The Colégio Pedro II and its impact in the constitution of the Public Secondary Professorship in Brazil (1837-1945)
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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The Colégio Pedro II and its impact in the constitution of the Public Secondary Professorship in Brazil (1837-1945)El Colégio Pedro II y el impacto en la constitución del Magisterio Público Secundario en Brasil (1837- 1945)Dossiê: O Colégio Pedro II e seu impacto na constituição do Magistério Público Secundário no Brasil (1837-1945)TeachersColégio de Pedro IIMemoryPressProfissão docenteMagistério secundárioColégio Pedro II1837-1945História da Profissão Docente[...][...]O conjunto de textos que compõem este dossiê se refere à pesquisa desenvolvida pelo grupo História da Profissão Docente, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio - mas que envolve pesquisadores de outras instituições universitárias - intitulada “O Colégio Pedro II e seu impacto na constituição do magistério público secundário no Brasil”, financiada pelo CNPq e pela FAPERJ. A pesquisa propõe-se a estudar o processo de constituição de uma identidade profissional específica por parte desse segmento da categoria docente: o magistério público secundário, a partir de um recorte institucional. Toma como objeto de estudo o Colégio Pedro II, com um largo espectro temporal (1837-1945), buscando entender como, ao longo desse período, foi se configurando o seu quadro docente, considerando-se o lugar que a instituição ocupa no processo de institucionalização do ensino secundário no Brasil e o seu caráter modelar. Os textos incluídos neste dossiê se remetem a distintos momentos da história da instituição e têm recortes bastante diferenciados. Os três primeiros textos se remetem ao período imperial e os dois outros se debruçam sobre o período republicano, a partir de óticas distintas e utilizando-se de fontes bastantes diversificadas. O primeiro texto se debruça sobre a memória construida sobre os professores do período imperial, através das páginas de um periódico: a Revista da Semana; o segundo estuda a constituição de uma nova categoria criada no Colégio, em 1855- a dos explicadores - como uma estratégia de formação docente; o terceiro analisa a trajetória dos primeiros professores de música do Colégio e do próprio ensino de música, durante o período de 1838 a 1858; o quarto, a proposta de ensino renovado de História de Jonathas Serrano, professor do Colégio nos anos de 1920/1930; e o último, estuda alguns aspectos identitários da geração de professores que atuaram no Colégio entre 1925-1945. RBHE2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40787Revista Brasileira de História da Educação; Vol 15 No 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 167 - 171Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 15 Núm. 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 167 - 171Revista Brasileira de História da Educação; v. 15 n. 3[39] (2015): Setembro/Dezembro; 167 - 1712238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40787/pdf_79Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Ana Waleska Pollo2022-02-22T22:18:01Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/40787Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:18:01Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false |
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