Reconstituindo o professor e a formação de professores: imaginários nacionais e diferença nas práticas da escolarização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38742 |
Resumo: | This article intends to extract an inventary of the reform practices in order to diagnose their systems of reason which generate principles about cosmopolitan children and teacher. It supports that cosmopolitan behavior leads to anxiety and particular deslocation whose principles quality and disquality the individuals to take part and action. It shows one syntheses about schooling knowledge which outlines teachers and the reforms of the teacher´s formation in the EUA, in order to diagnose and putting the scholling knowledge into the history as a cultural practice which ends and confines the action and participation possibilities. |
id |
RBHE-1_d133b0bc0996ec535605cf1254d48bfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38742 |
network_acronym_str |
RBHE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reconstituindo o professor e a formação de professores: imaginários nacionais e diferença nas práticas da escolarizaçãoTeachers FormationTeaching ReformsCosmopolitan BehaviorFormação DocenteReformas de EnsinoCosmopolitismoThis article intends to extract an inventary of the reform practices in order to diagnose their systems of reason which generate principles about cosmopolitan children and teacher. It supports that cosmopolitan behavior leads to anxiety and particular deslocation whose principles quality and disquality the individuals to take part and action. It shows one syntheses about schooling knowledge which outlines teachers and the reforms of the teacher´s formation in the EUA, in order to diagnose and putting the scholling knowledge into the history as a cultural practice which ends and confines the action and participation possibilities. O artigo pretende extrair um inventário das práticas de reforma para diagnosticar seus sistemas de razão, que geram princípios sobre a criança e o professor cosmopolita. Sustenta que o cosmopolitismo produz ansiedades e deslocamentos particulares cujos princípios qualificam e desqualificam os indivíduos para a participação e a ação. Para tanto, efetua uma apresentação sintética sobre o conhecimento da escolarização que delineia o professor e as reformas da formação docente nos EUA, com o propósito de diagnóstico, historicizando o saber escolar como prática cultural que encerra e confina as possibilidades de ação e de participação. Tal diagnóstico, entretanto, permite mostrar, ainda, que a contingência deste arranjo torna possível o juízo de inscrições e arranjos presentes, abrindo, assim, espaço para outras alternativas. RBHE2012-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38742Revista Brasileira de História da Educação; Vol 1 No 2 [2] (2001): Julho/Dezembro; 47-65Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 1 Núm. 2 [2] (2001): Julho/Dezembro; 47-65Revista Brasileira de História da Educação; v. 1 n. 2 [2] (2001): Julho/Dezembro; 47-652238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38742/20272Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPopkewitz, Thomas S.2022-02-22T22:19:17Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38742Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:17Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconstituindo o professor e a formação de professores: imaginários nacionais e diferença nas práticas da escolarização |
title |
Reconstituindo o professor e a formação de professores: imaginários nacionais e diferença nas práticas da escolarização |
spellingShingle |
Reconstituindo o professor e a formação de professores: imaginários nacionais e diferença nas práticas da escolarização Popkewitz, Thomas S. Teachers Formation Teaching Reforms Cosmopolitan Behavior Formação Docente Reformas de Ensino Cosmopolitismo |
title_short |
Reconstituindo o professor e a formação de professores: imaginários nacionais e diferença nas práticas da escolarização |
title_full |
Reconstituindo o professor e a formação de professores: imaginários nacionais e diferença nas práticas da escolarização |
title_fullStr |
Reconstituindo o professor e a formação de professores: imaginários nacionais e diferença nas práticas da escolarização |
title_full_unstemmed |
Reconstituindo o professor e a formação de professores: imaginários nacionais e diferença nas práticas da escolarização |
title_sort |
Reconstituindo o professor e a formação de professores: imaginários nacionais e diferença nas práticas da escolarização |
author |
Popkewitz, Thomas S. |
author_facet |
Popkewitz, Thomas S. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Popkewitz, Thomas S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teachers Formation Teaching Reforms Cosmopolitan Behavior Formação Docente Reformas de Ensino Cosmopolitismo |
topic |
Teachers Formation Teaching Reforms Cosmopolitan Behavior Formação Docente Reformas de Ensino Cosmopolitismo |
description |
This article intends to extract an inventary of the reform practices in order to diagnose their systems of reason which generate principles about cosmopolitan children and teacher. It supports that cosmopolitan behavior leads to anxiety and particular deslocation whose principles quality and disquality the individuals to take part and action. It shows one syntheses about schooling knowledge which outlines teachers and the reforms of the teacher´s formation in the EUA, in order to diagnose and putting the scholling knowledge into the history as a cultural practice which ends and confines the action and participation possibilities. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38742 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38742/20272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação; Vol 1 No 2 [2] (2001): Julho/Dezembro; 47-65 Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 1 Núm. 2 [2] (2001): Julho/Dezembro; 47-65 Revista Brasileira de História da Educação; v. 1 n. 2 [2] (2001): Julho/Dezembro; 47-65 2238-0094 1519-5902 reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online) instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) instacron:RBHE |
instname_str |
Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
instacron_str |
RBHE |
institution |
RBHE |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com |
_version_ |
1752126530364899328 |