Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Aguinaldo Cesar Barros Amante da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2508
Resumo: Quando proferimos “Lisboa”, “Paris” ou “Nova Iorque” há um conjunto de pensamentos, sentimentos, ideias e associações que nos vêm à mente. A imagem dessas cidades tem um impacto significativo na prosperidade da sua economia e no desenvolvimento da sua demografia, cultura e turismo. Este estudo descreve o processo seguido para a criação/construção de citybrands bem como da implementação da estratégia de marketing das cidades e como a perceção da identidade podem torná-las mais atraente a nível interno e externo. O principal objetivo do presente trabalho consiste em discutir a influência da criação de marca-cidade para as principais cidades de Cabo Verde de forma a valorizar as cidades e proporcionar uma maior procura por parte dos turistas que passam pelo arquipélago. Como estudo exploratório, o estudo foca na criação de uma citybranding a partir da análise de vários modelos previamente apresentados, retirando pontos importantes para a criação de um novo modelo que se propõe a apontar os fatores que compõe a marca de uma cidade como identidade do produto, desenvolvimento do produto, gestão da marca e atividades de construção da marca, de forma a poder executar a criação das marcas para as cidades em causa. Relaciona a influência da identidade local com as intenções comportamentais em turismo por parte de residentes e turistas. O resultado deste projeto de mestrado foi criar as marcas no âmbito de unir as diretrizes criativas com os pontos fortes identificados nas pesquisas estabelecendo os fatores necessários para a criação do modelo de ABAR de modo que o mesmo representasse de forma clara objetiva o que a cidade exibe visualmente.
id RCAP_156af136f2cb86aacb670cda51b37f21
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2508
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo VerdeMarketingmarketing de lugaresmarca-cidadecidades Mindelo e Praia,marcaQuando proferimos “Lisboa”, “Paris” ou “Nova Iorque” há um conjunto de pensamentos, sentimentos, ideias e associações que nos vêm à mente. A imagem dessas cidades tem um impacto significativo na prosperidade da sua economia e no desenvolvimento da sua demografia, cultura e turismo. Este estudo descreve o processo seguido para a criação/construção de citybrands bem como da implementação da estratégia de marketing das cidades e como a perceção da identidade podem torná-las mais atraente a nível interno e externo. O principal objetivo do presente trabalho consiste em discutir a influência da criação de marca-cidade para as principais cidades de Cabo Verde de forma a valorizar as cidades e proporcionar uma maior procura por parte dos turistas que passam pelo arquipélago. Como estudo exploratório, o estudo foca na criação de uma citybranding a partir da análise de vários modelos previamente apresentados, retirando pontos importantes para a criação de um novo modelo que se propõe a apontar os fatores que compõe a marca de uma cidade como identidade do produto, desenvolvimento do produto, gestão da marca e atividades de construção da marca, de forma a poder executar a criação das marcas para as cidades em causa. Relaciona a influência da identidade local com as intenções comportamentais em turismo por parte de residentes e turistas. O resultado deste projeto de mestrado foi criar as marcas no âmbito de unir as diretrizes criativas com os pontos fortes identificados nas pesquisas estabelecendo os fatores necessários para a criação do modelo de ABAR de modo que o mesmo representasse de forma clara objetiva o que a cidade exibe visualmente.2022-12-09T15:15:25Z2022-12-092022-09-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2508oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2508porhttp://hdl.handle.net/11110/2508203111567Rosa, Aguinaldo Cesar Barros Amante dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-15T04:30:34Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:15:42.335611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde
title Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde
spellingShingle Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde
Rosa, Aguinaldo Cesar Barros Amante da
Marketing
marketing de lugares
marca-cidade
cidades Mindelo e Praia,
marca
title_short Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde
title_full Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde
title_fullStr Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde
title_full_unstemmed Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde
title_sort Citybranding: Geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia- Cabo Verde
author Rosa, Aguinaldo Cesar Barros Amante da
author_facet Rosa, Aguinaldo Cesar Barros Amante da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Aguinaldo Cesar Barros Amante da
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
marketing de lugares
marca-cidade
cidades Mindelo e Praia,
marca
topic Marketing
marketing de lugares
marca-cidade
cidades Mindelo e Praia,
marca
description Quando proferimos “Lisboa”, “Paris” ou “Nova Iorque” há um conjunto de pensamentos, sentimentos, ideias e associações que nos vêm à mente. A imagem dessas cidades tem um impacto significativo na prosperidade da sua economia e no desenvolvimento da sua demografia, cultura e turismo. Este estudo descreve o processo seguido para a criação/construção de citybrands bem como da implementação da estratégia de marketing das cidades e como a perceção da identidade podem torná-las mais atraente a nível interno e externo. O principal objetivo do presente trabalho consiste em discutir a influência da criação de marca-cidade para as principais cidades de Cabo Verde de forma a valorizar as cidades e proporcionar uma maior procura por parte dos turistas que passam pelo arquipélago. Como estudo exploratório, o estudo foca na criação de uma citybranding a partir da análise de vários modelos previamente apresentados, retirando pontos importantes para a criação de um novo modelo que se propõe a apontar os fatores que compõe a marca de uma cidade como identidade do produto, desenvolvimento do produto, gestão da marca e atividades de construção da marca, de forma a poder executar a criação das marcas para as cidades em causa. Relaciona a influência da identidade local com as intenções comportamentais em turismo por parte de residentes e turistas. O resultado deste projeto de mestrado foi criar as marcas no âmbito de unir as diretrizes criativas com os pontos fortes identificados nas pesquisas estabelecendo os fatores necessários para a criação do modelo de ABAR de modo que o mesmo representasse de forma clara objetiva o que a cidade exibe visualmente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-09T15:15:25Z
2022-12-09
2022-09-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2508
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2508
url http://hdl.handle.net/11110/2508
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2508
203111567
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130612112556032