Dossiê: Escolas isoladas e reunidas: a produção da invisibilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40758 |
Resumo: | Os textos reunidos neste dossiê têm o intuito de conferir visibilidade às escolas isoladas e reunidas visando analisar sua importãncia na configuração da escola primária brasileira, dando destaque ao período em que esta foi numericamente dominante, porém secundarizada nas políticas educacionais. Tem-se em vista também compreender como em outros contextoas nacionais, em que a populaçao rural era dominante no período (México), foram construídas políticas de funcionamento de escolas rurais, que tinham o mesmo modelo multideriado. Contemplando contextos nacionais (Brasil e México) e regionais distintos (São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais), períodos históricos diversos(final século XIX e meados século XX), aspectos variados no tratamento do tema(formação de professores, estatística escolar, organização das salas de aula, condições de funcionamento) fontes múltiplas (relatórios de inspeção, estatística escolar, legislação, currículos escolares, entre outros) tem-se em vista contribuir para a produção de uma historiografia das escolas isoladas e reunidas que permita apreender as múltiplas possibilidades de instrução da infância no interior do espaço escolar, bem como as diversas configurações que a instituição escola assumiu ao longo da história. |
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