As representações dos professores primários: estratégia política e habitus professoral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lugli, Rosario S. Genta
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38662
Resumo: Este artigo analisa as formas peculiares pelas quais, durante o século XX, os professores primários brasileiros buscaram eleger representantes para cargos eletivos. A intenção de fazer ouvir os seus reclamos em âmbito estatal pela via política choca-se frontalmente com uma forte e generalizada recusa da “vinculação política” das associações docentes. Esse paradoxo foi solucionado por meio de práticas e discursos com relação à profissão que permitem compreender o habitus professoral. São analisados os casos de três associações de professores primários: o Centro do Professorado Paulista de São Paulo, a Sociedade Unificadora dos Professores Primários da Bahia e o Centro do Professorado Primário de Pernambuco. Os conceitos estruturantes da análise são de Chartier (representação) e de Bourdieu (campos sociais). Abstract This text aims to analyze the peculiar strategies that were used during the XXth. Century by teachers’ associations to elect representants to the Legislative Assembly. The intention to take vindications to the State by political ways collided with the strong rejection of politics from teachers associations. This paradox was solved by practices and discourses about the profession that allow us to understand the nature of teachers’ habitus. We analyze the cases of three elementary teachers associations: the Centro do Professorado Paulista from São Paulo, the Sociedade Unificadora dos Professores Primários from Bahia and the Centro do Professorado Primário from Pernambuco. The concepts that structure this text are from Chartier (representation) and Bourdieu (social fields theory). Keywords Teachers Associations; Teacher’s Professionalization; Elementary School; Political Representation; XXth. Century
id RBHE-1_a0fef014a352fe03139f2cd9578735aa
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38662
network_acronym_str RBHE-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository_id_str
spelling As representações dos professores primários: estratégia política e habitus professoralProfissão DocenteAssociações de ProfessoresEnsino PrimárioRepresentação PolíticaSéculo XXEste artigo analisa as formas peculiares pelas quais, durante o século XX, os professores primários brasileiros buscaram eleger representantes para cargos eletivos. A intenção de fazer ouvir os seus reclamos em âmbito estatal pela via política choca-se frontalmente com uma forte e generalizada recusa da “vinculação política” das associações docentes. Esse paradoxo foi solucionado por meio de práticas e discursos com relação à profissão que permitem compreender o habitus professoral. São analisados os casos de três associações de professores primários: o Centro do Professorado Paulista de São Paulo, a Sociedade Unificadora dos Professores Primários da Bahia e o Centro do Professorado Primário de Pernambuco. Os conceitos estruturantes da análise são de Chartier (representação) e de Bourdieu (campos sociais). Abstract This text aims to analyze the peculiar strategies that were used during the XXth. Century by teachers’ associations to elect representants to the Legislative Assembly. The intention to take vindications to the State by political ways collided with the strong rejection of politics from teachers associations. This paradox was solved by practices and discourses about the profession that allow us to understand the nature of teachers’ habitus. We analyze the cases of three elementary teachers associations: the Centro do Professorado Paulista from São Paulo, the Sociedade Unificadora dos Professores Primários from Bahia and the Centro do Professorado Primário from Pernambuco. The concepts that structure this text are from Chartier (representation) and Bourdieu (social fields theory). Keywords Teachers Associations; Teacher’s Professionalization; Elementary School; Political Representation; XXth. CenturyRBHE2012-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38662Revista Brasileira de História da Educação; Vol 5 No 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 231-262Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 5 Núm. 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 231-262Revista Brasileira de História da Educação; v. 5 n. 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 231-2622238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38662/20193Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLugli, Rosario S. Genta2022-02-22T22:19:58Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38662Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:58Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações dos professores primários: estratégia política e habitus professoral
title As representações dos professores primários: estratégia política e habitus professoral
spellingShingle As representações dos professores primários: estratégia política e habitus professoral
Lugli, Rosario S. Genta
Profissão Docente
Associações de Professores
Ensino Primário
Representação Política
Século XX
title_short As representações dos professores primários: estratégia política e habitus professoral
title_full As representações dos professores primários: estratégia política e habitus professoral
title_fullStr As representações dos professores primários: estratégia política e habitus professoral
title_full_unstemmed As representações dos professores primários: estratégia política e habitus professoral
title_sort As representações dos professores primários: estratégia política e habitus professoral
author Lugli, Rosario S. Genta
author_facet Lugli, Rosario S. Genta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lugli, Rosario S. Genta
dc.subject.por.fl_str_mv Profissão Docente
Associações de Professores
Ensino Primário
Representação Política
Século XX
topic Profissão Docente
Associações de Professores
Ensino Primário
Representação Política
Século XX
description Este artigo analisa as formas peculiares pelas quais, durante o século XX, os professores primários brasileiros buscaram eleger representantes para cargos eletivos. A intenção de fazer ouvir os seus reclamos em âmbito estatal pela via política choca-se frontalmente com uma forte e generalizada recusa da “vinculação política” das associações docentes. Esse paradoxo foi solucionado por meio de práticas e discursos com relação à profissão que permitem compreender o habitus professoral. São analisados os casos de três associações de professores primários: o Centro do Professorado Paulista de São Paulo, a Sociedade Unificadora dos Professores Primários da Bahia e o Centro do Professorado Primário de Pernambuco. Os conceitos estruturantes da análise são de Chartier (representação) e de Bourdieu (campos sociais). Abstract This text aims to analyze the peculiar strategies that were used during the XXth. Century by teachers’ associations to elect representants to the Legislative Assembly. The intention to take vindications to the State by political ways collided with the strong rejection of politics from teachers associations. This paradox was solved by practices and discourses about the profession that allow us to understand the nature of teachers’ habitus. We analyze the cases of three elementary teachers associations: the Centro do Professorado Paulista from São Paulo, the Sociedade Unificadora dos Professores Primários from Bahia and the Centro do Professorado Primário from Pernambuco. The concepts that structure this text are from Chartier (representation) and Bourdieu (social fields theory). Keywords Teachers Associations; Teacher’s Professionalization; Elementary School; Political Representation; XXth. Century
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38662
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38662/20193
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RBHE
publisher.none.fl_str_mv RBHE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação; Vol 5 No 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 231-262
Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 5 Núm. 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 231-262
Revista Brasileira de História da Educação; v. 5 n. 1 [9] (2005): Janeiro/Junho; 231-262
2238-0094
1519-5902
reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)
instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron:RBHE
instname_str Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron_str RBHE
institution RBHE
reponame_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com
_version_ 1752126529993703424