Epistemological basis of research on black population and education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Maria da Conceição
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Claudilene Maria da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26312
Resumo: Concebendo epistemologia como as formas de chegar ao conhecimento e às racionalidades que legitimam o conhecimento produzido, nesse trabalho consideramos como bases epistemológicas as teorias, as metodologias e os autores que fundamentam as pesquisas em educação. Nos interessa, objetivamente, identificar as bases epistemológicas que fundamentam pesquisas relacionadas à população negra e educação, refletindo os avanços e desafios epistemológicos frente ao pensamento hegemônico na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE) no período de 2010-2020. O procedimento metodológico foi o levantamento bibliográfico. Exploramos dissertações e teses em educação inseridas no repositório digital da UFPE. O critério básico para a seleção dos trabalhos foi a identificação de temas relacionados à população negra. Observamos os títulos das produções, as palavras-chave e os resumos, através dos descritores: raça, racismo, discriminação racial, relações étnico-raciais, população negra, manifestações culturais negras e educação. Encontramos e analisamos 20 pesquisas defendidas e publicadas nos últimos dez anos, entre elas, 12 dissertações e 8 teses. Para apreender as bases epistemológicas das pesquisas, realizamos a leitura dos capítulos teórico-metodológicos. Os resultados apontam que a produção acadêmica do PPGEdu-UFPE, no que se refere a aspectos da vida, da história e da cultura da população negra e das relações raciais no Brasil, embora ainda de forma incipiente, apresenta rasuras epistemológicas que revelam um conhecimento de ruptura com a hegemonia do pensamento eurocêntrico.
id UNOESC-3_da2d0da99d704b18349020e22b4cd18d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/26312
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Epistemological basis of research on black population and educationBases epistemológicas de investigaciones asociadas a población negra y educaciónBases epistemológicas de pesquisas relacionadas à população negra e educaçãoBase EpistemológicaPesquisaConhecimentoPopulação NegraEducação e Relações RaciaisBase EpistemológicaInvestigaciónConocimientoPoblación NegraEducación y Relaciones RacialesEpistemological basisSearchKnowledgeBlack populationEducation and Race RelationsConcebendo epistemologia como as formas de chegar ao conhecimento e às racionalidades que legitimam o conhecimento produzido, nesse trabalho consideramos como bases epistemológicas as teorias, as metodologias e os autores que fundamentam as pesquisas em educação. Nos interessa, objetivamente, identificar as bases epistemológicas que fundamentam pesquisas relacionadas à população negra e educação, refletindo os avanços e desafios epistemológicos frente ao pensamento hegemônico na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE) no período de 2010-2020. O procedimento metodológico foi o levantamento bibliográfico. Exploramos dissertações e teses em educação inseridas no repositório digital da UFPE. O critério básico para a seleção dos trabalhos foi a identificação de temas relacionados à população negra. Observamos os títulos das produções, as palavras-chave e os resumos, através dos descritores: raça, racismo, discriminação racial, relações étnico-raciais, população negra, manifestações culturais negras e educação. Encontramos e analisamos 20 pesquisas defendidas e publicadas nos últimos dez anos, entre elas, 12 dissertações e 8 teses. Para apreender as bases epistemológicas das pesquisas, realizamos a leitura dos capítulos teórico-metodológicos. Os resultados apontam que a produção acadêmica do PPGEdu-UFPE, no que se refere a aspectos da vida, da história e da cultura da população negra e das relações raciais no Brasil, embora ainda de forma incipiente, apresenta rasuras epistemológicas que revelam um conhecimento de ruptura com a hegemonia do pensamento eurocêntrico.Entendiendo epistemología como las formas de llegar al conocimiento y como las racionalidades que legitiman el conocimiento producido, en este trabajo consideramos como bases epistemológicas las teorías, las metodologías y los autores que fundamentan las investigaciones en educación. Nos interesa, objetivamente, identificar las bases epistemológicas que fundamentan investigaciones asociadas a población negra y educación, reflexionando sobre los avances y los desafíos epistemológicos frente al pensamiento hegemónico, en la producción académica del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE), en el período 2010-2020. El procedimiento metodológico fue la revisión bibliográfica. Exploramos tesis de maestría y doctorado en educación, contempladas en el archivo digital de la UFPE. El criterio básico para la selección de los trabajos fue la identificación de temas relacionados a la población negra. Tuvimos en cuenta los títulos de las producciones, las palabras clave y los resúmenes, a través de los descriptores: raza, racismo, discriminación racial, relaciones étnico-raciales, población negra, manifestaciones culturales negras y educación. Encontramos y analizamos 20 investigaciones sustentadas y publicadas en los últimos diez años, componiéndose este total de 12 tesis de maestría y 08 de doctorado. Para aprehender las bases epistemológicas de las investigaciones, realizamos la lectura de los capítulos teórico-metodológicos. Los resultados sugieren que la producción académica del PPGEdu/UFPE, en lo que se refiere a aspectos de la vida, la historia y la cultura de la población negra, así como de las relaciones raciales en Brasil, – aunque todavía de forma incipiente – presenta grietas epistemológicas que revelan un conocimiento de ruptura con la hegemonía del pensamiento eurocéntrico.Concebendo epistemologia como as formas de chegar ao conhecimento e às racionalidades que legitimam o conhecimento produzido, nesse trabalho consideramos como bases epistemológicas as teorias, as metodologias e os autores que fundamentam as pesquisas em educação. Nos interessa, objetivamente, identificar as bases epistemológicas que fundamentam pesquisas relacionadas à população negra e educação, refletindo os avanços e desafios epistemológicos frente ao pensamento hegemônico na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE) no período de 2010-2020. O procedimento metodológico foi o levantamento bibliográfico. Exploramos dissertações e teses em educação inseridas no repositório digital da UFPE. O critério básico para a seleção dos trabalhos foi a identificação de temas relacionados à população negra. Observamos os títulos das produções, as palavras-chave e os resumos, através dos descritores: raça, racismo, discriminação racial, relações étnico-raciais, população negra, manifestações culturais negras e educação. Encontramos e analisamos 20 pesquisas defendidas e publicadas nos últimos dez anos, entre elas, 12 dissertações e 8 teses. Para apreender as bases epistemológicas das pesquisas, realizamos a leitura dos capítulos teórico-metodológicos. Os resultados apontam que a produção acadêmica do PPGEdu-UFPE, no que se refere a aspectos da vida, da história e da cultura da população negra e das relações raciais no Brasil, embora ainda de forma incipiente, apresenta rasuras epistemológicas que revelam um conhecimento de ruptura com a hegemonia do pensamento eurocêntrico.Universidade do Oeste de Santa Catarina2021-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2631210.18593/r.v46i.26312Roteiro; Vol. 46 (2021): Roteiro; e26312Roteiro; Vol. 46 (2021): Roteiro; e26312Roteiro; Vol. 46 (2021): Roteiro; e26312Roteiro; v. 46 (2021): Roteiro; e26312Roteiro; Vol. 46 (2021): Roteiro; e263122177-60590104-431110.18593/r.v46ireponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26312/16120https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26312/16121Copyright (c) 2021 Maria da Conceição Reis, Claudilene Maria da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Maria da ConceiçãoSilva, Claudilene Maria da2021-12-15T11:48:57Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/26312Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2021-12-15T11:48:57Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Epistemological basis of research on black population and education
Bases epistemológicas de investigaciones asociadas a población negra y educación
Bases epistemológicas de pesquisas relacionadas à população negra e educação
title Epistemological basis of research on black population and education
spellingShingle Epistemological basis of research on black population and education
Reis, Maria da Conceição
Base Epistemológica
Pesquisa
Conhecimento
População Negra
Educação e Relações Raciais
Base Epistemológica
Investigación
Conocimiento
Población Negra
Educación y Relaciones Raciales
Epistemological basis
Search
Knowledge
Black population
Education and Race Relations
title_short Epistemological basis of research on black population and education
title_full Epistemological basis of research on black population and education
title_fullStr Epistemological basis of research on black population and education
title_full_unstemmed Epistemological basis of research on black population and education
title_sort Epistemological basis of research on black population and education
author Reis, Maria da Conceição
author_facet Reis, Maria da Conceição
Silva, Claudilene Maria da
author_role author
author2 Silva, Claudilene Maria da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Maria da Conceição
Silva, Claudilene Maria da
dc.subject.por.fl_str_mv Base Epistemológica
Pesquisa
Conhecimento
População Negra
Educação e Relações Raciais
Base Epistemológica
Investigación
Conocimiento
Población Negra
Educación y Relaciones Raciales
Epistemological basis
Search
Knowledge
Black population
Education and Race Relations
topic Base Epistemológica
Pesquisa
Conhecimento
População Negra
Educação e Relações Raciais
Base Epistemológica
Investigación
Conocimiento
Población Negra
Educación y Relaciones Raciales
Epistemological basis
Search
Knowledge
Black population
Education and Race Relations
description Concebendo epistemologia como as formas de chegar ao conhecimento e às racionalidades que legitimam o conhecimento produzido, nesse trabalho consideramos como bases epistemológicas as teorias, as metodologias e os autores que fundamentam as pesquisas em educação. Nos interessa, objetivamente, identificar as bases epistemológicas que fundamentam pesquisas relacionadas à população negra e educação, refletindo os avanços e desafios epistemológicos frente ao pensamento hegemônico na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE) no período de 2010-2020. O procedimento metodológico foi o levantamento bibliográfico. Exploramos dissertações e teses em educação inseridas no repositório digital da UFPE. O critério básico para a seleção dos trabalhos foi a identificação de temas relacionados à população negra. Observamos os títulos das produções, as palavras-chave e os resumos, através dos descritores: raça, racismo, discriminação racial, relações étnico-raciais, população negra, manifestações culturais negras e educação. Encontramos e analisamos 20 pesquisas defendidas e publicadas nos últimos dez anos, entre elas, 12 dissertações e 8 teses. Para apreender as bases epistemológicas das pesquisas, realizamos a leitura dos capítulos teórico-metodológicos. Os resultados apontam que a produção acadêmica do PPGEdu-UFPE, no que se refere a aspectos da vida, da história e da cultura da população negra e das relações raciais no Brasil, embora ainda de forma incipiente, apresenta rasuras epistemológicas que revelam um conhecimento de ruptura com a hegemonia do pensamento eurocêntrico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26312
10.18593/r.v46i.26312
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26312
identifier_str_mv 10.18593/r.v46i.26312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26312/16120
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26312/16121
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Maria da Conceição Reis, Claudilene Maria da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Maria da Conceição Reis, Claudilene Maria da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 46 (2021): Roteiro; e26312
Roteiro; Vol. 46 (2021): Roteiro; e26312
Roteiro; Vol. 46 (2021): Roteiro; e26312
Roteiro; v. 46 (2021): Roteiro; e26312
Roteiro; Vol. 46 (2021): Roteiro; e26312
2177-6059
0104-4311
10.18593/r.v46i
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220531716259840