History of Education and black populations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Adlene
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gondra, José Gonçalves, Barros, Surya Aaronovich Pombo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/64218
Resumo: O Dossiê “História da Educação e Populações Negras”, resultado da chamada pública da Revista Brasileira de História da Educação, recebeu 35 propostas. Após avaliação, foram selecionados 12 artigos que demonstraram adesão ao edital e receberam pareceres positivos dos/as avaliadores/as ad hoc. Os textos selecionados versam sobre temas como mulheres, intelectuais, aulas noturnas, trabalho, ensino de primeiras letras e superior, ensino de artes e ofícios, todos em intersecção com a cor/raça dos sujeitos envolvidos. Contemplam períodos que vão do início do século XIX à metade do século XX, abordando a problemática da educação das populações negras em regiões diversas como Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Contém, ainda, um texto que sobre a questão em Moçambique. As pesquisas foram realizadas por autores/as consagrados/as no campo, assim como estudantes de mestrado e doutorado das diversas regiões mencionadas, articulando faces do “velho” e do “novo” na História da Educação Brasileira.
id RBHE-1_20289ac4a6b5088242803684b95acef0
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/64218
network_acronym_str RBHE-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository_id_str
spelling History of Education and black populationsHistoria de la educación y poblaciones negrasHistória da Educação e Populações NegrasBlack populationEducationPoblaciones negrasEducaciónPopulações negrasEducaçãoO Dossiê “História da Educação e Populações Negras”, resultado da chamada pública da Revista Brasileira de História da Educação, recebeu 35 propostas. Após avaliação, foram selecionados 12 artigos que demonstraram adesão ao edital e receberam pareceres positivos dos/as avaliadores/as ad hoc. Os textos selecionados versam sobre temas como mulheres, intelectuais, aulas noturnas, trabalho, ensino de primeiras letras e superior, ensino de artes e ofícios, todos em intersecção com a cor/raça dos sujeitos envolvidos. Contemplam períodos que vão do início do século XIX à metade do século XX, abordando a problemática da educação das populações negras em regiões diversas como Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Contém, ainda, um texto que sobre a questão em Moçambique. As pesquisas foram realizadas por autores/as consagrados/as no campo, assim como estudantes de mestrado e doutorado das diversas regiões mencionadas, articulando faces do “velho” e do “novo” na História da Educação Brasileira.RBHE2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/64218Revista Brasileira de História da Educação; Vol 22 No 1 (2022): Publicação contínua; e207Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2022): Publicação contínua; e207Revista Brasileira de História da Educação; v. 22 n. 1 (2022): Publicação contínua; e2072238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/64218/751375154521https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/64218/751375154554Arantes, Adlene Gondra, José Gonçalves Barros, Surya Aaronovich Pombo de info:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-21T13:52:59Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/64218Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-07-21T13:52:59Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false
dc.title.none.fl_str_mv History of Education and black populations
Historia de la educación y poblaciones negras
História da Educação e Populações Negras
title History of Education and black populations
spellingShingle History of Education and black populations
Arantes, Adlene
Black population
Education
Poblaciones negras
Educación
Populações negras
Educação
title_short History of Education and black populations
title_full History of Education and black populations
title_fullStr History of Education and black populations
title_full_unstemmed History of Education and black populations
title_sort History of Education and black populations
author Arantes, Adlene
author_facet Arantes, Adlene
Gondra, José Gonçalves
Barros, Surya Aaronovich Pombo de
author_role author
author2 Gondra, José Gonçalves
Barros, Surya Aaronovich Pombo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arantes, Adlene
Gondra, José Gonçalves
Barros, Surya Aaronovich Pombo de
dc.subject.por.fl_str_mv Black population
Education
Poblaciones negras
Educación
Populações negras
Educação
topic Black population
Education
Poblaciones negras
Educación
Populações negras
Educação
description O Dossiê “História da Educação e Populações Negras”, resultado da chamada pública da Revista Brasileira de História da Educação, recebeu 35 propostas. Após avaliação, foram selecionados 12 artigos que demonstraram adesão ao edital e receberam pareceres positivos dos/as avaliadores/as ad hoc. Os textos selecionados versam sobre temas como mulheres, intelectuais, aulas noturnas, trabalho, ensino de primeiras letras e superior, ensino de artes e ofícios, todos em intersecção com a cor/raça dos sujeitos envolvidos. Contemplam períodos que vão do início do século XIX à metade do século XX, abordando a problemática da educação das populações negras em regiões diversas como Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Contém, ainda, um texto que sobre a questão em Moçambique. As pesquisas foram realizadas por autores/as consagrados/as no campo, assim como estudantes de mestrado e doutorado das diversas regiões mencionadas, articulando faces do “velho” e do “novo” na História da Educação Brasileira.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/64218
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/64218
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/64218/751375154521
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/64218/751375154554
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RBHE
publisher.none.fl_str_mv RBHE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação; Vol 22 No 1 (2022): Publicação contínua; e207
Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2022): Publicação contínua; e207
Revista Brasileira de História da Educação; v. 22 n. 1 (2022): Publicação contínua; e207
2238-0094
1519-5902
reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)
instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron:RBHE
instname_str Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron_str RBHE
institution RBHE
reponame_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com
_version_ 1752126532821712896