Fatores Determinantes da Qualidade Percebida em uma Instituição Bancária da Cidade de Ribeirão Preto - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salatta, Renato Luiz
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Nascimento, Carlos Alberto Xavier do, Brogiato, Luiz Santo, Mendonça, Paulo Sérgio Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REMark - Revista Brasileira de Marketing
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12600
Resumo: A pesquisa realizada neste trabalho teve a finalidade de analisar a qualidade percebida pelos clientes de uma agncia bancria da Caixa Econmica Federal na cidade de Ribeiro Preto/SP, pois, atravs dessa anlise, ser possvel identificar os fatores que levam os clientes a perceberem qualidade nos servios oferecidos pela agncia bancria e, dessa forma, alm de poder ter a mensurao da qualidade dos servios ora oferecidos, tambm poder gerar novas polticas de melhoria contnua de qualidade. Para tanto foi realizada pesquisa com 120 clientes dentro da prpria agncia, ou seja, no momento em que o cliente usa do servio oferecido, ou ainda, como trata a literatura, no momento do encontro do servio. Depois de realizada a pesquisa, foi feita uma anlise descritiva e uma anlise fatorial, em que a primeira descreve o cenrio em relao aos dados dos respondentes. A segunda, foi utilizada por ser considerada a mais apropriada quando se trata de anlise de comportamento de consumidor, haja vista sua abrangncia em extrair correlaes existentes dentre as questes aplicadas. Os resultados expressaram os fatores determinantes da qualidade percebida na viso dos clientes, evidenciando a participao dos funcionrios em todos os fatores extrados na anlise, enfatizando assim a importncia dos funcionrios no contexto de anlise. DOI: 10.5585/remark.v9i1.2156
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spelling Fatores Determinantes da Qualidade Percebida em uma Instituição Bancária da Cidade de Ribeirão Preto - SPDeterminants Factors of Perceived Quality in an Institution of Bank Ribeirão Preto – SPQualidade percebida; instituição bancária; análise fatorial.Perceived Quality; Banking Institution; Factor Analysis.A pesquisa realizada neste trabalho teve a finalidade de analisar a qualidade percebida pelos clientes de uma agncia bancria da Caixa Econmica Federal na cidade de Ribeiro Preto/SP, pois, atravs dessa anlise, ser possvel identificar os fatores que levam os clientes a perceberem qualidade nos servios oferecidos pela agncia bancria e, dessa forma, alm de poder ter a mensurao da qualidade dos servios ora oferecidos, tambm poder gerar novas polticas de melhoria contnua de qualidade. Para tanto foi realizada pesquisa com 120 clientes dentro da prpria agncia, ou seja, no momento em que o cliente usa do servio oferecido, ou ainda, como trata a literatura, no momento do encontro do servio. Depois de realizada a pesquisa, foi feita uma anlise descritiva e uma anlise fatorial, em que a primeira descreve o cenrio em relao aos dados dos respondentes. A segunda, foi utilizada por ser considerada a mais apropriada quando se trata de anlise de comportamento de consumidor, haja vista sua abrangncia em extrair correlaes existentes dentre as questes aplicadas. Os resultados expressaram os fatores determinantes da qualidade percebida na viso dos clientes, evidenciando a participao dos funcionrios em todos os fatores extrados na anlise, enfatizando assim a importncia dos funcionrios no contexto de anlise. DOI: 10.5585/remark.v9i1.2156A survey conducted this study aimed to analyze the perceived quality of a bank branch CEF in Ribeiro Preto / SP, because through this analysis Pordes will identify factors that lead customers to perceive quality of services offered by the bank and thus it can have a measurement of quality of services now offered also to generate new policies for continuous quality improvement. Thus, we conducted research with 120 clients within the agency itself, or when the customer uses the service offered, or, as is literature, "at the time of meeting services. After carrying out the research, we performed a descriptive analysis and a factorial analysis in which first came to describe the scenario for the data of respondents and second, it is considered the most appropriate when it comes to analysis of consumer behavior, due to their scope to extract correlations among the questions applied. The results expressed the determinants of perceived quality in the view of the customer, demonstrating the involvement of staff in all factors found in the analysis, thus emphasizing the importance of employees in the context of analysis.DOI: 10.5585/remark.v9i1.2156Universidade Nove de Julho - Uninove2010-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1260010.5585/remark.v9i1.2156ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 9, n. 1 (2010): janeiro - abril; 64-902177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12600/6148Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remarkinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalatta, Renato LuizNascimento, Carlos Alberto Xavier doBrogiato, Luiz SantoMendonça, Paulo Sérgio Miranda2019-02-27T03:41:09Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/12600Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-02-27T03:41:09REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
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