A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38717 |
Resumo: | With reference to the current educational debates in the Brazilian society during the years 1920-1930, the article intends to analyze some nuances concerning the comprehension of the capacities of the different agents exercising the educational function. Focalizing the movement of New Education and the movement of catholic renovation, based on the discourses of intellectuals representing the two tendencies, different procedures of conceiving the role of the public sphere – represented by the State/public school – and the role of the private sphere – represented by the family – in the education of the individuals and in the configuration of the Brazilian society, as well as the connections between those spheres, are being examined. |
id |
RBHE-1_d292613aa3a6c54add04cf7f8f9967d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/38717 |
network_acronym_str |
RBHE-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930History of EducationEducational Debates in BrazilEducational IdeasSchool-Family RelationshipHistória da Educação BrasileiraDebates EducacionaisPensamento EducacionalRelações Escola-FamíliaWith reference to the current educational debates in the Brazilian society during the years 1920-1930, the article intends to analyze some nuances concerning the comprehension of the capacities of the different agents exercising the educational function. Focalizing the movement of New Education and the movement of catholic renovation, based on the discourses of intellectuals representing the two tendencies, different procedures of conceiving the role of the public sphere – represented by the State/public school – and the role of the private sphere – represented by the family – in the education of the individuals and in the configuration of the Brazilian society, as well as the connections between those spheres, are being examined. Tendo como referência os debates educacionais em curso na sociedade brasileira dos anos de 1920-1930, o artigo pretende analisar nuanças quanto à compreensão das competências dos diferentes agentes no exercício da função educativa. Focalizando o movimento da Escola Nova e o movimento de renovação católica, estão sendo examinadas, com base no discurso de intelectuais representativos das duas tendências, formas diferentes de se conceber o papel da esfera pública – representada pelo Estado/escola pública – e o da esfera privada – representada pela família – na educação dos indivíduos e na conformação da sociedade brasileira, bem como as relações entre essas esferas. RBHE2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38717Revista Brasileira de História da Educação; Vol 3 No 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 212-231Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 3 Núm. 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 212-231Revista Brasileira de História da Educação; v. 3 n. 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 212-2312238-00941519-5902reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online)instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)instacron:RBHEporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38717/20246Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagaldi, Ana Maria Bandeira de Mello2022-02-22T22:19:30Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/38717Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/indexPUBhttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/oai||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com2238-00941519-5902opendoar:2022-02-22T22:19:30Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930 A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930 |
title |
A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930 |
spellingShingle |
A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930 Magaldi, Ana Maria Bandeira de Mello History of Education Educational Debates in Brazil Educational Ideas School-Family Relationship História da Educação Brasileira Debates Educacionais Pensamento Educacional Relações Escola-Família |
title_short |
A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930 |
title_full |
A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930 |
title_fullStr |
A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930 |
title_full_unstemmed |
A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930 |
title_sort |
A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920-1930 |
author |
Magaldi, Ana Maria Bandeira de Mello |
author_facet |
Magaldi, Ana Maria Bandeira de Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magaldi, Ana Maria Bandeira de Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
History of Education Educational Debates in Brazil Educational Ideas School-Family Relationship História da Educação Brasileira Debates Educacionais Pensamento Educacional Relações Escola-Família |
topic |
History of Education Educational Debates in Brazil Educational Ideas School-Family Relationship História da Educação Brasileira Debates Educacionais Pensamento Educacional Relações Escola-Família |
description |
With reference to the current educational debates in the Brazilian society during the years 1920-1930, the article intends to analyze some nuances concerning the comprehension of the capacities of the different agents exercising the educational function. Focalizing the movement of New Education and the movement of catholic renovation, based on the discourses of intellectuals representing the two tendencies, different procedures of conceiving the role of the public sphere – represented by the State/public school – and the role of the private sphere – represented by the family – in the education of the individuals and in the configuration of the Brazilian society, as well as the connections between those spheres, are being examined. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38717 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38717/20246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de História da Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
publisher.none.fl_str_mv |
RBHE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação; Vol 3 No 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 212-231 Revista Brasileira de História da Educação; Vol. 3 Núm. 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 212-231 Revista Brasileira de História da Educação; v. 3 n. 1 [5] (2003): Dossiê: O público e o privado na educação brasileira | Janeiro/Junho; 212-231 2238-0094 1519-5902 reponame:Revista Brasileira de História da Educação (Online) instname:Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) instacron:RBHE |
instname_str |
Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
instacron_str |
RBHE |
institution |
RBHE |
reponame_str |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História da Educação (Online) - Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbhe@sbhe.org.br|| revistabhe@gmail.com |
_version_ |
1752126530326102016 |