:tede/3495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Relações interpessoais no ensino de ciências
title Relações interpessoais no ensino de ciências
spellingShingle Relações interpessoais no ensino de ciências
Andrade, Ambrósio Bento Goicochea
CIÊNCIAS - ENSINO
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Relações interpessoais no ensino de ciências
title_full Relações interpessoais no ensino de ciências
title_fullStr Relações interpessoais no ensino de ciências
title_full_unstemmed Relações interpessoais no ensino de ciências
title_sort Relações interpessoais no ensino de ciências
author Andrade, Ambrósio Bento Goicochea
author_facet Andrade, Ambrósio Bento Goicochea
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha Filho, João Bernardes da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:35061278020
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700583J3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:06572847004
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716220Y8
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Ambrósio Bento Goicochea
contributor_str_mv Rocha Filho, João Bernardes da
dc.subject.por.fl_str_mv CIÊNCIAS - ENSINO
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
topic CIÊNCIAS - ENSINO
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description No presente trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa que objetivou descobrir o grau de influência das relações interpessoais no ensino de Ciências. Ao longo da trajetória de quarenta anos nas lides do Magistério, tornou-se possível perceber o quanto é importante o componente relacionamento no processo ensinoaprendizagem. Os dados foram levantados pela constatação dos fatos marcantes da atividade docente e aqui assinalados sob a forma de autobiografia profissional em que se procurou relatar todas as importantes etapas cumpridas no decorrer desse procedimento pedagógico. No percurso foi possível verificar a importância das relações interpessoais praticadas pelo professor em sala de aula no desempenho das suas funções, como forma eficiente e eficaz de facilitar a comunicação entre ele e os alunos. Isto serviu de motivo à investigação ora apresentada. Para tanto, procurou-se embasamento na leitura de autores, todos ligados à Educação e ao tema, dos quais extraíram-se ensinamentos, dando sustentação às conclusões estabelecidas na pesquisa com alunos da Universidade Católica de Pelotas. Um fato mostrou-se significativo no contexto geral do desempenho docente: a comunicação verbal do professor, como a maneira apropriada para promover a aprendizagem. Nessa investigação, os depoimentos colhidos demonstraram ter sido fundamental a exposição clara, vibrante, concisa e convincente dos assuntos de aula, bem como o estreitamento dos laços de amizade, entre o professor e os alunos, para o bom desenvolvimento dos trabalhos teóricos e práticos e por conseqüência, para resultados satisfatórios de aproveitamento final. Desta forma, neste trabalho procurou-se evidenciar o valor das relações interpessoais na formação do professor que, juntamente com a bagagem de conhecimentos específicos da disciplina, postura pessoal, sentimentos e atitudes éticas, constituem instrumentos colocados à mostra no desempenho da atividade professoral e referenciais seguros da firmeza com que é exercido o processo educativo
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Ambrósio Bento Goicochea. Relações interpessoais no ensino de ciências. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3495
identifier_str_mv ANDRADE, Ambrósio Bento Goicochea. Relações interpessoais no ensino de ciências. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Fíca
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3495/3/389890.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3495/2/389890.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3495/1/389890.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv abcf87e86f8ec9d50a9be6f908b64265
f78d8deb71b90781f782fd3f2b0e2648
ab1a721f5ebb8c6a9ad0068611aecd7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765293733511168