O público e o privado na educação brasileira: inovações e tendências a partir dos anos de 1980

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonamino, Alicia Maria Catalano de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38719
Resumo: This paper approaches the relation between public and private in contemporany policy of basic education. It takes as reference the reform of the brazilian State and seek characterize it as a transicion from one form of burocratic regulation, stronlgy centralized to a hybrid form of regulation that congregate state control with discentalized strategies, autonomy and self-regulation of education stages and of the school institucions. Given this scenario the text identify the way how new public and private spaces are reshaped in the basic brazilian education. And analisys follows in time with centralization and discentralization process (administrative, fanancing and pedagogical) that characterize the educational policy of the 90’s. 
id RBHE-1_6d2d908fd7fc4627a23428914b4d7ba6
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38719
network_acronym_str RBHE-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository_id_str
spelling O público e o privado na educação brasileira: inovações e tendências a partir dos anos de 1980O público e o privado na educação brasileira: inovações e tendências a partir dos anos de 1980Basic EducationEducational PolicyBrazilian EducationEducação BásicaPolítica EducacionalEducação BrasileiraThis paper approaches the relation between public and private in contemporany policy of basic education. It takes as reference the reform of the brazilian State and seek characterize it as a transicion from one form of burocratic regulation, stronlgy centralized to a hybrid form of regulation that congregate state control with discentalized strategies, autonomy and self-regulation of education stages and of the school institucions. Given this scenario the text identify the way how new public and private spaces are reshaped in the basic brazilian education. And analisys follows in time with centralization and discentralization process (administrative, fanancing and pedagogical) that characterize the educational policy of the 90’s. O artigo aborda o tema da relação público e privado na política contemporânea de educação básica. Toma como referência a reforma do Estado brasileiro e procura caracterizá-la como transição de uma forma de regulação burocrática e fortemente centralizada para uma forma de regulação híbrida que conjuga o controle pelo Estado com estratégias de descentralização, autonomia e auto-regulação das instâncias educacionais e das instituições escolares. Com base nesse cenário, o texto identifica o modo como se redesenham os novos espaços do público e do privado na educação básica brasileira e os analisa em articulação com os processos de descentralização e centralização (administrativa, financeira e pedagógica) que caracterizam a política educacional dos anos 1990.  RBHE2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38719Revista Brasileira de História da Educação; Vol 3 No 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 253-276Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 3 Núm. 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 253-276Revista Brasileira de História da Educação; v. 3 n. 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 253-2762238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38719/20248Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBonamino, Alicia Maria Catalano de2022-02-22T22:19:29Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38719Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:29Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false
dc.title.none.fl_str_mv O público e o privado na educação brasileira: inovações e tendências a partir dos anos de 1980
O público e o privado na educação brasileira: inovações e tendências a partir dos anos de 1980
title O público e o privado na educação brasileira: inovações e tendências a partir dos anos de 1980
spellingShingle O público e o privado na educação brasileira: inovações e tendências a partir dos anos de 1980
Bonamino, Alicia Maria Catalano de
Basic Education
Educational Policy
Brazilian Education
Educação Básica
Política Educacional
Educação Brasileira
title_short O público e o privado na educação brasileira: inovações e tendências a partir dos anos de 1980
title_full O público e o privado na educação brasileira: inovações e tendências a partir dos anos de 1980
title_fullStr O público e o privado na educação brasileira: inovações e tendências a partir dos anos de 1980
title_full_unstemmed O público e o privado na educação brasileira: inovações e tendências a partir dos anos de 1980
title_sort O público e o privado na educação brasileira: inovações e tendências a partir dos anos de 1980
author Bonamino, Alicia Maria Catalano de
author_facet Bonamino, Alicia Maria Catalano de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonamino, Alicia Maria Catalano de
dc.subject.por.fl_str_mv Basic Education
Educational Policy
Brazilian Education
Educação Básica
Política Educacional
Educação Brasileira
topic Basic Education
Educational Policy
Brazilian Education
Educação Básica
Política Educacional
Educação Brasileira
description This paper approaches the relation between public and private in contemporany policy of basic education. It takes as reference the reform of the brazilian State and seek characterize it as a transicion from one form of burocratic regulation, stronlgy centralized to a hybrid form of regulation that congregate state control with discentalized strategies, autonomy and self-regulation of education stages and of the school institucions. Given this scenario the text identify the way how new public and private spaces are reshaped in the basic brazilian education. And analisys follows in time with centralization and discentralization process (administrative, fanancing and pedagogical) that characterize the educational policy of the 90’s. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38719
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38719/20248
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RBHE
publisher.none.fl_str_mv RBHE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação; Vol 3 No 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 253-276
Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 3 Núm. 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 253-276
Revista Brasileira de História da Educação; v. 3 n. 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 253-276
2238-0094
1519-5902
reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)
instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron:RBHE
instname_str Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron_str RBHE
institution RBHE
reponame_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com
_version_ 1752126530329247744