Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
DOI: | 10.5585/remark.v21i1.21076 |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/21076 |
Resumo: | Objetivo: Estender o conhecimento existente sobre museus corporativos como importantes ativos culturais na promoção da marca de lugar.Método: Qualitativo, com abordagem exploratória e aplicação de técnicas de análise temática.Originalidade: Desperta a atenção para o fato de que o museu corporativo não pertence somente à empresa, mas também à cidade, região e país onde está localizado, podendo atrair turistas e investidores, além de alimentar o orgulho de pertencer nos residentes.Resultados: Panorama da localização dos museus corporativos brasileiros, incluindo as principais características e similaridades com os centros de memória. Proposições para futuras pesquisas.Contribuição teórica: Apresenta modelo teórico explicativo de como o lugar pode utilizar o museu corporativo para impulsionar sua marca e como este pode garantir a sua longevidade. |
id |
RBM-1_62a9420b13677e37abd985c8ba2914d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/21076 |
network_acronym_str |
RBM-1 |
network_name_str |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
spelling |
Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca BrasilGestão da Marca de Lugar; Identidade; Marketing de Lugar; Museu Corporativo; Turismo IndustrialObjetivo: Estender o conhecimento existente sobre museus corporativos como importantes ativos culturais na promoção da marca de lugar.Método: Qualitativo, com abordagem exploratória e aplicação de técnicas de análise temática.Originalidade: Desperta a atenção para o fato de que o museu corporativo não pertence somente à empresa, mas também à cidade, região e país onde está localizado, podendo atrair turistas e investidores, além de alimentar o orgulho de pertencer nos residentes.Resultados: Panorama da localização dos museus corporativos brasileiros, incluindo as principais características e similaridades com os centros de memória. Proposições para futuras pesquisas.Contribuição teórica: Apresenta modelo teórico explicativo de como o lugar pode utilizar o museu corporativo para impulsionar sua marca e como este pode garantir a sua longevidade. Universidade Nove de Julho - UninoveFUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológicodo Monte, Ana Luiza AlmeidaPompeu, Randal MartinsHolanda, Marcus Mauricius2022-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/2107610.5585/remark.v21i1.21076ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 21, n. 1 (2022): Special Issue "Which place?" The Future Pathways of Place Branding; 185-2072177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/21076/9460Direitos autorais 2022 ReMark - Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-01T11:53:11Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/21076Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2022-02-01T11:53:11REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil |
title |
Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil |
spellingShingle |
Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil do Monte, Ana Luiza Almeida Gestão da Marca de Lugar; Identidade; Marketing de Lugar; Museu Corporativo; Turismo Industrial do Monte, Ana Luiza Almeida Gestão da Marca de Lugar; Identidade; Marketing de Lugar; Museu Corporativo; Turismo Industrial |
title_short |
Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil |
title_full |
Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil |
title_fullStr |
Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil |
title_full_unstemmed |
Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil |
title_sort |
Museu corporativo como ativo cultural estratégico para fortalecer a marca Brasil |
author |
do Monte, Ana Luiza Almeida |
author_facet |
do Monte, Ana Luiza Almeida do Monte, Ana Luiza Almeida Pompeu, Randal Martins Holanda, Marcus Mauricius Pompeu, Randal Martins Holanda, Marcus Mauricius |
author_role |
author |
author2 |
Pompeu, Randal Martins Holanda, Marcus Mauricius |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Monte, Ana Luiza Almeida Pompeu, Randal Martins Holanda, Marcus Mauricius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da Marca de Lugar; Identidade; Marketing de Lugar; Museu Corporativo; Turismo Industrial |
topic |
Gestão da Marca de Lugar; Identidade; Marketing de Lugar; Museu Corporativo; Turismo Industrial |
description |
Objetivo: Estender o conhecimento existente sobre museus corporativos como importantes ativos culturais na promoção da marca de lugar.Método: Qualitativo, com abordagem exploratória e aplicação de técnicas de análise temática.Originalidade: Desperta a atenção para o fato de que o museu corporativo não pertence somente à empresa, mas também à cidade, região e país onde está localizado, podendo atrair turistas e investidores, além de alimentar o orgulho de pertencer nos residentes.Resultados: Panorama da localização dos museus corporativos brasileiros, incluindo as principais características e similaridades com os centros de memória. Proposições para futuras pesquisas.Contribuição teórica: Apresenta modelo teórico explicativo de como o lugar pode utilizar o museu corporativo para impulsionar sua marca e como este pode garantir a sua longevidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/21076 10.5585/remark.v21i1.21076 |
url |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/21076 |
identifier_str_mv |
10.5585/remark.v21i1.21076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/21076/9460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 ReMark - Revista Brasileira de Marketing https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 ReMark - Revista Brasileira de Marketing https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - Uninove |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - Uninove |
dc.source.none.fl_str_mv |
ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 21, n. 1 (2022): Special Issue "Which place?" The Future Pathways of Place Branding; 185-207 2177-5184 reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketing instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:RBM |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
RBM |
institution |
RBM |
reponame_str |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
collection |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
repository.name.fl_str_mv |
REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
claudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org |
_version_ |
1822182662791495680 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5585/remark.v21i1.21076 |