Análise do Comportamento de Compra de Três Segmentos de Consumidores nos Supermercados
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12598 |
Resumo: | O ambiente atual caracterizado pelas mudanas estruturais do mercado, pela entrada de concorrentes internacionais e pela concentrao do setor, aponta o surgimento de um novo modelo de gesto nas organizaes varejistas, pautado pela eficincia e foco no consumidor. Os varejistas devem se adequar ao modelo de criao de valor para os clientes, o que implica conhecer profundamente o consumidor, acompanhando as suas necessidades, mudanas e tendncias, com o objetivo de se adaptar s novas exigncias do mercado. Nesse contexto, este artigo parte da necessidade, cada vez maior, de compreender e considerar o consumidor, apresentando e analisando o comportamento de trs segmentos de consumidores (idosos, sozinhos e mulheres chefes de famlia), que demonstram, segundo dados do IBGE (2005), um aumento significativo na populao (61%) nos ltimos anos. O objetivo do presente ensaio investigar o comportamento desses segmentos de consumidores que frequentam supermercados e verificar possveis estratgias e oportunidades na criao e fortalecimento de um relacionamento de valor com eles, a partir de necessidades distintas. DOI: 10.5585/remark.v9i1.2150 |
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Análise do Comportamento de Compra de Três Segmentos de Consumidores nos SupermercadosAnalysis of the Behavior of Purchase of three Segments of Consumers in SupermarketsComportamento do consumidor; idosos; sozinhos; mulheres chefes de família.Behavior of the Consumer; Consumers of Third Age; Alone; Women Heads of Family.O ambiente atual caracterizado pelas mudanas estruturais do mercado, pela entrada de concorrentes internacionais e pela concentrao do setor, aponta o surgimento de um novo modelo de gesto nas organizaes varejistas, pautado pela eficincia e foco no consumidor. Os varejistas devem se adequar ao modelo de criao de valor para os clientes, o que implica conhecer profundamente o consumidor, acompanhando as suas necessidades, mudanas e tendncias, com o objetivo de se adaptar s novas exigncias do mercado. Nesse contexto, este artigo parte da necessidade, cada vez maior, de compreender e considerar o consumidor, apresentando e analisando o comportamento de trs segmentos de consumidores (idosos, sozinhos e mulheres chefes de famlia), que demonstram, segundo dados do IBGE (2005), um aumento significativo na populao (61%) nos ltimos anos. O objetivo do presente ensaio investigar o comportamento desses segmentos de consumidores que frequentam supermercados e verificar possveis estratgias e oportunidades na criao e fortalecimento de um relacionamento de valor com eles, a partir de necessidades distintas. DOI: 10.5585/remark.v9i1.2150The actual environment characterized by the structural changes of the market, the entrance of international competitors and the concentration of the sector, points the sprouting of a new model of management in the retail organizations, from the focus in the consumer. The retailers must adjust themselves to the model of creation of value for the consumers, what she implies in knowing the consumer deeply, following its necessities, changes and trends, with the objective of if adapting to the new necessities of the market. In this context, this article has left of this necessity, each bigger time, of an understanding and consideration of the consumer, presenting and analyzing the behavior of three segments of consumers (consumers of third age, alone and women family heads), that they demonstrate, according to data of the IBGE (2005), a significant increase in the population (61%) in recent years. The objective of the present assay is to investigate the behavior of these segments of consumers who frequent supermarkets and to verify possible strategies and chances to create and to fortify a relationship of value with the same ones, from distinct necessities.DOI: 10.5585/remark.v9i1.2150Universidade Nove de Julho - Uninove2010-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1259810.5585/remark.v9i1.2150ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 9, n. 1 (2010): janeiro - abril; 17-392177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12598/6146Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remarkinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Sheila Farias AlvesGonzalez, SaraMauad, Talita2019-02-27T03:41:09Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/12598Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-02-27T03:41:09REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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