Ciberativismo e Comunidades Virtuais: Um Estudo Sobre o Movimento Anti-Globo
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11936 |
Resumo: | A Internet tem facilitado as pessoas do mundo inteiro a se comunicar, encontrar pessoas e se reunirem em grupos, tendo como base uma rede ampla de interesses culturais e afiliaes sociais. Tais grupos receberam a denominao de comunidades virtuais ou online e so construdos atravs de interesses sociais e polticos comuns. O presente trabalho trata de uma pesquisa que analisa os comportamentos e as razes de resistncia Globo em comunidades virtuais. Existem centenas dessas no site de relacionamento Orkut. Foram escolhidas e investigadas as cinco comunidades com o maior nmero de membros. Para cumprir tal objetivo foi escolhida a netnografia como meio de investigao do comportamento dos participantes dessas comunidades, em que dados foram copiados de fruns das comunidades virtuais, e a partir das observaes das interaes nas comunidades e da anlise do discurso, foram identificados cinco motivos para a resistncia organizao e o ciberativismo. DOI: 10.5585/remark.v10i3.2264 |
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Ciberativismo e Comunidades Virtuais: Um Estudo Sobre o Movimento Anti-GloboCyberactivism and Virtual Communities: A Study on the Movement Anti-GlobeCiberativismo; comunidades virtuais; GloboResistance; Cyber-activsm; Virtual communities.A Internet tem facilitado as pessoas do mundo inteiro a se comunicar, encontrar pessoas e se reunirem em grupos, tendo como base uma rede ampla de interesses culturais e afiliaes sociais. Tais grupos receberam a denominao de comunidades virtuais ou online e so construdos atravs de interesses sociais e polticos comuns. O presente trabalho trata de uma pesquisa que analisa os comportamentos e as razes de resistncia Globo em comunidades virtuais. Existem centenas dessas no site de relacionamento Orkut. Foram escolhidas e investigadas as cinco comunidades com o maior nmero de membros. Para cumprir tal objetivo foi escolhida a netnografia como meio de investigao do comportamento dos participantes dessas comunidades, em que dados foram copiados de fruns das comunidades virtuais, e a partir das observaes das interaes nas comunidades e da anlise do discurso, foram identificados cinco motivos para a resistncia organizao e o ciberativismo. DOI: 10.5585/remark.v10i3.2264Protests are arising within cyberspace and among them is resistance to brands and consumption. The Internet has increasingly become a forum where individual claims are no longer private and become public which mobilizes other consumers about practices and injustices caused by the organizations. This study is a qualitative study that analyzed the behavior and the reasons for resistance to Globo in virtual communities. Virtual communities dedicated to resistance to this organization are in the hundreds networking site Orkut. An investigation was conducted on five selected communities with the largest number of members. To accomplish this goal nethnography was chosen as a way of investigating the behavior of participants in these communities. The researchers immersed themselves in the communities to make observations in these communities and copy data from virtual forums. From the observations of interactions in communities and content analysis five reasons were identified for the resistance to the organization and cyber-activism.Universidade Nove de Julho - Uninove2012-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1193610.5585/remark.v10i3.2264ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 10, n. 3 (2011): setembro - dezembro; 84-1062177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11936/5560Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remarkinfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardo da Silva, Tatiana MariaBauer, HenriqueAssis, Marcio Almeida2019-06-21T14:45:19Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/11936Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-06-21T14:45:19REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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