O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617016 |
Resumo: | Orientador: Olinda Maria Noranha |
id |
UNICAMP-30_92e049c28561880da923161387854ce7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::845338 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizadaThe teaching of history in Brazil : the natural history to the history naturalizedEducaçãoEnsino de históriaBrasil - Educação - HistóriaEducationTeaching of historyBrazil - Education - HistoryOrientador: Olinda Maria NoranhaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação tem como objeto a História enquanto disciplina ensinada no Brasil. Para o entendimento do tema, buscamos sua constituição histórica a partir da periodização sugerida por Iglesias (2000) tendo o ano de 1838 como um marco para a sistematização da História no Brasil com a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. A partir desta data, associando estudo bibliográfico e análises documentais, percebemos a institucionalização deste conhecimento no ensino, intimamente atrelado aos interesses conjunturais que variam conforme o próprio país se desenvolve e se complexifica. Então, a finalidade maior desta pesquisa é verificar a relação estabelecida entre o ensino de História e os diferentes momentos históricos brasileiros. Como o conhecimento histórico é tratado, via educação, e quais funções desempenhou e ainda desempenha, desde sua constituição enquanto matéria ensinada até o momento atual? Metodologicamente, buscamos os caminhos que relacionam o geral e o específico, uma via de mão dupla onde conjuntura e objeto se inter-relacionam, na justa relação macro versus micro. Nesse sentido, nos interessa o entendimento também do quadro mais amplo onde está inserido nosso objeto, as discussões e atores sociais participantes da conformação de forças que dão movimento ao processo histórico onde se constitui a disciplina em análise. Conforme os resultados obtidos, constatamos que o que se ensina e o como se ensina, através do ensino de História, obedecem, sem negar a contradição, a fatores externos, geralmente respostas às necessidades do contexto e guiados pelo grupo no poder. Desta forma, o que se ensina em História sofre interferências das evoluções e arranjos econômicos sociais e políticos.Abstract: The subject of this master thesis is the teaching of History in Brazil. To better understand this issue we seek the historical constitution from the timeline suggested by Iglesias (2000) with the year 1838 as a milestone for the systematization of History in Brazil with the creation of the Brazilian Geography and History. From this date, combining bibliographic and documentary analysis, we realize the institutionalization of knowledge in education, closely tied to conjectural interest that has varied according to country development and complexity. So, the main aim of this research is to determine the relationship between history teaching and the different historical periods in Brazil. How historical knowledge is treated, via education, and what roles have played and still plays since its constitution as subject taught until nowadays? Methodologically, we seek the path that connects the general and the specific, a two-way street where conjecture and object are interrelated in the macro versus micro proper relationship. In this sense, we are interested in understanding also the wider framework in which our object is inserted, discussions and social actors participating in the forces conformation that moves the historical process where the discipline under review has been constituted. According to the observed, we find out that what is teach and how is teach in history teaching, obey, without denying the contradiction, the external factors and usually answers the needs of the context and are guided by the group in power. Thus, what is taught in history suffers interference of the evolutions and of social and economic arrangements.MestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Noronha, Olinda Maria, 1946-Lima, Olinda Pontieri deCastanho, Sérgio Eduardo MontesNascimento, Manoel Nelito MatheusUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Guilherme Pontieri de2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf145 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617016LIMA, Guilherme Pontieri de. O ensino de história no Brasil: da "história natural" à história naturalizada. 2011. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617016. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/845338porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:31:04Zoai::845338Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:31:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada The teaching of history in Brazil : the natural history to the history naturalized |
title |
O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada |
spellingShingle |
O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada Lima, Guilherme Pontieri de Educação Ensino de história Brasil - Educação - História Education Teaching of history Brazil - Education - History |
title_short |
O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada |
title_full |
O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada |
title_fullStr |
O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada |
title_full_unstemmed |
O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada |
title_sort |
O ensino de história no Brasil : da "história natural" à história naturalizada |
author |
Lima, Guilherme Pontieri de |
author_facet |
Lima, Guilherme Pontieri de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Noronha, Olinda Maria, 1946- Lima, Olinda Pontieri de Castanho, Sérgio Eduardo Montes Nascimento, Manoel Nelito Matheus Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Guilherme Pontieri de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino de história Brasil - Educação - História Education Teaching of history Brazil - Education - History |
topic |
Educação Ensino de história Brasil - Educação - História Education Teaching of history Brazil - Education - History |
description |
Orientador: Olinda Maria Noranha |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617016 LIMA, Guilherme Pontieri de. O ensino de história no Brasil: da "história natural" à história naturalizada. 2011. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617016. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617016 |
identifier_str_mv |
LIMA, Guilherme Pontieri de. O ensino de história no Brasil: da "história natural" à história naturalizada. 2011. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617016. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/845338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 145 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189069813448704 |