Dossiê: História da Cultura Escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Ana Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: da Silva Frade, Isabel Cristina Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772
Resumo: O conjunto de estudos reunidos neste dossiê expressa, ao mesmo tempo, a força de uma série de teorizações que têm conduzido os debates acadêmicos sobre o tema nas últimas décadas e a possibilidade de uma diversidade de abordagens. O dossiê é aberto por dois ensaios, em que os autores, reconhecidos internacionalmente pelo conjunto de suas obras, retomam as principais questões que têm constituído a trajetória do campo de estudos sobre a história da literacy, na tradições norte-americana e europeia. A partir da revisitação dessas grandes discussões que têm marcado a área, apresentam proposições que podem ser lidas como um grande programa de pesquisas a ser realizado, para que tenhamos, de fato, um avanço na produção do conhecimento sobre os fenômenos da alfabetização, do letramento e da cultura escrita. Os três artigos seguintes trazem, por sua vez, resultados de pesquisas empíricas e se debruçam sobre o caso brasileiro. Neles, é possível visualizar, concretamente, a operacionalização de algumas teorizações e pressupostos discutidos nos dois primeiros artigos. Conscientes de que os estudos reunidos no dossiê não são capazes de abarcar, em sua amplitude, o crescimento do campo de estudos sobre a história da cultura escrita, a riqueza das abordagens que vêm sendo utilizadas, a diversidade de temas e enfoques, apostamos que eles expressam, pelo menos em alguma medida, o debate que vem sendo realizado no Brasil e em outras partes do mundo. Nesse sentido, podem contribuir para o avanço das discussões, para a sinalização de temas emergentes para novas pesquisas e, por fim, para a internacionalização da produção científica brasileira.
id RBHE-1_5ea9a95ccf732b5d30b5756591cd1b0f
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/40772
network_acronym_str RBHE-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Dossiê: História da Cultura EscritaCultura EscritaLetramentoAlfabetizaçãoLeituraEscritaHistóriaHistória da cultura escritaO conjunto de estudos reunidos neste dossiê expressa, ao mesmo tempo, a força de uma série de teorizações que têm conduzido os debates acadêmicos sobre o tema nas últimas décadas e a possibilidade de uma diversidade de abordagens. O dossiê é aberto por dois ensaios, em que os autores, reconhecidos internacionalmente pelo conjunto de suas obras, retomam as principais questões que têm constituído a trajetória do campo de estudos sobre a história da literacy, na tradições norte-americana e europeia. A partir da revisitação dessas grandes discussões que têm marcado a área, apresentam proposições que podem ser lidas como um grande programa de pesquisas a ser realizado, para que tenhamos, de fato, um avanço na produção do conhecimento sobre os fenômenos da alfabetização, do letramento e da cultura escrita. Os três artigos seguintes trazem, por sua vez, resultados de pesquisas empíricas e se debruçam sobre o caso brasileiro. Neles, é possível visualizar, concretamente, a operacionalização de algumas teorizações e pressupostos discutidos nos dois primeiros artigos. Conscientes de que os estudos reunidos no dossiê não são capazes de abarcar, em sua amplitude, o crescimento do campo de estudos sobre a história da cultura escrita, a riqueza das abordagens que vêm sendo utilizadas, a diversidade de temas e enfoques, apostamos que eles expressam, pelo menos em alguma medida, o debate que vem sendo realizado no Brasil e em outras partes do mundo. Nesse sentido, podem contribuir para o avanço das discussões, para a sinalização de temas emergentes para novas pesquisas e, por fim, para a internacionalização da produção científica brasileira.RBHE2016-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Histórica; Ensaioapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772Revista Brasileira de História da Educação; Vol 16 No 1[40] (2016): Janeiro/Março; 207 - 214Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 16 Núm. 1[40] (2016): Janeiro/Março; 207 - 214Revista Brasileira de História da Educação; v. 16 n. 1[40] (2016): Janeiro/Março; 207 - 2142238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772/pdf_97https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772/751375146662Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, Ana Maria de Oliveirada Silva Frade, Isabel Cristina Alves2022-02-22T22:17:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/40772Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:17:55Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false
dc.title.none.fl_str_mv Dossiê: História da Cultura Escrita
title Dossiê: História da Cultura Escrita
spellingShingle Dossiê: História da Cultura Escrita
Galvão, Ana Maria de Oliveira
Cultura Escrita
Letramento
Alfabetização
Leitura
Escrita
História
História da cultura escrita
title_short Dossiê: História da Cultura Escrita
title_full Dossiê: História da Cultura Escrita
title_fullStr Dossiê: História da Cultura Escrita
title_full_unstemmed Dossiê: História da Cultura Escrita
title_sort Dossiê: História da Cultura Escrita
author Galvão, Ana Maria de Oliveira
author_facet Galvão, Ana Maria de Oliveira
da Silva Frade, Isabel Cristina Alves
author_role author
author2 da Silva Frade, Isabel Cristina Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Ana Maria de Oliveira
da Silva Frade, Isabel Cristina Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Escrita
Letramento
Alfabetização
Leitura
Escrita
História
História da cultura escrita
topic Cultura Escrita
Letramento
Alfabetização
Leitura
Escrita
História
História da cultura escrita
description O conjunto de estudos reunidos neste dossiê expressa, ao mesmo tempo, a força de uma série de teorizações que têm conduzido os debates acadêmicos sobre o tema nas últimas décadas e a possibilidade de uma diversidade de abordagens. O dossiê é aberto por dois ensaios, em que os autores, reconhecidos internacionalmente pelo conjunto de suas obras, retomam as principais questões que têm constituído a trajetória do campo de estudos sobre a história da literacy, na tradições norte-americana e europeia. A partir da revisitação dessas grandes discussões que têm marcado a área, apresentam proposições que podem ser lidas como um grande programa de pesquisas a ser realizado, para que tenhamos, de fato, um avanço na produção do conhecimento sobre os fenômenos da alfabetização, do letramento e da cultura escrita. Os três artigos seguintes trazem, por sua vez, resultados de pesquisas empíricas e se debruçam sobre o caso brasileiro. Neles, é possível visualizar, concretamente, a operacionalização de algumas teorizações e pressupostos discutidos nos dois primeiros artigos. Conscientes de que os estudos reunidos no dossiê não são capazes de abarcar, em sua amplitude, o crescimento do campo de estudos sobre a história da cultura escrita, a riqueza das abordagens que vêm sendo utilizadas, a diversidade de temas e enfoques, apostamos que eles expressam, pelo menos em alguma medida, o debate que vem sendo realizado no Brasil e em outras partes do mundo. Nesse sentido, podem contribuir para o avanço das discussões, para a sinalização de temas emergentes para novas pesquisas e, por fim, para a internacionalização da produção científica brasileira.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Histórica; Ensaio
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772/pdf_97
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772/751375146662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv RBHE
publisher.none.fl_str_mv RBHE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação; Vol 16 No 1[40] (2016): Janeiro/Março; 207 - 214
Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 16 Núm. 1[40] (2016): Janeiro/Março; 207 - 214
Revista Brasileira de História da Educação; v. 16 n. 1[40] (2016): Janeiro/Março; 207 - 214
2238-0094
1519-5902
reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)
instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron:RBHE
instname_str Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron_str RBHE
institution RBHE
reponame_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com
_version_ 1752126531319103488