O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/571 |
Resumo: | No atual contexto brasileiro de formação de professores, destaca-se o Conselho Técnico-Científico de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC-EB/Capes). A partir de diálogos com a literatura e a legislação educacional que tratam da formação inicial e continuada de professores e de questionários aplicados a membros do CTC-EB/Capes, esperamos oferecer subsídios tanto para a sua dinâmica quanto para a compreensão dessa formação e seu aperfeiçoamento. Ressaltamos o importante papel desse conselho na condução da Política Nacional de Formação de Professores. Evidencia-se a transitoriedade do nível de formação do professor, bem como o conflito entre o reconhecimento da necessidade de formação em nível superior e a manutenção dela em nível médio, o que denota a indefinição de uma política de formação desses profissionais. |
id |
CAPES-1_63f4da924b0e48c07637989c08fc3c18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/571 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no BrasilThe current scenario of the formation process of teachers for the teaching of basic education in BrazilEl escenario actual del proceso de formación de profesores para el magisterio de la educación básica en BrasilEducaçãoFormação de professores; política educacional; educação básicaTeacher Education. Educational Policy. Basic Education.Formación del Profesorado. Política Educativa. Educación Básica.No atual contexto brasileiro de formação de professores, destaca-se o Conselho Técnico-Científico de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC-EB/Capes). A partir de diálogos com a literatura e a legislação educacional que tratam da formação inicial e continuada de professores e de questionários aplicados a membros do CTC-EB/Capes, esperamos oferecer subsídios tanto para a sua dinâmica quanto para a compreensão dessa formação e seu aperfeiçoamento. Ressaltamos o importante papel desse conselho na condução da Política Nacional de Formação de Professores. Evidencia-se a transitoriedade do nível de formação do professor, bem como o conflito entre o reconhecimento da necessidade de formação em nível superior e a manutenção dela em nível médio, o que denota a indefinição de uma política de formação desses profissionais. In the current Brazilian context of teacher education, the Scientific Technical Council of Basic Education CAPES deserves to be highlighted. Through interaction with the literature and educational legislation dealing with the initial and continuing training of teachers and the application of questionnaires to members of the CTC/EB/ CAPES, we hope to contribute to the dynamics of the training and to understanding and improving it. We acknowledge the important role of the CTC/EB/CAPES in conducting the National Policy of Teacher Training. The study reveals the transitory nature of the level on which teacher training occurs. It also highlights the conflict between recognizing the need for training within higher education and keeping it on the secondary level, thereby denoting the indefinition of a training policy for these professionals.En el contexto brasileño actual de la formación docente, se destaca el Consejo Técnico Científico de la Educación Básica de la CAPES. De diálogos con la literatura y la legislación educativa que tratan de la formación inicial y continuada de los docentes y los cuestionarios aplicados a los miembros de la CTC/EB/CAPES, esperamos ofrecer subsidios tanto a su dinámica cuanto a la comprensión de esa formación y su perfeccionamiento. Señalamos el importante papel de la CTC/EB/ CAPES en la conducción de la Política Nacional de Formación Docente. Se destaca la fugacidad del nivel de formación de los docentes, el conflicto entre el reconocimiento de la necesidad de formación en la educación superior y en el mantenimiento de esta en el nivel secundario, lo que denota la indefinición de una política de formación de estos profesionalesRevista Brasileira de Pós-GraduaçãoVaz de Mello, Rita Márcia AndradeCury, Carlos Roberto Jamil2015-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/57110.21713/2358-2332.2014.v11.571RBPG; v. 11, n. 26 (2014)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 26 (2014)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/571/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/571/49info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil The current scenario of the formation process of teachers for the teaching of basic education in Brazil El escenario actual del proceso de formación de profesores para el magisterio de la educación básica en Brasil |
title |
O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil |
spellingShingle |
O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil Vaz de Mello, Rita Márcia Andrade Educação Formação de professores; política educacional; educação básica Teacher Education. Educational Policy. Basic Education. Formación del Profesorado. Política Educativa. Educación Básica. |
title_short |
O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil |
title_full |
O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil |
title_fullStr |
O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil |
title_full_unstemmed |
O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil |
title_sort |
O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil |
author |
Vaz de Mello, Rita Márcia Andrade |
author_facet |
Vaz de Mello, Rita Márcia Andrade Cury, Carlos Roberto Jamil |
author_role |
author |
author2 |
Cury, Carlos Roberto Jamil |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz de Mello, Rita Márcia Andrade Cury, Carlos Roberto Jamil |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação de professores; política educacional; educação básica Teacher Education. Educational Policy. Basic Education. Formación del Profesorado. Política Educativa. Educación Básica. |
topic |
Educação Formação de professores; política educacional; educação básica Teacher Education. Educational Policy. Basic Education. Formación del Profesorado. Política Educativa. Educación Básica. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
No atual contexto brasileiro de formação de professores, destaca-se o Conselho Técnico-Científico de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC-EB/Capes). A partir de diálogos com a literatura e a legislação educacional que tratam da formação inicial e continuada de professores e de questionários aplicados a membros do CTC-EB/Capes, esperamos oferecer subsídios tanto para a sua dinâmica quanto para a compreensão dessa formação e seu aperfeiçoamento. Ressaltamos o importante papel desse conselho na condução da Política Nacional de Formação de Professores. Evidencia-se a transitoriedade do nível de formação do professor, bem como o conflito entre o reconhecimento da necessidade de formação em nível superior e a manutenção dela em nível médio, o que denota a indefinição de uma política de formação desses profissionais. In the current Brazilian context of teacher education, the Scientific Technical Council of Basic Education CAPES deserves to be highlighted. Through interaction with the literature and educational legislation dealing with the initial and continuing training of teachers and the application of questionnaires to members of the CTC/EB/ CAPES, we hope to contribute to the dynamics of the training and to understanding and improving it. We acknowledge the important role of the CTC/EB/CAPES in conducting the National Policy of Teacher Training. The study reveals the transitory nature of the level on which teacher training occurs. It also highlights the conflict between recognizing the need for training within higher education and keeping it on the secondary level, thereby denoting the indefinition of a training policy for these professionals. En el contexto brasileño actual de la formación docente, se destaca el Consejo Técnico Científico de la Educación Básica de la CAPES. De diálogos con la literatura y la legislación educativa que tratan de la formación inicial y continuada de los docentes y los cuestionarios aplicados a los miembros de la CTC/EB/CAPES, esperamos ofrecer subsidios tanto a su dinámica cuanto a la comprensión de esa formación y su perfeccionamiento. Señalamos el importante papel de la CTC/EB/ CAPES en la conducción de la Política Nacional de Formación Docente. Se destaca la fugacidad del nivel de formación de los docentes, el conflicto entre el reconocimiento de la necesidad de formación en la educación superior y en el mantenimiento de esta en el nivel secundario, lo que denota la indefinición de una política de formación de estos profesionales |
description |
No atual contexto brasileiro de formação de professores, destaca-se o Conselho Técnico-Científico de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC-EB/Capes). A partir de diálogos com a literatura e a legislação educacional que tratam da formação inicial e continuada de professores e de questionários aplicados a membros do CTC-EB/Capes, esperamos oferecer subsídios tanto para a sua dinâmica quanto para a compreensão dessa formação e seu aperfeiçoamento. Ressaltamos o importante papel desse conselho na condução da Política Nacional de Formação de Professores. Evidencia-se a transitoriedade do nível de formação do professor, bem como o conflito entre o reconhecimento da necessidade de formação em nível superior e a manutenção dela em nível médio, o que denota a indefinição de uma política de formação desses profissionais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/571 10.21713/2358-2332.2014.v11.571 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/571 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2014.v11.571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/571/pdf http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/571/49 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 11, n. 26 (2014) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 26 (2014) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987073657077760 |