O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38698 |
Resumo: | This article was written focusing education history professors and students of pedagogy courses. Its purpose is to present a reflection on the teaching of education history by taking into account the author’s self-learning process in that knowledge area, and the way she put into action what she learned when teaching. She relates her own living experience with selected student’s ones. Through a private file report and a school dossier, she makes the student’s voice alive. The teacher’s action effects upon the student are apprehended by the analogy between education history and painting teachings. The history education goals, the student difficulties, the selection of basic contents and some learning situations are discussed with the objective of showing how multiple senses are built in the classroom through the pedagogic interaction. |
id |
RBHE-1_c222a14f36d11e30b398902f8a9226ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38698 |
network_acronym_str |
RBHE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aulaO ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aulaHistory of EducationTeaching of History of EducationHistória da EducaçãoEnsino de História da EducaçãoThis article was written focusing education history professors and students of pedagogy courses. Its purpose is to present a reflection on the teaching of education history by taking into account the author’s self-learning process in that knowledge area, and the way she put into action what she learned when teaching. She relates her own living experience with selected student’s ones. Through a private file report and a school dossier, she makes the student’s voice alive. The teacher’s action effects upon the student are apprehended by the analogy between education history and painting teachings. The history education goals, the student difficulties, the selection of basic contents and some learning situations are discussed with the objective of showing how multiple senses are built in the classroom through the pedagogic interaction. Os principais destinatários deste artigo são os professores de história da educação e estudantes dos cursos de graduação em pedagogia. Seu objetivo é refletir sobre o ensino da história da educação a partir do processo de aprendizagem da própria autora nessa área de conhecimentos e do modo como mobilizou o que aprendeu no ensino. Para tanto, relaciona sua experiência vivida com experiências discentes escolhidas. Torna viva a voz do aluno, através de depoimento de arquivo privado e de um dossiê escolar. Os efeitos da ação do professor sobre o estudante são trabalhados pela analogia dos ensinos da história da educação e da pintura. As finalidades da história da educação, as dificuldades discentes, a seleção de conteúdos básicos e algumas situações de aprendizagem são discutidas com o intuito de mostrar como múltiplos sentidos são construídos na sala de aula por meio da interação pedagógica. RBHE2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38698Revista Brasileira de História da Educação; Vol 3 No 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 115-158Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 3 Núm. 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 115-158Revista Brasileira de História da Educação; v. 3 n. 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 115-1582238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38698/20227Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Clarice2022-02-22T22:19:40Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38698Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:40Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula |
title |
O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula |
spellingShingle |
O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula Nunes, Clarice History of Education Teaching of History of Education História da Educação Ensino de História da Educação |
title_short |
O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula |
title_full |
O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula |
title_fullStr |
O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula |
title_full_unstemmed |
O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula |
title_sort |
O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula |
author |
Nunes, Clarice |
author_facet |
Nunes, Clarice |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Clarice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
History of Education Teaching of History of Education História da Educação Ensino de História da Educação |
topic |
History of Education Teaching of History of Education História da Educação Ensino de História da Educação |
description |
This article was written focusing education history professors and students of pedagogy courses. Its purpose is to present a reflection on the teaching of education history by taking into account the author’s self-learning process in that knowledge area, and the way she put into action what she learned when teaching. She relates her own living experience with selected student’s ones. Through a private file report and a school dossier, she makes the student’s voice alive. The teacher’s action effects upon the student are apprehended by the analogy between education history and painting teachings. The history education goals, the student difficulties, the selection of basic contents and some learning situations are discussed with the objective of showing how multiple senses are built in the classroom through the pedagogic interaction. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38698 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38698/20227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação; Vol 3 No 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 115-158 Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 3 Núm. 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 115-158 Revista Brasileira de História da Educação; v. 3 n. 2 [6] (2003): Dossiê: Memória do ensino de história da educação | Julho/Dezembro; 115-158 2238-0094 1519-5902 reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online) instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) instacron:RBHE |
instname_str |
Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
instacron_str |
RBHE |
institution |
RBHE |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com |
_version_ |
1752126530295693312 |