Instrução pública e formação de professores em Minas Gerais (1825-1852)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Walquíria Miranda
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38697
Resumo: The goal of this research was to understand the roles of the teaching occupation and the teacher’s specific abilities in the first half of the nineteenth century, a moment when the public elementary schooling of the state of Minas Gerais, Brazil, was being organized. In the analyzed period deep arguments on the organization of elementary school system took place. Concepts were produced about the need to organize the public schooling and the teachers formation, as well as the creation of a “Escola Normal” (‘Normal’ refers to the function of defining procedures; this institution is responsible for the teachers formation) where the teachers would be trained. 
id RBHE-1_7672d01f6066e93804347850b655dc0f
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38697
network_acronym_str RBHE-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Instrução pública e formação de professores em Minas Gerais (1825-1852)Instrução pública e formação de professores em Minas Gerais (1825-1852)Teaching OcupationPublic SchoolingTeaching FormationProfissão DocenteInstrução PúblicaFormação de ProfessoresThe goal of this research was to understand the roles of the teaching occupation and the teacher’s specific abilities in the first half of the nineteenth century, a moment when the public elementary schooling of the state of Minas Gerais, Brazil, was being organized. In the analyzed period deep arguments on the organization of elementary school system took place. Concepts were produced about the need to organize the public schooling and the teachers formation, as well as the creation of a “Escola Normal” (‘Normal’ refers to the function of defining procedures; this institution is responsible for the teachers formation) where the teachers would be trained. Esta pesquisa tem por objetivo compreender as representações produzidas sobre a profissão docente e as capacidades específicas do professor na primeira metade do século XIX, momento em que se buscava organizar a instrução pública primária mineira. O período analisado foi de intensos debates sobre a organização do sistema de ensino primário, e também marcado pela produção de discursos por meio dos quais foi veiculada a necessidade de organização da instrução pública e da formação dos professores, bem como a criação de uma Escola Normal na qual estes pudessem ser formados.     RBHE2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38697Revista Brasileira de História da Educação; Vol 3 No 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 87-113Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 3 Núm. 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 87-113Revista Brasileira de História da Educação; v. 3 n. 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 87-1132238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38697/20226Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Walquíria Miranda2022-02-22T22:19:40Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38697Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:40Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrução pública e formação de professores em Minas Gerais (1825-1852)
Instrução pública e formação de professores em Minas Gerais (1825-1852)
title Instrução pública e formação de professores em Minas Gerais (1825-1852)
spellingShingle Instrução pública e formação de professores em Minas Gerais (1825-1852)
Rosa, Walquíria Miranda
Teaching Ocupation
Public Schooling
Teaching Formation
Profissão Docente
Instrução Pública
Formação de Professores
title_short Instrução pública e formação de professores em Minas Gerais (1825-1852)
title_full Instrução pública e formação de professores em Minas Gerais (1825-1852)
title_fullStr Instrução pública e formação de professores em Minas Gerais (1825-1852)
title_full_unstemmed Instrução pública e formação de professores em Minas Gerais (1825-1852)
title_sort Instrução pública e formação de professores em Minas Gerais (1825-1852)
author Rosa, Walquíria Miranda
author_facet Rosa, Walquíria Miranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Walquíria Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching Ocupation
Public Schooling
Teaching Formation
Profissão Docente
Instrução Pública
Formação de Professores
topic Teaching Ocupation
Public Schooling
Teaching Formation
Profissão Docente
Instrução Pública
Formação de Professores
description The goal of this research was to understand the roles of the teaching occupation and the teacher’s specific abilities in the first half of the nineteenth century, a moment when the public elementary schooling of the state of Minas Gerais, Brazil, was being organized. In the analyzed period deep arguments on the organization of elementary school system took place. Concepts were produced about the need to organize the public schooling and the teachers formation, as well as the creation of a “Escola Normal” (‘Normal’ refers to the function of defining procedures; this institution is responsible for the teachers formation) where the teachers would be trained. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38697
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38697/20226
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RBHE
publisher.none.fl_str_mv RBHE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação; Vol 3 No 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 87-113
Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 3 Núm. 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 87-113
Revista Brasileira de História da Educação; v. 3 n. 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 87-113
2238-0094
1519-5902
reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)
instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron:RBHE
instname_str Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron_str RBHE
institution RBHE
reponame_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com
_version_ 1752126530294644736