Pandemia de COVID-19: trilhas para pesquisas futuras em marketing envolvendo o papel regulatório do consumo pró-social
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/17103 |
Resumo: | Objetivo: Uma das estratégias adotadas por diversos países (i.e., China, Estados Unidos e Brasil) para contenção da pandemia de Covid-19 consiste na recomendação de distanciamento social para a população. Esse tipo de situação pode gerar emoções negativas, como medo e ansiedade, podendo afetar até mesmo o bem-estar e a esperança dos indivíduos e consequentemente os seus comportamentos de consumo. O presente trabalho tem como objetivo, portanto, o consumo pró-social como ferramenta para auxiliar a diminuição dos efeitos emocionais negativos causados pelo distanciamento social.Método: O estudo constitui-se de uma combinação da revisão sistemática de literatura com o desenvolvimento de um modelo conceitual teórico que identifica lacunas e apresenta proposições de pesquisa que possam direcionar futuros estudos.Originalidade: A literatura existente caracteriza o consumo pró-social como proveniente de emoções positivas. O presente trabalho propõe-se a explicar como o consumo pró-social pode gerar bem-estar mesmo em situações associadas a estados emocionais negativos.Contribuições: O modelo conceitual teórico desenvolvido por este estudo explica o papel do consumo pró-social como comportamento que reduz os efeitos negativos das emoções negativas causadas pelo distanciamento social e promove o bem-estar dos consumidores durante a crise da Covid-19. O entendimento desses mecanismos é benéfico para os consumidores, para o setor público e para o setor privado, estes dois os quais poderão adotar estratégias nesse sentido, estimulando o consumo pró-social e o aumento do bem-estar, bem como impulsionando vendas e aumentando o valor percebido da marca, no caso do último. |
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Pandemia de COVID-19: trilhas para pesquisas futuras em marketing envolvendo o papel regulatório do consumo pró-socialThe COVID-19 Pandemic: paths for future research in marketing involving the regulatory role of prosocial consumptionCovid-19; Pandemia; Comportamento do consumidor. Comportamento pró-social; Bem-estar.COVID-19; Coronavirus; Pandemic; Consumer Behavior; Prosocial Behavior; Well-being.Objetivo: Uma das estratégias adotadas por diversos países (i.e., China, Estados Unidos e Brasil) para contenção da pandemia de Covid-19 consiste na recomendação de distanciamento social para a população. Esse tipo de situação pode gerar emoções negativas, como medo e ansiedade, podendo afetar até mesmo o bem-estar e a esperança dos indivíduos e consequentemente os seus comportamentos de consumo. O presente trabalho tem como objetivo, portanto, o consumo pró-social como ferramenta para auxiliar a diminuição dos efeitos emocionais negativos causados pelo distanciamento social.Método: O estudo constitui-se de uma combinação da revisão sistemática de literatura com o desenvolvimento de um modelo conceitual teórico que identifica lacunas e apresenta proposições de pesquisa que possam direcionar futuros estudos.Originalidade: A literatura existente caracteriza o consumo pró-social como proveniente de emoções positivas. O presente trabalho propõe-se a explicar como o consumo pró-social pode gerar bem-estar mesmo em situações associadas a estados emocionais negativos.Contribuições: O modelo conceitual teórico desenvolvido por este estudo explica o papel do consumo pró-social como comportamento que reduz os efeitos negativos das emoções negativas causadas pelo distanciamento social e promove o bem-estar dos consumidores durante a crise da Covid-19. O entendimento desses mecanismos é benéfico para os consumidores, para o setor público e para o setor privado, estes dois os quais poderão adotar estratégias nesse sentido, estimulando o consumo pró-social e o aumento do bem-estar, bem como impulsionando vendas e aumentando o valor percebido da marca, no caso do último.Objective: One of the strategies adopted by several countries (i.e. China, United States, Brazil) for containing the pandemic is to recommend the adoption of social distancing. This type of situation can generate negative emotions, such as fear and anxiety, which might affect the well-being, hope and consumption behavior of individuals. The present work aims, therefore, to propose that prosocial consumption could help reduce the negative emotional effects caused by social distancing.Method: The study is a combination of a literature review and the development of a theoretical conceptual model that identifies gaps and presents research proposals that can guide future studies.Originality: Existing literature characterizes prosocial consumption as a consequence of positive emotions. This paper aims to explain how prosocial consumption can generate well-being even in situations in which negative emotional states are being experienced.Contributions: The theoretical conceptual model developed by this study explains the role of prosocial consumption as a behavior that reduces the negative effects of the negative emotions caused by social distancing and promotes well-being during the COVID-19 crisis. Understanding these mechanisms is beneficial to consumers, to the public sector and to the private sector, which can adopt strategies for fostering prosocial behavior and increasing well-being, but also for increasing sales and enhancing brand equity.Universidade Nove de Julho - UninoveTerres, Mellina da SilvaRohden, Simoni F.Vedolin, LetíciaMachado, Bárbara Foiato HeinMagnus, KarenAltmann, AgnesSchiavon, Dieine Estela Bernieri2020-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1710310.5585/remark.v19i3.17103ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 19, n. 3 (2020): (jul./set.); 611-6412177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/17103/8479https://periodicos.uninove.br/remark/article/downloadSuppFile/17103/14121Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T16:03:11Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/17103Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2020-12-12T16:03:11REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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