O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz de Mello, Rita Márcia Andrade
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cury, Carlos Roberto Jamil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/571
Resumo: No atual contexto brasileiro de formação de professores, destaca-se o Conselho Técnico-Científico de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC-EB/Capes). A partir de diálogos com a literatura e a legislação educacional que tratam da formação inicial e continuada de professores e de questionários aplicados a membros do CTC-EB/Capes, esperamos oferecer subsídios tanto para a sua dinâmica quanto para a compreensão dessa formação e seu aperfeiçoamento. Ressaltamos o importante papel desse conselho na condução da Política Nacional de Formação de Professores. Evidencia-se a transitoriedade do nível de formação do professor, bem como o conflito entre o reconhecimento da necessidade de formação em nível superior e a manutenção dela em nível médio, o que denota a indefinição de uma política de formação desses profissionais. 
id CAPES-1_63f4da924b0e48c07637989c08fc3c18
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/571
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no BrasilThe current scenario of the formation process of teachers for the teaching of basic education in BrazilEl escenario actual del proceso de formación de profesores para el magisterio de la educación básica en BrasilEducaçãoFormação de professores; política educacional; educação básicaTeacher Education. Educational Policy. Basic Education.Formación del Profesorado. Política Educativa. Educación Básica.No atual contexto brasileiro de formação de professores, destaca-se o Conselho Técnico-Científico de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC-EB/Capes). A partir de diálogos com a literatura e a legislação educacional que tratam da formação inicial e continuada de professores e de questionários aplicados a membros do CTC-EB/Capes, esperamos oferecer subsídios tanto para a sua dinâmica quanto para a compreensão dessa formação e seu aperfeiçoamento. Ressaltamos o importante papel desse conselho na condução da Política Nacional de Formação de Professores. Evidencia-se a transitoriedade do nível de formação do professor, bem como o conflito entre o reconhecimento da necessidade de formação em nível superior e a manutenção dela em nível médio, o que denota a indefinição de uma política de formação desses profissionais. In the current Brazilian context of teacher education, the Scientific Technical Council of Basic Education CAPES deserves to be highlighted. Through interaction with the literature and educational legislation dealing with the initial and continuing training of teachers and the application of questionnaires to members of the CTC/EB/ CAPES, we hope to contribute to the dynamics of the training and to understanding and improving it. We acknowledge the important role of the CTC/EB/CAPES in conducting the National Policy of Teacher Training. The study reveals the transitory nature of the level on which teacher training occurs. It also highlights the conflict between recognizing the need for training within higher education and keeping it on the secondary level, thereby denoting the indefinition of a training policy for these professionals.En el contexto brasileño actual de la formación docente, se destaca el Consejo Técnico Científico de la Educación Básica de la CAPES. De diálogos con la literatura y la legislación educativa que tratan de la formación inicial y continuada de los docentes y los cuestionarios aplicados a los miembros de la CTC/EB/CAPES, esperamos ofrecer subsidios tanto a su dinámica cuanto a la comprensión de esa formación y su perfeccionamiento. Señalamos el importante papel de la CTC/EB/ CAPES en la conducción de la Política Nacional de Formación Docente. Se destaca la fugacidad del nivel de formación de los docentes, el conflicto entre el reconocimiento de la necesidad de formación en la educación superior y en el mantenimiento de esta en el nivel secundario, lo que denota la indefinición de una política de formación de estos profesionalesRevista Brasileira de Pós-GraduaçãoVaz de Mello, Rita Márcia AndradeCury, Carlos Roberto Jamil2015-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/57110.21713/2358-2332.2014.v11.571RBPG; v. 11, n. 26 (2014)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 26 (2014)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/571/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/571/49info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil
The current scenario of the formation process of teachers for the teaching of basic education in Brazil
El escenario actual del proceso de formación de profesores para el magisterio de la educación básica en Brasil
title O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil
spellingShingle O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil
Vaz de Mello, Rita Márcia Andrade
Educação
Formação de professores; política educacional; educação básica
Teacher Education. Educational Policy. Basic Education.
Formación del Profesorado. Política Educativa. Educación Básica.
title_short O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil
title_full O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil
title_fullStr O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil
title_full_unstemmed O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil
title_sort O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil
author Vaz de Mello, Rita Márcia Andrade
author_facet Vaz de Mello, Rita Márcia Andrade
Cury, Carlos Roberto Jamil
author_role author
author2 Cury, Carlos Roberto Jamil
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz de Mello, Rita Márcia Andrade
Cury, Carlos Roberto Jamil
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores; política educacional; educação básica
Teacher Education. Educational Policy. Basic Education.
Formación del Profesorado. Política Educativa. Educación Básica.
topic Educação
Formação de professores; política educacional; educação básica
Teacher Education. Educational Policy. Basic Education.
Formación del Profesorado. Política Educativa. Educación Básica.
dc.description.none.fl_txt_mv No atual contexto brasileiro de formação de professores, destaca-se o Conselho Técnico-Científico de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC-EB/Capes). A partir de diálogos com a literatura e a legislação educacional que tratam da formação inicial e continuada de professores e de questionários aplicados a membros do CTC-EB/Capes, esperamos oferecer subsídios tanto para a sua dinâmica quanto para a compreensão dessa formação e seu aperfeiçoamento. Ressaltamos o importante papel desse conselho na condução da Política Nacional de Formação de Professores. Evidencia-se a transitoriedade do nível de formação do professor, bem como o conflito entre o reconhecimento da necessidade de formação em nível superior e a manutenção dela em nível médio, o que denota a indefinição de uma política de formação desses profissionais. 
In the current Brazilian context of teacher education, the Scientific Technical Council of Basic Education CAPES deserves to be highlighted. Through interaction with the literature and educational legislation dealing with the initial and continuing training of teachers and the application of questionnaires to members of the CTC/EB/ CAPES, we hope to contribute to the dynamics of the training and to understanding and improving it. We acknowledge the important role of the CTC/EB/CAPES in conducting the National Policy of Teacher Training. The study reveals the transitory nature of the level on which teacher training occurs. It also highlights the conflict between recognizing the need for training within higher education and keeping it on the secondary level, thereby denoting the indefinition of a training policy for these professionals.
En el contexto brasileño actual de la formación docente, se destaca el Consejo Técnico Científico de la Educación Básica de la CAPES. De diálogos con la literatura y la legislación educativa que tratan de la formación inicial y continuada de los docentes y los cuestionarios aplicados a los miembros de la CTC/EB/CAPES, esperamos ofrecer subsidios tanto a su dinámica cuanto a la comprensión de esa formación y su perfeccionamiento. Señalamos el importante papel de la CTC/EB/ CAPES en la conducción de la Política Nacional de Formación Docente. Se destaca la fugacidad del nivel de formación de los docentes, el conflicto entre el reconocimiento de la necesidad de formación en la educación superior y en el mantenimiento de esta en el nivel secundario, lo que denota la indefinición de una política de formación de estos profesionales
description No atual contexto brasileiro de formação de professores, destaca-se o Conselho Técnico-Científico de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC-EB/Capes). A partir de diálogos com a literatura e a legislação educacional que tratam da formação inicial e continuada de professores e de questionários aplicados a membros do CTC-EB/Capes, esperamos oferecer subsídios tanto para a sua dinâmica quanto para a compreensão dessa formação e seu aperfeiçoamento. Ressaltamos o importante papel desse conselho na condução da Política Nacional de Formação de Professores. Evidencia-se a transitoriedade do nível de formação do professor, bem como o conflito entre o reconhecimento da necessidade de formação em nível superior e a manutenção dela em nível médio, o que denota a indefinição de uma política de formação desses profissionais. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-16
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/571
10.21713/2358-2332.2014.v11.571
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/571
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2014.v11.571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/571/pdf
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/571/49
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 11, n. 26 (2014)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 26 (2014)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987073657077760