Confiança em compras on-line: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
DOI: | 10.5585/remark.v19i2.15566 |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/15566 |
Resumo: | Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo verificar e comparar as relações das dimensões da confiança (em relação à internet, fornecedor e terceiros), seus antecedentes (qualidade do site e satisfação) e consequentes (lealdade e boca a boca) no Brasil e Portugal no ambiente on-line.Método: Foi realizada uma survey com usuários que compraram produtos eletroeletrônicos pela internet nos dois países, totalizando 486 respondentes. A técnica estatística utilizada foi Modelagem de Equações Estruturais (MEE) por meio da qual foi testado o modelo conceitual.Originalidade/Relevância: O estudo avaliou os antecedentes e os consequentes da confiança de diferentes partes, ou seja, confiança no fornecedor, confiança na Internet como sistema de mercado e confiança em terceiros.Resultados: Indicam bom ajustamento do modelo de acordo com o que é proposto na literatura. A qualidade do site influencia as diferentes dimensões de confiança, a satisfação influencia mais a confiança no fornecedor e em terceiros e esta é a que mais influencia a lealdade. Além disso, verificou-se que a confiança no site fornecedor influencia a lealdade em ambos os países e o boca a boca no Brasil. Também foi observado que a confiança em terceiros tem impacto mais significativo no boca a boca no Brasil, do que em Portugal, assim como a lealdade também tem maior impacto no boca a boca no Brasil do que em Portugal.Contribuições teóricas/metodológicas: As contibuições sugerem que o fornecedor deve investir na qualidade do site, pois aumentaria a confiança em se tratando de diferentes dimensões envolvidas, possibilitando novas compras no site. |
id |
RBM-1_a8598bc70e95f55f4a072be6a0b73705 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/15566 |
network_acronym_str |
RBM-1 |
network_name_str |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
spelling |
Confiança em compras on-line: um estudo comparativo entre Brasil e PortugalTrust in online shopping: a comparative study between Brazil and PortugalConfiança; Lealdade; Boca a bocaTrust; Loyalty; Word of mouth; Online shoppingObjetivo: O presente trabalho tem como objetivo verificar e comparar as relações das dimensões da confiança (em relação à internet, fornecedor e terceiros), seus antecedentes (qualidade do site e satisfação) e consequentes (lealdade e boca a boca) no Brasil e Portugal no ambiente on-line.Método: Foi realizada uma survey com usuários que compraram produtos eletroeletrônicos pela internet nos dois países, totalizando 486 respondentes. A técnica estatística utilizada foi Modelagem de Equações Estruturais (MEE) por meio da qual foi testado o modelo conceitual.Originalidade/Relevância: O estudo avaliou os antecedentes e os consequentes da confiança de diferentes partes, ou seja, confiança no fornecedor, confiança na Internet como sistema de mercado e confiança em terceiros.Resultados: Indicam bom ajustamento do modelo de acordo com o que é proposto na literatura. A qualidade do site influencia as diferentes dimensões de confiança, a satisfação influencia mais a confiança no fornecedor e em terceiros e esta é a que mais influencia a lealdade. Além disso, verificou-se que a confiança no site fornecedor influencia a lealdade em ambos os países e o boca a boca no Brasil. Também foi observado que a confiança em terceiros tem impacto mais significativo no boca a boca no Brasil, do que em Portugal, assim como a lealdade também tem maior impacto no boca a boca no Brasil do que em Portugal.Contribuições teóricas/metodológicas: As contibuições sugerem que o fornecedor deve investir na qualidade do site, pois aumentaria a confiança em se tratando de diferentes dimensões envolvidas, possibilitando novas compras no site.Objective: This paper aims to analyze and compare the relationships between the dimensions of trust (internet, provider and third parties), their antecedents (quality of the website and satisfaction) and consequences (loyalty and word of mouth) in Brazil and Portugal in the online environment.Methodology: A survey was conducted with users who bought electronic products over the internet in both countries, totaling 486 respondents. The statistical technique used was Structural Equation Modeling (SEM) through which the conceptual model was tested.Originality/Relevance: The increase in sales on a global scale suggests that it must be understood how trust can be an influence in different moments during the purchasing process, as it is a gap both in academic and managerial terms.Results: The quality of the website influences the different dimensions of trust while satisfaction most influences trust in the supplier and third parties and it is the one that most influences loyalty. In addition, trust in the supplier’s website was found to influence loyalty in both countries and word of mouth in Brazil. It was also observed that trust in third parties and loyalty has a more significant impact on word of mouth in Brazil than in Portugal.Theoretical/methodological contributions: The theoretical contributions associate the use of antecedents and the consequences of trust in online shopping.Universidade Nove de Julho - UninoveCurth, MarceloPicoto, Winnie NgGarcia, Alexandre dos SantosNeto, Ana Filipa Gualberto2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1556610.5585/remark.v19i2.15566ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 19, n. 2 (2020): (abr./jun.); 237-2602177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMenghttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/15566/8341Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-18T18:05:52Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15566Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2022-01-18T18:05:52REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Confiança em compras on-line: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal Trust in online shopping: a comparative study between Brazil and Portugal |
title |
Confiança em compras on-line: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal |
spellingShingle |
Confiança em compras on-line: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal Confiança em compras on-line: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal Curth, Marcelo Confiança; Lealdade; Boca a boca Trust; Loyalty; Word of mouth; Online shopping Curth, Marcelo Confiança; Lealdade; Boca a boca Trust; Loyalty; Word of mouth; Online shopping |
title_short |
Confiança em compras on-line: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal |
title_full |
Confiança em compras on-line: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal |
title_fullStr |
Confiança em compras on-line: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal Confiança em compras on-line: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal |
title_full_unstemmed |
Confiança em compras on-line: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal Confiança em compras on-line: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal |
title_sort |
Confiança em compras on-line: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal |
author |
Curth, Marcelo |
author_facet |
Curth, Marcelo Curth, Marcelo Picoto, Winnie Ng Garcia, Alexandre dos Santos Neto, Ana Filipa Gualberto Picoto, Winnie Ng Garcia, Alexandre dos Santos Neto, Ana Filipa Gualberto |
author_role |
author |
author2 |
Picoto, Winnie Ng Garcia, Alexandre dos Santos Neto, Ana Filipa Gualberto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Curth, Marcelo Picoto, Winnie Ng Garcia, Alexandre dos Santos Neto, Ana Filipa Gualberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Confiança; Lealdade; Boca a boca Trust; Loyalty; Word of mouth; Online shopping |
topic |
Confiança; Lealdade; Boca a boca Trust; Loyalty; Word of mouth; Online shopping |
description |
Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo verificar e comparar as relações das dimensões da confiança (em relação à internet, fornecedor e terceiros), seus antecedentes (qualidade do site e satisfação) e consequentes (lealdade e boca a boca) no Brasil e Portugal no ambiente on-line.Método: Foi realizada uma survey com usuários que compraram produtos eletroeletrônicos pela internet nos dois países, totalizando 486 respondentes. A técnica estatística utilizada foi Modelagem de Equações Estruturais (MEE) por meio da qual foi testado o modelo conceitual.Originalidade/Relevância: O estudo avaliou os antecedentes e os consequentes da confiança de diferentes partes, ou seja, confiança no fornecedor, confiança na Internet como sistema de mercado e confiança em terceiros.Resultados: Indicam bom ajustamento do modelo de acordo com o que é proposto na literatura. A qualidade do site influencia as diferentes dimensões de confiança, a satisfação influencia mais a confiança no fornecedor e em terceiros e esta é a que mais influencia a lealdade. Além disso, verificou-se que a confiança no site fornecedor influencia a lealdade em ambos os países e o boca a boca no Brasil. Também foi observado que a confiança em terceiros tem impacto mais significativo no boca a boca no Brasil, do que em Portugal, assim como a lealdade também tem maior impacto no boca a boca no Brasil do que em Portugal.Contribuições teóricas/metodológicas: As contibuições sugerem que o fornecedor deve investir na qualidade do site, pois aumentaria a confiança em se tratando de diferentes dimensões envolvidas, possibilitando novas compras no site. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/15566 10.5585/remark.v19i2.15566 |
url |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/15566 |
identifier_str_mv |
10.5585/remark.v19i2.15566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/15566/8341 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Marketing https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Marketing https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - Uninove |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - Uninove |
dc.source.none.fl_str_mv |
ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 19, n. 2 (2020): (abr./jun.); 237-260 2177-5184 reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketing instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:RBM |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
RBM |
institution |
RBM |
reponame_str |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
collection |
REMark - Revista Brasileira de Marketing |
repository.name.fl_str_mv |
REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
claudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org |
_version_ |
1822182663113408513 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5585/remark.v19i2.15566 |