A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magaldi, Ana Maria Bandeira de Mello
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38717
Resumo: With reference to the current educational debates in the Brazilian society during the years 1920-1930, the article intends to analyze some nuances concerning the comprehension of the capacities of the different agents exercising the educational function. Focalizing the movement of New Education and the movement of catholic renovation, based on the discourses of intellectuals representing the two tendencies, different procedures of conceiving the role of the public sphere – represented by the State/public school – and the role of the private sphere – represented by the family – in the education of the individuals and in the configuration of the Brazilian society, as well as the connections between those spheres, are being examined. 
id RBHE-1_d292613aa3a6c54add04cf7f8f9967d6
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38717
network_acronym_str RBHE-1
network_name_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930History of EducationEducational Debates in BrazilEducational IdeasSchool-Family RelationshipHistória da Educação BrasileiraDebates EducacionaisPensamento EducacionalRelações Escola-FamíliaWith reference to the current educational debates in the Brazilian society during the years 1920-1930, the article intends to analyze some nuances concerning the comprehension of the capacities of the different agents exercising the educational function. Focalizing the movement of New Education and the movement of catholic renovation, based on the discourses of intellectuals representing the two tendencies, different procedures of conceiving the role of the public sphere – represented by the State/public school – and the role of the private sphere – represented by the family – in the education of the individuals and in the configuration of the Brazilian society, as well as the connections between those spheres, are being examined. Tendo como referência os debates educacionais em curso na sociedade brasileira dos anos de 1920-1930, o artigo pretende analisar nuanças quanto à compreensão das competências dos diferentes agentes no exercício da função educativa. Focalizando o movimento da Escola Nova e o movimento de renovação católica, estão sendo examinadas, com base no discurso de intelectuais representativos das duas tendências, formas diferentes de se conceber o papel da esfera pública – representada pelo Estado/escola pública – e o da esfera privada – representada pela família – na educação dos indivíduos e na conformação da sociedade brasileira, bem como as relações entre essas esferas. RBHE2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38717Revista Brasileira de História da Educação; Vol 3 No 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 212-231Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 3 Núm. 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 212-231Revista Brasileira de História da Educação; v. 3 n. 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 212-2312238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38717/20246Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagaldi, Ana Maria Bandeira de Mello2022-02-22T22:19:30Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38717Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:30Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false
dc.title.none.fl_str_mv A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930
A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930
title A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930
spellingShingle A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930
Magaldi, Ana Maria Bandeira de Mello
History of Education
Educational Debates in Brazil
Educational Ideas
School-Family Relationship
História da Educação Brasileira
Debates Educacionais
Pensamento Educacional
Relações Escola-Família
title_short A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930
title_full A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930
title_fullStr A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930
title_full_unstemmed A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930
title_sort A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930
author Magaldi, Ana Maria Bandeira de Mello
author_facet Magaldi, Ana Maria Bandeira de Mello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magaldi, Ana Maria Bandeira de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv History of Education
Educational Debates in Brazil
Educational Ideas
School-Family Relationship
História da Educação Brasileira
Debates Educacionais
Pensamento Educacional
Relações Escola-Família
topic History of Education
Educational Debates in Brazil
Educational Ideas
School-Family Relationship
História da Educação Brasileira
Debates Educacionais
Pensamento Educacional
Relações Escola-Família
description With reference to the current educational debates in the Brazilian society during the years 1920-1930, the article intends to analyze some nuances concerning the comprehension of the capacities of the different agents exercising the educational function. Focalizing the movement of New Education and the movement of catholic renovation, based on the discourses of intellectuals representing the two tendencies, different procedures of conceiving the role of the public sphere – represented by the State/public school – and the role of the private sphere – represented by the family – in the education of the individuals and in the configuration of the Brazilian society, as well as the connections between those spheres, are being examined. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38717
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38717/20246
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RBHE
publisher.none.fl_str_mv RBHE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação; Vol 3 No 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 212-231
Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 3 Núm. 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 212-231
Revista Brasileira de História da Educação; v. 3 n. 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 212-231
2238-0094
1519-5902
reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)
instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron:RBHE
instname_str Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
instacron_str RBHE
institution RBHE
reponame_str Revista Brasileira de História da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de História da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)
repository.mail.fl_str_mv ||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com
_version_ 1752126530326102016