Dossiê: História da Cultura Escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772 |
Resumo: | O conjunto de estudos reunidos neste dossiê expressa, ao mesmo tempo, a força de uma série de teorizações que têm conduzido os debates acadêmicos sobre o tema nas últimas décadas e a possibilidade de uma diversidade de abordagens. O dossiê é aberto por dois ensaios, em que os autores, reconhecidos internacionalmente pelo conjunto de suas obras, retomam as principais questões que têm constituído a trajetória do campo de estudos sobre a história da literacy, na tradições norte-americana e europeia. A partir da revisitação dessas grandes discussões que têm marcado a área, apresentam proposições que podem ser lidas como um grande programa de pesquisas a ser realizado, para que tenhamos, de fato, um avanço na produção do conhecimento sobre os fenômenos da alfabetização, do letramento e da cultura escrita. Os três artigos seguintes trazem, por sua vez, resultados de pesquisas empíricas e se debruçam sobre o caso brasileiro. Neles, é possível visualizar, concretamente, a operacionalização de algumas teorizações e pressupostos discutidos nos dois primeiros artigos. Conscientes de que os estudos reunidos no dossiê não são capazes de abarcar, em sua amplitude, o crescimento do campo de estudos sobre a história da cultura escrita, a riqueza das abordagens que vêm sendo utilizadas, a diversidade de temas e enfoques, apostamos que eles expressam, pelo menos em alguma medida, o debate que vem sendo realizado no Brasil e em outras partes do mundo. Nesse sentido, podem contribuir para o avanço das discussões, para a sinalização de temas emergentes para novas pesquisas e, por fim, para a internacionalização da produção científica brasileira. |
id |
RBHE-1_5ea9a95ccf732b5d30b5756591cd1b0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/40772 |
network_acronym_str |
RBHE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dossiê: História da Cultura EscritaCultura EscritaLetramentoAlfabetizaçãoLeituraEscritaHistóriaHistória da cultura escritaO conjunto de estudos reunidos neste dossiê expressa, ao mesmo tempo, a força de uma série de teorizações que têm conduzido os debates acadêmicos sobre o tema nas últimas décadas e a possibilidade de uma diversidade de abordagens. O dossiê é aberto por dois ensaios, em que os autores, reconhecidos internacionalmente pelo conjunto de suas obras, retomam as principais questões que têm constituído a trajetória do campo de estudos sobre a história da literacy, na tradições norte-americana e europeia. A partir da revisitação dessas grandes discussões que têm marcado a área, apresentam proposições que podem ser lidas como um grande programa de pesquisas a ser realizado, para que tenhamos, de fato, um avanço na produção do conhecimento sobre os fenômenos da alfabetização, do letramento e da cultura escrita. Os três artigos seguintes trazem, por sua vez, resultados de pesquisas empíricas e se debruçam sobre o caso brasileiro. Neles, é possível visualizar, concretamente, a operacionalização de algumas teorizações e pressupostos discutidos nos dois primeiros artigos. Conscientes de que os estudos reunidos no dossiê não são capazes de abarcar, em sua amplitude, o crescimento do campo de estudos sobre a história da cultura escrita, a riqueza das abordagens que vêm sendo utilizadas, a diversidade de temas e enfoques, apostamos que eles expressam, pelo menos em alguma medida, o debate que vem sendo realizado no Brasil e em outras partes do mundo. Nesse sentido, podem contribuir para o avanço das discussões, para a sinalização de temas emergentes para novas pesquisas e, por fim, para a internacionalização da produção científica brasileira.RBHE2016-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Histórica; Ensaioapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772Revista Brasileira de História da Educação; Vol 16 No 1[40] (2016): Janeiro/Março; 207 - 214Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 16 Núm. 1[40] (2016): Janeiro/Março; 207 - 214Revista Brasileira de História da Educação; v. 16 n. 1[40] (2016): Janeiro/Março; 207 - 2142238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772/pdf_97https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772/751375146662Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, Ana Maria de Oliveirada Silva Frade, Isabel Cristina Alves2022-02-22T22:17:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/40772Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:17:55Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dossiê: História da Cultura Escrita |
title |
Dossiê: História da Cultura Escrita |
spellingShingle |
Dossiê: História da Cultura Escrita Galvão, Ana Maria de Oliveira Cultura Escrita Letramento Alfabetização Leitura Escrita História História da cultura escrita |
title_short |
Dossiê: História da Cultura Escrita |
title_full |
Dossiê: História da Cultura Escrita |
title_fullStr |
Dossiê: História da Cultura Escrita |
title_full_unstemmed |
Dossiê: História da Cultura Escrita |
title_sort |
Dossiê: História da Cultura Escrita |
author |
Galvão, Ana Maria de Oliveira |
author_facet |
Galvão, Ana Maria de Oliveira da Silva Frade, Isabel Cristina Alves |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Frade, Isabel Cristina Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Ana Maria de Oliveira da Silva Frade, Isabel Cristina Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Escrita Letramento Alfabetização Leitura Escrita História História da cultura escrita |
topic |
Cultura Escrita Letramento Alfabetização Leitura Escrita História História da cultura escrita |
description |
O conjunto de estudos reunidos neste dossiê expressa, ao mesmo tempo, a força de uma série de teorizações que têm conduzido os debates acadêmicos sobre o tema nas últimas décadas e a possibilidade de uma diversidade de abordagens. O dossiê é aberto por dois ensaios, em que os autores, reconhecidos internacionalmente pelo conjunto de suas obras, retomam as principais questões que têm constituído a trajetória do campo de estudos sobre a história da literacy, na tradições norte-americana e europeia. A partir da revisitação dessas grandes discussões que têm marcado a área, apresentam proposições que podem ser lidas como um grande programa de pesquisas a ser realizado, para que tenhamos, de fato, um avanço na produção do conhecimento sobre os fenômenos da alfabetização, do letramento e da cultura escrita. Os três artigos seguintes trazem, por sua vez, resultados de pesquisas empíricas e se debruçam sobre o caso brasileiro. Neles, é possível visualizar, concretamente, a operacionalização de algumas teorizações e pressupostos discutidos nos dois primeiros artigos. Conscientes de que os estudos reunidos no dossiê não são capazes de abarcar, em sua amplitude, o crescimento do campo de estudos sobre a história da cultura escrita, a riqueza das abordagens que vêm sendo utilizadas, a diversidade de temas e enfoques, apostamos que eles expressam, pelo menos em alguma medida, o debate que vem sendo realizado no Brasil e em outras partes do mundo. Nesse sentido, podem contribuir para o avanço das discussões, para a sinalização de temas emergentes para novas pesquisas e, por fim, para a internacionalização da produção científica brasileira. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Histórica; Ensaio |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772/pdf_97 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40772/751375146662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação; Vol 16 No 1[40] (2016): Janeiro/Março; 207 - 214 Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 16 Núm. 1[40] (2016): Janeiro/Março; 207 - 214 Revista Brasileira de História da Educação; v. 16 n. 1[40] (2016): Janeiro/Março; 207 - 214 2238-0094 1519-5902 reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online) instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) instacron:RBHE |
instname_str |
Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
instacron_str |
RBHE |
institution |
RBHE |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com |
_version_ |
1752126531319103488 |