Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luiz Eduardo M. de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38682
Resumo: Foi com o intuito de localizar e discutir os momentos em que Chartier dialoga com os (ou se apropria dos) estudos literários, em alguns de seus textos e entrevistas, bem como de verificar o modo como o autor sugere uma linha de pesquisas que cruza algumas contribuições da teoria ou da história literária com a história cultural e a história da educação, que o presente artigo foi escrito, buscando assim contribuir para uma proposta multidisciplinar de pesquisas que pretendam viabilizar a configuração de uma história dos cânones escolares no Brasil. Abstract With the intention of situating and discussing the moments when Chartier deals with (or appropriates) the field of literary studies, in some of his texts and interviews, as well as verifying the way how he suggests a field of research which intersects some contributions of literary theory or history with cultural history and history of education, this article was written, hoping that it can contribute to a multidisciplinary proposal which intends to make a history of school canon possible in Brazil. Keywords Cultural History; History of Education; Literary History; Literary Theory; School Canon
id RBHE-1_d2170d3c65308ebaec21710383ba6726
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38682
network_acronym_str RBHE-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no BrasilHistória CulturalHistória da EducaçãoHistória LiteráriaCânones EscolaresTeoria LiteráriaFoi com o intuito de localizar e discutir os momentos em que Chartier dialoga com os (ou se apropria dos) estudos literários, em alguns de seus textos e entrevistas, bem como de verificar o modo como o autor sugere uma linha de pesquisas que cruza algumas contribuições da teoria ou da história literária com a história cultural e a história da educação, que o presente artigo foi escrito, buscando assim contribuir para uma proposta multidisciplinar de pesquisas que pretendam viabilizar a configuração de uma história dos cânones escolares no Brasil. Abstract With the intention of situating and discussing the moments when Chartier deals with (or appropriates) the field of literary studies, in some of his texts and interviews, as well as verifying the way how he suggests a field of research which intersects some contributions of literary theory or history with cultural history and history of education, this article was written, hoping that it can contribute to a multidisciplinary proposal which intends to make a history of school canon possible in Brazil. Keywords Cultural History; History of Education; Literary History; Literary Theory; School CanonRBHE2012-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38682Revista Brasileira de História da Educação; Vol 4 No 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 105-123Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 4 Núm. 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 105-123Revista Brasileira de História da Educação; v. 4 n. 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 105-1232238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38682/20211Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Luiz Eduardo M. de2022-02-22T22:19:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38682Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:49Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil
title Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil
spellingShingle Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil
Oliveira, Luiz Eduardo M. de
História Cultural
História da Educação
História Literária
Cânones Escolares
Teoria Literária
title_short Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil
title_full Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil
title_fullStr Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil
title_full_unstemmed Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil
title_sort Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil
author Oliveira, Luiz Eduardo M. de
author_facet Oliveira, Luiz Eduardo M. de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luiz Eduardo M. de
dc.subject.por.fl_str_mv História Cultural
História da Educação
História Literária
Cânones Escolares
Teoria Literária
topic História Cultural
História da Educação
História Literária
Cânones Escolares
Teoria Literária
description Foi com o intuito de localizar e discutir os momentos em que Chartier dialoga com os (ou se apropria dos) estudos literários, em alguns de seus textos e entrevistas, bem como de verificar o modo como o autor sugere uma linha de pesquisas que cruza algumas contribuições da teoria ou da história literária com a história cultural e a história da educação, que o presente artigo foi escrito, buscando assim contribuir para uma proposta multidisciplinar de pesquisas que pretendam viabilizar a configuração de uma história dos cânones escolares no Brasil. Abstract With the intention of situating and discussing the moments when Chartier deals with (or appropriates) the field of literary studies, in some of his texts and interviews, as well as verifying the way how he suggests a field of research which intersects some contributions of literary theory or history with cultural history and history of education, this article was written, hoping that it can contribute to a multidisciplinary proposal which intends to make a history of school canon possible in Brazil. Keywords Cultural History; History of Education; Literary History; Literary Theory; School Canon
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38682
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38682/20211
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RBHE
publisher.none.fl_str_mv RBHE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação; Vol 4 No 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 105-123
Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 4 Núm. 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 105-123
Revista Brasileira de História da Educação; v. 4 n. 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 105-123
2238-0094
1519-5902
reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)
instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron:RBHE
instname_str Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron_str RBHE
institution RBHE
reponame_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com
_version_ 1752126530018869248