Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38682 |
Resumo: | Foi com o intuito de localizar e discutir os momentos em que Chartier dialoga com os (ou se apropria dos) estudos literários, em alguns de seus textos e entrevistas, bem como de verificar o modo como o autor sugere uma linha de pesquisas que cruza algumas contribuições da teoria ou da história literária com a história cultural e a história da educação, que o presente artigo foi escrito, buscando assim contribuir para uma proposta multidisciplinar de pesquisas que pretendam viabilizar a configuração de uma história dos cânones escolares no Brasil. Abstract With the intention of situating and discussing the moments when Chartier deals with (or appropriates) the field of literary studies, in some of his texts and interviews, as well as verifying the way how he suggests a field of research which intersects some contributions of literary theory or history with cultural history and history of education, this article was written, hoping that it can contribute to a multidisciplinary proposal which intends to make a history of school canon possible in Brazil. Keywords Cultural History; History of Education; Literary History; Literary Theory; School Canon |
id |
RBHE-1_d2170d3c65308ebaec21710383ba6726 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38682 |
network_acronym_str |
RBHE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no BrasilHistória CulturalHistória da EducaçãoHistória LiteráriaCânones EscolaresTeoria LiteráriaFoi com o intuito de localizar e discutir os momentos em que Chartier dialoga com os (ou se apropria dos) estudos literários, em alguns de seus textos e entrevistas, bem como de verificar o modo como o autor sugere uma linha de pesquisas que cruza algumas contribuições da teoria ou da história literária com a história cultural e a história da educação, que o presente artigo foi escrito, buscando assim contribuir para uma proposta multidisciplinar de pesquisas que pretendam viabilizar a configuração de uma história dos cânones escolares no Brasil. Abstract With the intention of situating and discussing the moments when Chartier deals with (or appropriates) the field of literary studies, in some of his texts and interviews, as well as verifying the way how he suggests a field of research which intersects some contributions of literary theory or history with cultural history and history of education, this article was written, hoping that it can contribute to a multidisciplinary proposal which intends to make a history of school canon possible in Brazil. Keywords Cultural History; History of Education; Literary History; Literary Theory; School CanonRBHE2012-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38682Revista Brasileira de História da Educação; Vol 4 No 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 105-123Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 4 Núm. 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 105-123Revista Brasileira de História da Educação; v. 4 n. 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 105-1232238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38682/20211Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Luiz Eduardo M. de2022-02-22T22:19:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38682Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:49Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil |
title |
Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil |
spellingShingle |
Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil Oliveira, Luiz Eduardo M. de História Cultural História da Educação História Literária Cânones Escolares Teoria Literária |
title_short |
Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil |
title_full |
Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil |
title_fullStr |
Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil |
title_full_unstemmed |
Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil |
title_sort |
Entre a história cultural e a teoria literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil |
author |
Oliveira, Luiz Eduardo M. de |
author_facet |
Oliveira, Luiz Eduardo M. de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luiz Eduardo M. de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Cultural História da Educação História Literária Cânones Escolares Teoria Literária |
topic |
História Cultural História da Educação História Literária Cânones Escolares Teoria Literária |
description |
Foi com o intuito de localizar e discutir os momentos em que Chartier dialoga com os (ou se apropria dos) estudos literários, em alguns de seus textos e entrevistas, bem como de verificar o modo como o autor sugere uma linha de pesquisas que cruza algumas contribuições da teoria ou da história literária com a história cultural e a história da educação, que o presente artigo foi escrito, buscando assim contribuir para uma proposta multidisciplinar de pesquisas que pretendam viabilizar a configuração de uma história dos cânones escolares no Brasil. Abstract With the intention of situating and discussing the moments when Chartier deals with (or appropriates) the field of literary studies, in some of his texts and interviews, as well as verifying the way how he suggests a field of research which intersects some contributions of literary theory or history with cultural history and history of education, this article was written, hoping that it can contribute to a multidisciplinary proposal which intends to make a history of school canon possible in Brazil. Keywords Cultural History; History of Education; Literary History; Literary Theory; School Canon |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38682 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38682/20211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação; Vol 4 No 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 105-123 Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 4 Núm. 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 105-123 Revista Brasileira de História da Educação; v. 4 n. 2 [8] (2004): Dossiê: Tempos sociais, tempos escolares | Julho/Dezembro; 105-123 2238-0094 1519-5902 reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online) instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) instacron:RBHE |
instname_str |
Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
instacron_str |
RBHE |
institution |
RBHE |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com |
_version_ |
1752126530018869248 |