Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Monte, Ana Luiza Almeida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pompeu, Randal Martins, Holanda, Marcus Mauricius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/21076
Resumo: Objetivo: Estender o conhecimento existente sobre museus corporativos como importantes ativos culturais na promoção da marca de lugar.Método: Qualitativo, com abordagem exploratória e aplicação de técnicas de análise temática.Originalidade: Desperta a atenção para o fato de que o museu corporativo não pertence somente à empresa, mas também à cidade, região e país onde está localizado, podendo atrair turistas e investidores, além de alimentar o orgulho de pertencer nos residentes.Resultados: Panorama da localização dos museus corporativos brasileiros, incluindo as principais características e similaridades com os centros de memória. Proposições para futuras pesquisas.Contribuição teórica: Apresenta modelo teórico explicativo de como o lugar pode utilizar o museu corporativo para impulsionar sua marca e como este pode garantir a sua longevidade. 
id RBM-1_62a9420b13677e37abd985c8ba2914d4
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/21076
network_acronym_str RBM-1
network_name_str REMark - Revista Brasileira de Marketing
repository_id_str
spelling Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca BrasilGestão da Marca de Lugar; Identidade; Marketing de Lugar; Museu Corporativo; Turismo IndustrialObjetivo: Estender o conhecimento existente sobre museus corporativos como importantes ativos culturais na promoção da marca de lugar.Método: Qualitativo, com abordagem exploratória e aplicação de técnicas de análise temática.Originalidade: Desperta a atenção para o fato de que o museu corporativo não pertence somente à empresa, mas também à cidade, região e país onde está localizado, podendo atrair turistas e investidores, além de alimentar o orgulho de pertencer nos residentes.Resultados: Panorama da localização dos museus corporativos brasileiros, incluindo as principais características e similaridades com os centros de memória. Proposições para futuras pesquisas.Contribuição teórica: Apresenta modelo teórico explicativo de como o lugar pode utilizar o museu corporativo para impulsionar sua marca e como este pode garantir a sua longevidade. Universidade Nove de Julho - UninoveFUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológicodo Monte, Ana Luiza AlmeidaPompeu, Randal MartinsHolanda, Marcus Mauricius2022-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/2107610.5585/remark.v21i1.21076ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 21, n. 1 (2022): Special Issue "Which place?" The Future Pathways of Place Branding; 185-2072177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/21076/9460Direitos autorais 2022 ReMark - Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-01T11:53:11Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/21076Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2022-02-01T11:53:11REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.none.fl_str_mv Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil
title Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil
spellingShingle Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil
do Monte, Ana Luiza Almeida
Gestão da Marca de Lugar; Identidade; Marketing de Lugar; Museu Corporativo; Turismo Industrial
title_short Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil
title_full Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil
title_fullStr Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil
title_full_unstemmed Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil
title_sort Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil
author do Monte, Ana Luiza Almeida
author_facet do Monte, Ana Luiza Almeida
Pompeu, Randal Martins
Holanda, Marcus Mauricius
author_role author
author2 Pompeu, Randal Martins
Holanda, Marcus Mauricius
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.contributor.author.fl_str_mv do Monte, Ana Luiza Almeida
Pompeu, Randal Martins
Holanda, Marcus Mauricius
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da Marca de Lugar; Identidade; Marketing de Lugar; Museu Corporativo; Turismo Industrial
topic Gestão da Marca de Lugar; Identidade; Marketing de Lugar; Museu Corporativo; Turismo Industrial
description Objetivo: Estender o conhecimento existente sobre museus corporativos como importantes ativos culturais na promoção da marca de lugar.Método: Qualitativo, com abordagem exploratória e aplicação de técnicas de análise temática.Originalidade: Desperta a atenção para o fato de que o museu corporativo não pertence somente à empresa, mas também à cidade, região e país onde está localizado, podendo atrair turistas e investidores, além de alimentar o orgulho de pertencer nos residentes.Resultados: Panorama da localização dos museus corporativos brasileiros, incluindo as principais características e similaridades com os centros de memória. Proposições para futuras pesquisas.Contribuição teórica: Apresenta modelo teórico explicativo de como o lugar pode utilizar o museu corporativo para impulsionar sua marca e como este pode garantir a sua longevidade. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/21076
10.5585/remark.v21i1.21076
url https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/21076
identifier_str_mv 10.5585/remark.v21i1.21076
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/21076/9460
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 ReMark - Revista Brasileira de Marketing
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 ReMark - Revista Brasileira de Marketing
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - Uninove
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - Uninove
dc.source.none.fl_str_mv ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 21, n. 1 (2022): Special Issue "Which place?" The Future Pathways of Place Branding; 185-207
2177-5184
reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketing
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:RBM
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str RBM
institution RBM
reponame_str REMark - Revista Brasileira de Marketing
collection REMark - Revista Brasileira de Marketing
repository.name.fl_str_mv REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv claudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org
_version_ 1799138640412016640